Papas de aveia instantâneas com Açaí e Framboesa


O ideal nestes dias em que não existe muito tempo, mas apetece-nos comer papas de aveia, é mesmo fazer as papas de aveia instantâneas! É esta dica que vos deixo aqui hoje.  Um pequeno-almoço simples, saciante e reconfortante.

 

papas-de-aveia-instantâneas

Adoro a sua versatilidade na combinação de sabores e a adição de ingredientes que me permitem obter, de uma forma rápida e simples, diferentes tipos de pequeno-almoço. O meu problema nas papas de aveia tradicionais é o tempo necessário para a sua cozedura e depois a sua espera enquanto estão demasiado quentes para comer. Apesar da falta de tempo, existe sempre a possibilidade de as preparar na noite anterior seguindo o conhecido método das “overnight oats”. Mas agora com a chegada do frio, confesso que prefiro e é mais reconfortante ter as minhas papas de aveia feitas na hora e quentinhas para iniciar bem o meu dia.

As papas de aveia instantâneas, não são mais do que flocos de aveia bem finos e triturados aos quais basta adicionar um bebida quente, como leite, água, leite vegetal ou chá, misturar bem para que a aveia absorva e amoleça. E voilà! Temos a nossa papa pronta, agora basta enriquecer o seu sabor com os nossos ingredientes favoritos. Podem utilizar sementes, especiarias, mel e fruta fresca e o nosso pequeno-almoço estará pronto a consumir em menos de cinco minutos. Para adicionar mais cremosidade, costumo adicionar e misturar bem um pouco de iogurte grego ou vegetal, ou então puré ou compota de fruta sem açúcar.

O que tem a Aveia de especial?

A aveia, é conhecida pelo seu elevado teor de fibra que ajuda a prolongar a sensação de saciedade durante as refeições. E fibra solúvel (beta-glucano) que ajuda na regulação do trânsito intestinal e a reduzir a absorção do colesterol mau pelo organismo, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares. Recentemente ficou ainda comprovado que o seu teor vitamínico e mineral ajuda a manter a saúde mental e a energia do nosso corpo, além de contribuir para a redução do risco de diversos cancros e da absorção de açúcares pelo sangue, o que é extremamente benéfico para o controlo glicémico dos diabéticos.

papas-de-aveia-instantâneas

Papas de aveia instantâneas com Açaí e Framboesa

Fácil / 5 minutos / 1 pessoa

[Low Fomap; sem glúten; sem lactose; sem açucares refinados; baixo em frutose]

Ingredientes: (de preferência biológicos)

Para a Base:

  • 1/2 chávena de flocos de aveia instantâneos (de preferência integrais, sem adição de açucares, sal ou conservantes);
  • 1/2 a 1 chávena de chá biológico de Açaí e Groselha quente (utilizar a chávena inteira se preferir uma papa mais liquida);
  • 4 colheres de sopa de compota de framboesa com chia e stevia;

Para o Topping:

  • 2 a 3 colheres de sopa de granola ou muesli de amêndoa;
  • 2 colher de sopa de sementes de canhâmo;
  • 1 colher de chá de polén;
  • 1 colher de chá de mel;

Colocar os flocos de aveia numa tigela e adicionar o chá quente pouco a pouco, misturando bem até os flocos absorverem por completo o chá e ganharem a consistência de uma papa.

Adicionar a compota de framboesa, misturando bem.

Por último, decorar o topo com a granola, as sementes de canhâmo, o mel e o polén.

Notas:
1. Os flocos de aveia instantâneos estão sujeitos a um processo de vaporização e prensagem maior em relação aos flocos tradicionais. Daí ser praticamente desnecessário a sua cozedura na preparação das papas. Pensa-se que este processo mais prolongado implique a perda de algumas vitaminas e minerais descritas acima na aveia. Mesmo assim, é preferível consumir este tipo de flocos simples e rápidos de fazer do que os comuns cereais de pequenos almoço prontos a consumir e cheios de açúcares refinados.
2. Nesta receita utilizei framboesa que é ácida, por isso acabei por adicionar mel no topo só para cortar um pouco essa acidez, mas na maioria das vezes em que utilizo puré ou compota de fruta, iogurte e especiarias, acabo por não achar necessário adicionar mais algum tipo de açúcares, visto que estes alimentos já adoçam naturalmente a aveia.
3.  Quem preferir papas de aveia instantâneas frias, pode optar por utilizar logo na base um leite frio, um batido de frutas e legumes ou iogurte. Basta misturar bem e aguardar uns 5 minutos para a aveia amolecer.

papas-de-aveia-instantâneas

Apesar de apresentar esta receita com açaí e framboesa, à receita base podem adicionar e combinar os ingredientes ao vosso gosto. O único conselho que deixo é moderação, tanto no consumo da aveia que não deve passar os 30 a 50g diários aconselhados, principalmente para pessoas mais sensíveis que podem apresentar algum inchaço e flatulência. Como também limitar o número e as quantidades de ingredientes adicionados que podem levar a uma ingestão exagerada de açúcares e consequentemente elevar o índice glicémico do sangue.

Só para uma inspiração adicional deixo aqui mais algumas sugestões de combinações de sabores para utilizarem nas papas de aveia instantâneas:

  1. Aveia + chá de canela e gengibre + compota de abóbora com especiarias + nozes + polén;
  2. Aveia + leite de amêndoa com maca + compota de marmelo com canela + granola + sementes de abóbora + passas;
  3. Aveia + chá de erva príncipe + iogurte grego + dióspiro rijo cortado + bagas goji;
  4. Aveia + leite de aveia ou arroz + iogurte vegetal de amêndoa + maçã reineta salteada com canela + mel + sultanas;
  5. Aveia + leite de amêndoa com cacau + iogurte grego + banana cortada + sementes de canhâmo + sementes de chia.

Experimentem! Criem as vossas combinações favoritas.

Fico a aguardar os vossos comentários e dicas de combinação de sabores a degustar com esta receita.

Boa semana! Boa comida! E boa energia!

Nutri.Healthy.Alex

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.