Tarteletes de Abóbora e Cacau


Tarteletes de abóbora e cacau, uma receita para celebrar o amor, sem esquecer do que o nosso corpo precisa.

tarteletes de abóbora e cacau

Para celebrar este dia do amor, nada melhor que chocolate, principalmente se forem grandes fãs deste delicioso alimento como eu! Se for esse o caso, podem sempre escolher fazer as minhas receitas saudáveis de trufas de chocolate negro e avelã ou chocolates de cacau.

Mas a verdade é que nem todas as nossas caras metades podem comer ou desejam bombons de chocolate. Pensando nelas e em todas as pessoas que até querem usufruir de um doce de chocolate, mas estão limitados na escolha devido às suas intolerâncias. Fiz esta receita de tarteletes de abóbora e cacau.

É uma sobremesa especial para partilhar, com um sabor leve, crocante e suave na intensidade do cacau. A abóbora acaba por passar despercebida no seu sabor, mas torna o recheio fofo e húmido sem a necessidade de ter de adicionar ingredientes mais pesados de digerir. Se quiserem, podem mesmo juntar uma pitada de canela e gengibre à massa da base para ficar com um sabor mais picante e afrodisíaco.

O que tem de especial?

Ao preferir comer estas tarteletes de abóbora e cacau em vez das tartes de pastelaria normal, podemos continuar a satisfazer o nosso desejo por doces deliciosos, mas com menos ingredientes prejudiciais para o nosso corpo. É uma alternativa saudável não só por ter apenas açucares naturais e gorduras boas, mas também porque não contém lactose ou glúten para os que são intolerantes.

Os ingredientes destas gulosas tarteletes, além de serem naturais, são uma boa fonte de proteína, fibra, hidratos de carbono e gorduras saudáveis que ajudam a reforçar o nosso sistema imunitário e a nutrir o nosso corpo. Podem saber mais sobre os benefícios do cacau no meu artigo como comer chocolate sem remorsos.tarteletes de abóbora e cacau

tarteletes de abóbora e cacau

tarteletes de abóbora e cacau

Tarteletes de Abóbora e Cacau

Fácil / 35min. / 6 a 7 tarteletes

[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose / Sem Açúcares Refinados]

Ingredientes (de preferência biológicos):

  • 1 receita de massa de tarte sem lactose ou glúten (ver receita aqui);
  • 1 chávena de puré de abóbora cozida ou assada (200g);
  • 2 ovos médios;
  • 3 a 4 colheres de sopa de açúcar de coco ou geleia de arroz;
  • 1/4 chávena de farinha de amêndoa;
  • 1 colher de café de canela em pó;
  • 1/2 colher de café de baunilha (opcional);
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó;
  • 1 pitada de sal (opcional);

Preparar a massa da base de acordo com a receita da tarte de batata doce saudável.

A massa deve ficar com um aspecto tipo massa arreada que é moldada na forma da tarte com a ajuda dos dedos ou de uma colher. Para isso, deve-se untar previamente as formas das tarteletes ou optar por formas de fundo amovível. Depois de colocada a massa nas formas, esta deve ser moldada e pressionada para que fique com uma espessura de cerca de 0,5 cm.

Colocar a massa das tarteletes a cozer no forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 10 minutos para que a massa fique cozida ligeiramente. Para evitar que a massa empole, picar um pouco a superfície com um garfo ou tapar a base com leguminosas.

Entretanto, misturar a abóbora com uma pitada de sal, a geleia de arroz, as especiarias, os ovos, o cacau e a amêndoa, envolvendo bem.

Retirar a massa do forno e dividir o recheio de abóbora e cacau por cada forma. Levar  novamente ao formo durante cerca de 15 minutos ou até que ao recheio fique cozido e comece a dourar ligeiramente.

Retirar do forno e deixar arrefecer completamente antes de desenformar as tarteletes de abóbora e cacau.

A minha sugestão: Polvilhar o topo das tarteletes com cacau e canela em pó. Acompanhar com creme de coco, gelado de morango ou iogurte natural.

Notas:
1.A quantidade do açúcar ou  geleia de arroz pode ser adicionada a gosto ou substituída por outro adoçante a gosto.
2.Se não quiserem utilizar a farinha de arroz podem substituí-la por aveia ou outra farinha a gosto.
3.Podem omitir o passo de pré-cozer a massa e só cozer em conjunto com o recheio, mas neste caso a massa da tarte será um pouco  menos crocante.

tarteletes de abóbora e cacau

Estas tarteletes de abóbora e cacau podem ser consumidas durante a dieta Low FODMAP, desde que seja limitado o seu consumo a 1 tartelete por refeição.

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook. 

Feliz dia do amor, com muitos mimos saudáveis!

Nutri.Healthy.Alex

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *