Mistura de Cacau com especiarias de Natal


É época de natal, tempo do frio e para mim é a estação do chocolate…e porque não quentinho!

Nesta altura de fazermos a nossa lista de prendas de Natal para os nossos familiares e amigos, gosto sempre de incluir e fazer alguns presentes personalizados como forma de fugir um pouco ao consumismo dos dias actuais. Acho que é uma forma original e simples de manter a essência do natal cheio de amor e gratidão que queremos demonstrar  por essa pessoa, sem ter que recorrer aos presentes cliché ou despender acima das nossas possibilidades.

mistura-de-cacau

Este ano, uma das minhas sugestões é esta mistura de cacau com especiarias de natal. Uma maneira simples e saudável de incrementar o sabor e outras propriedades  do nosso leite ou bebida vegetal, como também pode ser utilizado em batidos, sobremesas e porque não nesta altura num chocolate quente sem remorsos.

A vantagem deste presente, é poder de uma forma fácil e simples acrescentar os sabores e nutrientes ao nosso gosto e acima de tudo oferecer uma alternativa benéfica sem a adição de conservantes ou outros ingredientes que nem conseguimos soletrar quando lemos o rotulo do produto.

mistura-de-cacau

Mistura de Cacau com especiarias de natal

Fácil / 5 minutos / para 4 a 5 chávenas

Ingredientes:(de preferência biológicos)

  • 4 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 colheres de sopa de stevia em pó
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó
  • 1 colher de sobremesa de gengibre em pó
  • 1 colher de sobremesa de maca* (opcional)
  • 1 colher de café de sementes de baunilha bourbon (opcional)

Misturar bem os ingredientes num recipiente hermético.

E está pronto a embrulhar e oferecer.

Conservar num lugar seco e consumir num prazo máximo de 4 a 6 semanas.

*A Maca é uma raiz milenar reconhecida pelo seu efeito revigorante e energético que ajuda o corpo a responder de forma adaptativa ao stress do dia a dia. Aqui achei interessante adicionar pois dá esta ajuda extra na mistura, principalmente quando a adicionamos à nossa bebida matinal.

Porquê preferir cacau cru em vez do chocolate em pó comercial?

Como já referi acima, a vantagem desta mistura é podermos adicionar os ingredientes que preferimos e também evitarmos os conservantes químicos e as quantidades exageradas de açúcar que podemos encontrar em muitas das misturas de chocolates à venda. Mas para além disso, ao optarmos por utilizar aqui o cacau cru, o qual não é processado nem torrado, estamos aproveitar todas as suas substâncias antioxidantes, que são poderosas no combate e prevenção dos problemas cardiovasculares e do Alzheimer.

Por outro lado, é conhecido por conter diversos minerais e vitaminas, como o magnésio, os sulforafanos, o ferro, o zinco e o potássio,  essenciais para o organismo e produz as famosas endorfinas que estimulam o nosso bom humor e a sensação de bem-estar que sentimos quando ingerimos chocolate.

E porque não utilizar esta mistura de cacau para fazer uma bebida de cacau quente fácil e mais saudável? Aqui fica a minha sugestão…

cacau-quente

Cacau quente sem remorsos

(inspirado na receita de elanaspantry.com)

Fácil / 10 minutos / para 2 a 3 pessoas

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa da Mistura de Cacau com especiarias de natal
  • 1 colheres de sopa de manteiga de cacau (opcional)
  • 2 chávenas de leite
  • 1 pau de canela (opcional)
  • Agave ou mel ou açúcar de coco a gosto

Versão vegan: substituir o leite por 2 chávenas da vossa bebida vegetal preferida (ex: amêndoa ou coco) + 1/2 chávena de água

Num tacho colocar a mistura de cacau e 1/2 chávena de leite. Mexer até dissolver o cacau completamente.

Adicionar o restante leite, a manteiga de cacau e a canela.

Levar o tacho a lume muito brando e mexer constantemente sem deixar o leite levantar fervura.

Retirar o tacho do lume quando ganhar a consistência desejada (prever 5 a 7 minutos).

Retirar o pau de canela e deixem arrefecer um pouco antes de servir.

Entretanto provem o cacau quente e caso achem necessário adocem a vosso gosto, no meu caso adicionei 2 colheres de sopa de mel.

Nota 1: A manteiga de cacau é opcional, mas principalmente se utilizarem a bebida vegetal, acho que faz diferença a sua adição para obter mais cremosidade e o sabor a chocolate.
Nota 2: No caso da canela é só para obter aquele cheirinho a natal, mas podem substituir por outra especiaria a vosso gosto.

A minha sugestão é servir este cacau quente polvilhado com canela e o vosso fruto oleaginoso preferido (noz, avelã, amêndoa…).

Que acham? Afinal talvez não seja assim tão complicado oferecermos um miminho mais personalizado…

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.