Pãezinhos de Azeitonas e Tomate seco (sem glúten)   Recently updated


Fofos e húmidos estes pãezinhos de azeitona e tomate seco são uma mistura entre pão e scones salgados, com a vantagem de não terem glúten e serem muito nutritivos.

pãezinhos de azeitona e tomate seco

Que tal estes pãezinhos de azeitona e tomate seco para festejar o dia do pai este ano?

Para quem não pode comer glúten ou está a seguir a dieta Fodmap, uma das maiores dificuldades que sente é conseguir poder continuar a comer pão que gosta. Por isso, deixo-vos esta sugestão da receita de um pão rápido e fácil de fazer para quando queremos comer pão sem glúten ou ter um pão diferente para o lanche.

Utilizei a mandioca e os grãos de millet, porque além do seu sabor, quero mostrar também como é possível variar as nossas receitas de pão, quando estamos restringidos a evitar os cereais mais comuns. Claro que o sabor e textura não são iguais ao pão normal. Mas são uma boa solução para quando queremos comer pão e não temos disponibilidade e tempo para comprar ou fazer um pão fermentado em casa.

O que tem de especial?

É uma excelente ideia para fazer como entrada de uma refeição especial ou para ir comendo durante o lanche da semana, se gostarem de um pãozinho salgado e cheio de sabor. Digo mesmo que parecem quase uns pequenos scones salgados e recheados, que ficam deliciosos ainda mornos acompanhados com manteiga.

E nada melhor que adicionar alguns legumes, neste caso, as azeitonas e tomate seco para fazer destes pãezinhos de azeitona e tomate seco, um petisco saboroso e com um recheio saudável e nutritivo. Assim já não sentimos necessidade de os rechear com ingredientes menos aconselháveis ou adicionar mais sal.

Tanto a azeitona como o tomate seco, são boas fontes de vitaminas e minerais que ajudam a nutrir o nosso corpo. Já a mandioca, embora seja rica em amido, consumida em moderação, dá energia e sacia a nossa fome. Além de não ter glúten e ajudar a dar consistência e coesão à massa dos pães. O millet é um cereal rico em proteína e nutrientes como o silício.

Mistura dos pãezinhos de azeitona e tomate seco
pãezinhos de azeitona e tomate seco

Pãezinhos de Azeitonas e Tomate seco

Fácil/ 45 minutos/ 8 a 9 pãezinhos

[Baixo em Fodmaps; Sem Glúten; Sem Lactose; Baixo em Frutose]

Ingredientes: (de preferência biológicos)

  • 1/2 chávena de farinha de arroz (75g)
  • 1/2 chávena de farinha de mandioca ou tapioca (75g)
  • 1/2 chávena de millet cozido
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 12 azeitonas pretas descaroçadas
  • 4 a 5 pedaços de tomate seco
  • 1 talo de aipo fresco (opcional)
  • 2 ovos
  • 150ml de água ou leite sem lactose ou leite de arroz ou aveia
  • 3 colheres de sopa de azeite ou ghee
  • 1/2 chávena de queijo ralado tipo emental ou flamengo (opcional)
  • 3 colheres de sopa de linhaça moída;
  • 1 colher de café de ervas de provença ou alecrim seco (opcional)
  • 1/2 colher de café de curcuma em pó (opcional)
  • sal e pimenta preta q.b.
  • sementes de girassol q.b.

O millet deve ser cozido previamente. E cortar as azeitonas, o tomate e o aipo em pedaços muito pequenos. Misturar a linhaça com a água ou leite e reservar durante alguns minutos.

Numa taça, misturar as farinhas de arroz e mandioca, o millet cozido, o bicarbonato e os legumes picados.

Noutra tigela, bater os ovos e adicionar o azeite. Temperar com sal, as especiarias e as ervas aromáticas secas. Juntar à mistura das farinhas e legumes e adicionar o queijo ralado. Misturar tudo muito bem para que fique uma massa húmida, mas quase moldável. Caso seja necessário adicionar um pouco mais de água ou farinha.

Forrar com papel vegetal, um tabuleiro de forno e distribuir a massa com a ajuda de uma colher ou pequena chávena, dando-lhe a forma de pequenas bolas, quase como fossem scones ou biscoitos. Polvilhar o topo de cada pãezinho com algumas sementes de girassol.

Levar ao forno previamente aquecido a 180-200ºC e bem quente. Deixar cozer até os pãezinhos de azeitonas e tomate seco crescerem e ganharem cor, normalmente durante 20 a 30 minutos.

Pode-se deixar arrefecer os pãezinhos antes de comer ou então servir ainda mornos com manteiga de ervas frescas ou azeite.

A minha sugestão: Acompanhar estes pãezinhos de azeitonas e tomate seco com um Dip de Beringela assada ou Manteiga de Girassol.

Notas:
1. Estes pãezinhos de azeitonas e tomate seco podem ser consumidos ou guardados até 2 a 3 dias.
2. A massa deve ficar consistente para que se consiga moldar e dar a forma de pequenas bolas.
3. Podem substituir a farinha de mandioca por amido de milho e o millet por quinoa cozida ou farinha de aveia. Os legumes podem ser omitidos.
4. A quantidade de sal utilizada é ao gosto da pessoa, mas podem seguir o recomendado de 1 colher de chá.
pãezinhos de azeitona e tomate seco

Estes pãezinhos de azeitonas e tomate seco, sem glúten, podem ser consumidos durante a dieta Low FODMAP, desde que seja limitado a uma dose por refeição. Se optarem por adicionar outro tipo de legumes ou farinhas, deve ser tido em conta a sua quantidade de fodmaps, pois por acumulação podem causar algum desconforto abdominal.

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook.

Caso tenham alguma dica para acompanhar com estes pãezinhos de azeitonas e tomate seco, por favor partilhem connosco aqui no blogue!

E não se esqueçam de partilhar comigo no instagram a vossa foto (#nutrihealthyalex) quando fizerem esta receita.

Um feliz dia do Pai!

Nutri.Healthy.Alex

Artigos interessantes a ver

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *