Doce de Banana e Caramelo de amêndoa (Banoffee)


Doce de banana e caramelo de amêndoa é uma sobremesa rápida e fácil de fazer, inspirada na famosa tarte banoffee, mas com a vantagem de poder saborear sem remorsos.

doce de banana e caramelo de amêndoa

Já tinha visto várias versões da tarte banoffee online e só pelo seu aspecto guloso e decadente sempre fiquei com vontade de experimentar. Claro que a versão original é um bocadinho calórica e até mais difícil de digerir por quem é mais sensível. Contudo serviu de inspiração para este doce de banana e caramelo de amêndoa.

Queria fazer um doce rápido, mais saudável para quem tem problemas digestivos e não só, mas que continua-se com aquele aspecto delicioso. E confesso que fiquei surpreendida pelo o sabor cremoso, doce e salgado do caramelo de amêndoa. A mistura das várias texturas das camadas do crocante da granola, a banana, o creme de coco e o caramelo de amêndoa deixam-nos completamente rendidos e surpresos a cada colherada.

O que tem de especial?

Uma boa sobremesa para deliciar os nossos convidados sem grandes trabalhos! Acaba por ser um doce diferente, simples e muito cremoso. Com a vantagem de nos dar prazer de comer e nutrir o nosso corpo.

Podem saber mais sobre os benefícios da banana na descrição que fiz na receita do gelado de banana e amendoim, que podem também experimentar fazer se quiserem algum ainda mais fresquinho.

doce de banana e caramelo de amêndoadoce de banana e caramelo de amêndoadoce de banana e caramelo de amêndoa

Doce de Banana e Caramelo de amêndoa (banoffee)

Fácil / 15min. / 4 pessoas

[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose / Sem Açúcares Refinados]

Ingredientes (de preferência biológicos):

  • 90g de granola tropical de banana, coco e chocolate;
  • 3 bananas;
  • 1 colher de sopa de sementes de chia;
  • 2 cardamomos moídos;
  • 2 latas de leite de coco;
  • 1 colher de sopa de açúcar de coco;
  • 3 colheres de sopa de geleia de arroz;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco;
  • 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa;
  • 1 colher de sopa de sumo de limão (opcional);
  • 1 colher de café de sal (opcional);
  • 1/4 colher de café de baunilha (opcional);
  • cacau em pó q.b.

Na noite anterior a fazer a receita, deve-se colocar as latas de coco no frigorífico para que o seu creme solidifique e ganhe a consistência ideal para se bater em natas.

Para fazer o caramelo de amêndoa, levar um tacho a lume brando com a geleia de arroz, o óleo de coco, 4 colheres de sopa de leite de coco e a manteiga de amêndoa. Mexer constantemente durante alguns minutos até que fique um molho espesso e cremoso. Retirar do lume e adicionar o sal.

Para a compota de banana, triturar 2 bananas num processador de alimentos e adicionar o cardamomo moído, as sementes de chia e o sumo de limão.

Retirar as latas de leite de coco do frigorífico e colocar numa tigela apenas a parte solida do leite de coco. Quanto à água de coco que sobrar na lata podem utilizar noutras receitas como batidos e leites vegetais. Adicionar o açúcar de coco e a baunilha ao creme de coco e bater con a batedeira até ganhar uma consistência tipo chantilly. Cuidado para não se bater demasiado e desmanchar o creme.

Depois é só fazer a montagem do doce de banana e caramelo de amêndoa em taças ou copos de sobremesa. Começar por colocar uma camada de granola, depois a compota de banana, as natas de coco, cacau em pó, rodelas de banana e o caramelo de amêndoa.

Levar ao frigorífico a refrescar pelo menos 1 a 2 horas. Servir bem fresco.

Pode-se guardar no frigorífico e consumir até ao máximo de 2 dias.

Notas:
1. Se não gostarem  ou acharem demasiado intenso só utilizar leite de coco, podem substituir por um iogurte vegetal cremoso. Se quiserem, podem também substituir todo o leite de coco por outro creme vegetal para bater ou fazer em casa um creme de caju, apesar de o resultado final já não ficar tão suave.
2. Para a camada de granola, podem utilizar outros cereais ao vosso gosto ou pedaços de frutos secos ou bolacha.

doce de banana e caramelo de amêndoa

Este doce de banana e caramelo de amêndoa pode ser consumido durante a dieta Low FODMAP, desde que seja limitado a uma dose por refeição e não sejam adicionados toppings ricos em fodmaps.

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui nos comentários ou na página do Facebook. 

Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!

E não se esqueçam de partilhar no instagram a vossa foto quando experimentarem este banoffee fresquinho! #nutrihealthyalex

Um bom resto de semana,

Nutri.Healthy.Alex

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *