O puré de aipo com batata e sem lactose, adiciona um sabor tostado e picante ao tradicional puré de batata. Sendo uma opção mais leve de digerir para quem quer voltar a desfrutar de um puré ou apenas variar esta receita.
Quando ouvimos falar de aipo associamos de imediato aos talos verdes e crocantes que agora tanto se fala por causa do seu sumo. Sim, tem benefícios e nutrientes fantásticos, mas a sua raiz também é uma boa opção para variar a nossa alimentação, a começar por ser um bom substituto da batata tradicional.
E para quem gosta de experimentar novos sabores, o aipo vai ser uma agradável surpresa com o seu sabor característico e intenso. É um vegetal bastante versátil para adicionar às receitas quentes de inverno.
Nesta receita de puré de aipo, escolhi manter a adição da batata para que o sabor do puré não fosse demasiado intenso para quem não está ainda habituado a comer aipo. Mas se gostarem e quiserem desfrutar em pleno o seu sabor, podem omitir a batata por completo.
O que tem de especial?
Embora seja conhecido por ser um excelente diurético, baixo em hidratos de carbono e calorias e com uma grande percentagem de água. A cabeça de aipo é também muito rica em fibra, antioxidantes e vitaminas C e K. É ainda um bom estimulante para o funcionamento do intestino através da sua fibra, que serve também de prébiotico para a flora intestinal. Bem como, ajuda na regulação da fome e níveis de açúcar no sangue pelo seu conteúdo proteico e auxilia no fortalecimento dos ossos com o fornecimento de variadas vitaminas e nutrientes, incluindo o cálcio. Por ultimo, pode ajudar na digestão e eliminação de toxinas.
Nesta receita de puré de aipo com batata e sem lactose, escusado será dizer que é uma boa alternativa para quem não digere bem a lactose ou é intolerante, mas quer voltar a usufruir de um delicioso puré. Além de que tem todos os benefícios do aipo mencionados anteriormente. E permite variar a nossa alimentação, adicionando um novo sabor a descobrir.
Puré de Aipo com Batata e sem lactose
Fácil/ 45 minutos/ 2 a 3 pessoas
[Baixo em Fodmaps; Sem Glúten; Sem Lactose; Baixo em Frutose]
Ingredientes: (de preferência biológicos)
- 1 raiz ou cabeça de aipo (500g)
- 2 batatas médias
- água q.b.
- 1 a 2 colheres de sopa de azeite ou ghee;
- 1 dente de alho para aromatizar (opcional);
- 3 colheres de sopa de creme ou natas vegetal ou sem lactose (opcional);
- 1 colher de café de ervas de provença ou ervas aromáticas
(opcional) - sal e pimenta preta q.b.
- salsa fresca ou coentros ou manjericão.
Descascar o aipo e as batatas. E cortar em pequenos cubos.
Num tacho, colocar os pedaços de aipo e batata e adicionar água suficiente até quase cobrir os legumes (cerca de 250ml). Temperar com uma pitada de sal e as ervas aromáticas em pó. Levar ao lume até o aipo ficar tenro e cozido.
Escoar a água dos legumes e reservar para poder utilizar mais tarde se necessário.
Levar o azeite ou ghee ao lume e, se desejar, adicionar o alho cortado em pedaços grandes a alourar. Assim que o alho começar a ficar ligeiramente dourado, deve-se retirar do azeite ou ghee com ajuda de uma colher ou garfo. E de imediato colocar o aipo e a batata para refogar no azeite quente cerca de 1 minuto. Mexer bem para que os legumes absorvam a gordura e depois retirar do lume.
Triturar o aipo e a batata com uma varinha até que fique um puré cremoso. Podem juntar as natas misturando bem ou adicionar um pouco da água de cozedura até obter a consistência que desejarem.
Rectificar o tempero do puré de aipo com uma pitada de sal e pimenta preta. E levar ao lume a aquecer, se for necessário.
Servir de imediato polvilhado de salsa ou outra erva aromática fresca.
A minha sugestão: Servir este puré de aipo com batata e sem lactose como acompanhamento dos bifes de peru recheados com legumes ou com um peixe assado.
Notas:
1. Este puré de aipo com batata e sem lactose pode-se guardar no frigorífico e levar na marmita para o dia seguinte.
2. A cozedura do aipo e batata pode ser feito com leite se preferirem, podendo ser utilizado o leite sem lactose ou um leite vegetal ao vosso gosto. A adição das natas apenas pretende dar mais cremosidade, mas pode ser substituída pela água de cozedura ou leite.
3. Aromatizar o azeite ou ghee com alho é apenas uma sugestão para dar mais sabor, mas quem não conseguir tolerar bem o azeite aromatizado com alho, deve omiti-lo da receita.
Este puré de aipo com batata e sem lactose pode ser consumido durante a dieta Low FODMAP, desde que seja limitado a uma dose por refeição. Se optarem por adicionar leite ou o azeite aromatizado com alho, deve ser tido em conta como uma possível adição de alimentos fodmaps que por acumulação podem causar algum desconforto abdominal.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook.
E caso tenham mais alguma dica para acompanhar com este puré de aipo, por favor partilhem comigo!
E não se esqueçam de partilhar comigo no instagram a vossa foto (#nutrihealthyalex) quando fizerem esta receita.
Um feliz dia da mulher!
Nutri.Healthy.Alex