Bifes de Peru recheados com legumes 4


Suculentos e saborosos, estes bifes de peru recheados com legumes são uma receita deliciosa para cozinhar os bifes de uma forma mais saudável e sem culpas.

bifes de peru recheados com legumes

Ter uma alimentação mais saudável e cuidada ou com intolerâncias alimentares, não significa que tenhamos de comer todos os dias uma comida sem sabor e que não nos satisfaz. Aliás, isso só traz mais frustração e ansiedade. E provavelmente há-de chegar uma altura que acabamos por ir comer algum que não devíamos.

Uma das sugestões que faço, é fazer essa transição gradualmente para que a nossa parte emocional se adapte. Por outro lado, se existem receitas que adoramos, porque não adaptá-las e simplificá-las para que sejam mais fáceis de digerir e assimilar pelo nosso organismo, mas mantenham-se saudáveis e saborosas!

Esta receita dos bifes de peru recheados com legumes, é apenas um exemplo disso, de como podemos adaptar as receitas e continuar a diversificar a nossa alimentação. Neste caso, queria um rolo de carne que não ficasse muito seco, mas também não tivesse de colocar muita gordura ou tivesse de recorrer ao tradicional molho de tomate. Confesso que como, mas não sou grande fã de tomate…

O que tem de especial?

Nestes bifes de peru recheados com legumes quis fazer um assado de carne mais saudável e fácil de digerir, optando por um recheio simples de legumes e um molho com especiarias para dar mais sabor, mas sem recorrer a um excesso de gorduras não recomendadas. Neste caso, o alho francês foi o eleito para fugir um pouco ao alho e cebola que muitas pessoas têm dificuldade em digerir.

O topping de queijo de mozzarella acaba por ser o único alimento que foge um pouco ao objectivo, mas também a sua quantidade é pequena e para quem o digere bem, fica um óptimo sabor para finalizar estes bifes.

Acho que ficou uma excelente forma de usufruir de um assado suculento, cheio de sabor e nutrientes, sem ter que recorrer aos molhos cheios de gorduras ou outros ingredientes que temos mais dificuldade em digerir ou não nos fazem bem. Além de conseguir-se disfarçar bem os legumes para aqueles que não apreciam muito comer estes alimentos.

bifes de peru recheados com legumes
bifes de peru recheados com legumes

Bifes de Peru recheados com Legumes

Fácil/ 40 minutos/ 3 a 4 pessoas

[Baixo em Fodmaps; Sem Glúten; Sem Lactose; Baixo em Frutose]

Ingredientes: (de preferência biológicos)

  • 4 bifes de peru finos
  • 1 alho-porro/ francês (parte verde)
  • 2 cenouras;
  • 1 talo de aipo fresco;
  • 2 a 3 colheres de sopa de azeite ou ghee;
  • 2 a 3 fatias de queijo mozzarella;
  • 50g de queijo de cabra (opcional);
  • 1/2 limão;
  • 1/4 colher de café de coentros em pó;
  • 1/4 colher de café de cominhos em pó (opcional);
  • 1/2 colher de café de pimentão doce ou paprika (opcional);
  • 1/4 colher de café de gengibre em pó;
  • 1/4 colher de café de curcuma;
  • 1 colher de café de ervas de provença;
  • sal e pimenta preta q.b.
  • palitos de madeira.

Temperar os bifes de peru com o sumo do limão, uma pitada de sal e pimenta preta. E reservar no frigorífico.

Numa tigela misturar as especiarias, o pimentão doce, curcuma, coentros, gengibre e cominhos e adicionar 2 colheres de sopa de azeite ou ghee ou manteiga. Misturar bem e reservar.

Lavar e cortar o alho francês em rodelas finas. Numa panela refogar o alho francês com 2 colheres de sopa de azeite ou ghee. Temperar com um pouco de sal e as ervas de provença. Quando o alho estiver a ficar mole, adicionar a cenoura ralada e o aipo cortado em pequenos cubos, misturado bem. Deixar refogar cerca de 5 minutos sem deixar queimar e reservar no final.

Sobre cada bife de peru, espalhar o queijo de cabra (ralado ou em fatias finas) e 2 a 3 colheres de sopa dos legumes salteados de modo a que fique uma camada fina de recheio. Com cuidado enrolar cada bife na forma de caracol e utilizar um palito de madeira para segurar a sua forma.

Colocar os bifes de peru recheados com legumes numa travessa e barrar a sua superfície com o molho de especiarias reservado. Levar ao forno pré aquecido a 180ºC durante 20 minutos ou até os bifes ficarem cozinhados, mas não demasiado secos.

Retirar do forno e colocar uma fatia de queijo mozzarella sobre cada rolo de bife. Levar novamente ao forno só para gratinar um pouco o queijo.

Servir de imediato enquanto estão quentes e suculentos.

A minha sugestão: Servir estes bifes de peru recheados com legumes acompanhado de puré de batata e nabo e pouco do molho.

Notas:
1. Estes bifes de peru recheado são uma boa opção para fazer a mais e levar na marmita para o dia seguinte.
2. O puré de batata com nabo é apenas uma das sugestões possíveis para acompanhamento, podendo ser feito com outro a vosso gosto.
3. Podem substituir o queijo de mozzarella por outro queijo ao vosso gosto ou omiti-lo. Acompanhar com um topping de molho de tomate também será uma boa opção.
bifes de peru recheados com legumes

Estes bifes de peru recheados com legumes podem ser consumidos durante a dieta Low FODMAP, desde que seja limitado a um bife por refeição e não sejam aumentadas as quantidades de alho francês e aipo presentes no recheio. Se optarem por outro tipo de recheio, deve-se ter muito cuidado com a adição de alimentos fodmaps que em conjunto podem causar desconforto abdominal.

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook.

E caso tenham mais alguma dica para acompanhar com estes bifes de peru recheados, por favor partilhem comigo?

Visitem, deixem o vosso comentário ou façam gosto se acharam apetitosa esta receita!

E não se esqueçam de partilhar comigo no instagram a vossa foto (#nutrihealthyalex) quando fizerem esta receita suculenta dos bifes de peru. 

Uma boa semana com muitas receitas deliciosas e amigas do teu intestino!

Até a próxima semana,

Nutri.Healthy.Alex


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 thoughts on “Bifes de Peru recheados com legumes

  • Hugo

    ola, ja fiz a receita e tava otimo. sou um seguidor assiduo das receitas e agradeco desde ja tem me ajudado bastante para variar as refeicoes e aprender a comer alimentos novos.
    Agradeco desde ja.
    Nesta ulrima reeita penso que se esqueceu de mencionar onde e quando colocar o queijo de cabra. Eu coloquei junto com os legumes enrolado juntamente com o bife. Ficou delicioso.

  • Eliana

    Oi Alex, adorei esta receita mas acabei mudando porque na hora vi que não tinha os ingredientes para o recheio.Fiz com cenouras e abobrinhas levemente refogadas no azeite com sal, pimenta e orégano e de base para o filé usei um cream cheese…Fechei os filés, reguei com um pouco de azeite, queijo ralado Gouda por cima e forno. Ficou ótimo! Obrigada!

    • Alex Post author

      Olá Eliana,
      Obrigada eu pela sua partilha. Só pela descrição do seu recheio, deve ter mesmo ficado uma delicia!
      Beijinhos.