Papas de aveia instantâneas com cacau dourado


Um pequeno almoço rápido e fácil de fazer com a vantagem de ser delicioso e benéfico para a nossa saúde. Adoro esta mistura de papas de aveia instantâneas com o cacau dourado, quentinho e cheio de anti-oxidantes!


Depois do sucesso da receita das minhas papas de aveia instantâneas e a crescente adesão a este tipo de pequeno almoço, nestes últimos anos. Decidi trazer hoje uma nova adaptação para esta receita, mais rápida de preparar e com um sabor a cacau quente.

O objectivo continua a ser o mesmo, dar-vos uma opção de pequeno almoço rápida de fazer, nutritiva e muito saborosa. Com a vantagem de ser fácil de digerir por quem tem problemas digestivos e poder-se preparar de uma só vez para a semana inteira, de modo a poupar tempo.

Com esta receita mostro como é fácil e rápido preparar a nossa própria mistura de papas de aveia para ter sempre em casa pronta a utilizar. Assim, podemos também poupar algum dinheiro comparado com as papas e farinhas pré-preparadas que vemos hoje à venda nas lojas de produtos naturais.

O que tem de especial?

As papas de aveia instantâneas, para além de podermos ter sempre a sua mistura já preparada de avanço, estas são também muito fáceis de fazer, basta adicionar um bebida quente, como leite, água ou chá e misturar bem para termos uma papa de aveia pronta a comer, quando não temos muito tempo.

É uma receita muito versátil que podemos variar e enriquecer o seu sabor e nutrientes com os nossos ingredientes favoritos. Podemos combinar com vários tipos de sementes, especiarias, compotas e fruta fresca, bem como, um pouco de iogurte grego ou queijo fresco para dar um pouco mais de cremosidade.

Neste caso, dou a opção de triturar a aveia em farinha para ser mais rápida de fazer, basta depois um 1 minuto no microondas. E também é melhor para fazer a mistura pré-preparada das papas que queremos guardar.

A adição do cacau dourado dá-lhe um sabor de chocolate quente que é delicioso agora no inverno. Também adicionei algumas especiarias quentes como a canela e o gengibre e a curcuma por causa das suas propriedades anti-inflamatórias tão benéficas para o nosso organismo nesta altura do ano. Mas se preferirem, podem experimentar com a minha mistura de cacau e especiarias de natal.

Papas de aveia instantâneas com cacau dourado
Papas de aveia instantâneas com cacau dourado

Papas de aveia instantâneas com cacau dourado

Fácil / 5 minutos / 1 pessoa

[Low Fomap; sem glúten; sem lactose; sem açucares refinados; baixo em frutose]

Ingredientes: (de preferência biológicos)

Mistura base:

  • 1/2 chávena de flocos de aveia instantâneos (flocos finos);
  • 1/2 chávena de leite de amêndoa ou avelã;
  • 1/2 chávena de água;
  • 1/2 colher de sopa de cacau cru;
  • 1/2 colher de chá de canela em pó;
  • 1/2 colher de chá de gengibre em pó;
  • 1/2 colher de chá de curcuma;
  • 1 pitada de pimenta preta e sal (opcional);

Toppings:

  • 2 a 3 colheres de sopa de granola ou muesli;
  • 1 mão cheia de mirtilos;
  • 1 colher de chá de mel ou geleia de arroz;

Para obter umas papas mais consistentes e rápidas de fazer, aconselha-se reduzir numa trituradora, os flocos de aveia em farinha.

Colocar a farinha de aveia numa tigela e adicionar o cacau e as especiarias.

Juntar o leite e a água quente pouco a pouco, misturando bem até a aveia absorver por completo o liquido e ficarem tipo papa.

Levar cerca de 1 minuto ao microondas ou ao lume do fogão, só para aquecer e ganhar melhor consistência. Adoçar com mel ou geleia de arroz, misturando bem.

Por último, decorar com a granola e os mirtilos, se desejarem.

A minha sugestão: Fazer quantidade a mais da mistura de farinha de aveia e especiarias e reservar para o resto da semana. Assim ficamos com uma mistura já pré-preparada das papas, prontas a usar. Na hora de comer, basta adicionar os líquidos e misturar.

Notas:
1. Para quem prefere uma papa sem aveia, sugiro trocar por quinoa cozida ou farinha de arroz. Fica igualmente delicioso.
2. A adição dos adoçantes é feita apenas no final e ao gosto de cada pessoa. Pode-se mesmo utilizar puré de fruta como a banana para adoçar naturalmente estas papas e cortar um pouco o amargo do cacau.
3.  Quem preferir papas de aveia instantâneas frias, pode optar por utilizar logo na base um leite frio, um batido de frutas e legumes ou iogurte. Basta misturar bem e aguardar uns 5 minutos para a aveia amolecer. Ou então fazer esta receita e reservar para comer mais tarde ou no dia seguinte.

Estas papas de aveia instantâneas com cacau dourado podem ser consumido durante a dieta Low FODMAP, embora se deva ter cuidado com a quantidade de aveia e o tipo de toppings adicionados para não sofrer de problemas de inchaço e flatulência.

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook.

Visitem, deixem o vosso comentário ou façam gosto se acharam apetitosa esta receita!

E não se esqueçam de partilhar comigo no instagram a vossa foto #nutrihealthyalex quando fizerem estas papas de aveia instantâneas com cacau dourado. 

Uma boa semana com muitas receitas deliciosas e amigas do vosso intestino!

Nutri.Healthy.Alex

Artigos interessantes a ver

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *