Mousse de chocolate com chia e creme de coco


Esta mousse de chocolate com chia é diferente, mais intensa e crocante, mas igualmente deliciosa e nutritiva até para os mais cépticos…

mousse de chocolate com chia

Um clássico para celebrar este dia do amor. Claro que não se compara com a mousse de chocolate da nossa mãe ou avó, mas a verdade é que pode ajudar muitas pessoas a voltar a saborear uma mousse de chocolate sem se sentirem mal dispostas ou com dor.

Nesta receita, adicionei também uma cobertura de natas de coco e fruta só para dar um toque de leveza e frescura à sobremesa. E que combinam muito bem!

Aqui fica mais uma sobremesa de chocolate a adicionar ao creme de chocolate para barrar e as trufas de chocolate e avelã que já se encontram no blogue e que podem utilizar sempre que quiserem saborear um doce de chocolate mais saudável e fácil de digerir, mas igualmente delicioso.

O que tem de especial?

A grande diferença desta mousse de chocolate com chia foi a substituição dos ovos e manteiga. O uso das sementes de chia faz isso muito bem, além de dar um sabor crocante à mousse e ser uma boa fonte de cálcio, fibras e gorduras polinsaturadas.

Já o chocolate e o leite de coco são ricos em gorduras e antioxidantes bons para a nossa nutrição e bom humor, quando é um chocolate de qualidade e consumido em moderação.  Aliás, o meu conselho é terem em muita atenção ao rótulo do chocolate que compram, o ideal será escolher um chocolate com quantidades de açucares e gorduras saturadas que não são muito elevadas.

Assim, é uma receita óptima para quem é vegan e não só, uma vez que é uma mousse mais leve de digerir, principalmente por quem tem intolerância aos ovos e gorduras saturadas.

mousse de chocolate com chia
mousse de chocolate com chia
mousse de chocolate com chia

Mousse de Chocolate com Chia e Creme de coco

Dificuldade: Fácil,  Preparação: 15 minutos,  Quantidade: 2 a 3 doses

[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Baixo em Frutose e Açúcares refinados]

Ingredientes: (de preferência biológicos)

  • 100g de chocolate preto ( >70% de cacau) ou outro chocolate a gosto;
  • 200ml de leite de coco;
  • 3 colheres de sopa de sementes de chia;
  • 9 a 10 colheres de sopa de água;
  • 1 a 2 colheres de sopa de geleia de arroz ou outro adoçante a gosto;
  • 1/2 colher de café de canela em pó;
  • 1 pitada de sal (opcional);
  • 2 sementes de cardamomo moídas;
  • morangos ou compota de fruta (opcional);
  • 1 pitada de essência de baunilha (opcional);

No dia anterior, colocar o leite de coco no frigorífico para que fique quase sólido.

Para preparar a mousse, colocar numa tigela as sementes de chia mais a água, misturar e deixar alguns minutos até se transformar num creme gelatinoso.

Partir o chocolate em pedaços e aquecer o chocolate em banho maria para que derreta completamente e fique sem grumos. Caso queiram uma mousse mais cremosa podem juntar 2 a 3 colheres de sopa de leite de coco. Retirar do lume e adicionar a geleia de arroz, as especiarias e o sal. Deixar arrefecer ligeiramente.

Colocar o creme de chocolate numa liquidificadora e adicionar a mistura das sementes de chia. Triturar tudo muito bem até que fique tipo uma mousse.

Distribuir a mousse de chocolate com chia em pequenos frascos ou taças e
guardar no frigorífico no mínimo 1 hora antes de servir.

Entretanto com uma varinha, bater a parte sólida do leite de coco até que fique cremoso. Adicionar essência de baunilha e uma pitada de açúcar a gosto, caso desejarem.

A minha sugestão: Servir esta mousse de chocolate com chia com a cobertura do creme de leite de coco e alguns morangos ou compota de frutos silvestres. Quem preferir pode apreciar, assim simples.

Notas:
1. Em vez do chocolate preto, podem substituir por chocolate de leite ou outro a gosto e adicionar frutos secos como avelãs, amêndoas ou nozes, se desejarem .
2. Apesar da adição das especiarias ajudar no sabor e a digerir melhor o chocolate, se preferirem, podem optar por não adicioná-las ou substituí-las por outros sabores.
mousse de chocolate com chia

Esta mousse de chocolate com chia e creme de coco pode ser consumida durante a dieta Low FODMAP, desde que seja limitado o seu consumo a 1 ou 2 doses por dia. E a pessoa seja capaz de comer chocolate e o coco sem sentir desconforto abdominal.

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook.

Deixem o vosso comentário ou façam gosto se acharam apetitosa esta receita!

E não se esqueçam de partilhar comigo no instagram a vossa foto (#nutrihealthyalex) quando fizerem esta mousse de chocolate com chia. 

Feliz São Valentim!

Nutri.Healthy.Alex

Artigos interessantes a ver

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *