Gratinado de Batata doce e Couve


Um gratinado de batata doce e couve pronto a sair do forno, para nutrir e aquecer o nosso organismo!

gratinado de batata doce e couve

Ok, mais uma receita de batata doce! O que posso dizer? Acho que é um legume bastante versátil tanto para doces como salgados, além do seu valor nutricional. E neste caso, com o frio intenso que se faz sentir neste Inverno, até dá bastante jeito ter o forno quentinho a trabalhar. Claro que os assados, os empadões e gratinados de batata não podem faltar para combater este frio e reconfortar o nosso desejo pelo quente.

Em vez do tradicional gratinado de batata e queijo, que é delicioso e recomendo. Quis fazer uma variação com mais contraste nos sabores doce e salgado. E incluir outros legumes como a batata doce e couve, tão abundantes nesta altura. Contudo podem variar os legumes e usar também a courgette ou até voltar só à batata doce com muito queijo derretido.

O que tem de especial?

Este gratinado de batata doce e couve é uma boa alternativa ao tradicional gratinado, pois tem um molho de bechámel sem lactose e mais leve de digerir. A adição da couve é uma boa forma de incluir mais legumes na nossa alimentação, mas com  um sabor bastante apetitoso.

A batata doce é óptima para combater o frio e a saciedade, uma vez que é rica em hidratos de carbono, fibras e tem um índice glicémico baixo. Contém também uma grande percentagem de potássio e vitamina A que protegem o sistema imunitário. A couve é uma das verduras ideais  para comer no Inverno e é rica em nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema digestivo e imunitário, assim como, a recuperar de anemias.

gratinado de batata doce e couve

gratinado de batata doce e couve

gratinado de batata doce e couve

gratinado de batata doce e couve

gratinado de batata doce e couve

Gratinado de Batata doce e Couve

Fácil/ 60 minutos/ 4 a 5 pessoas

[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Sem Açucares Refinados; Baixo em Frutose]

Ingredientes (de preferência biológicos):

  • 500g de batata doce;
  • 200g de couve lombarda ou coração ou chinesa;
  • 1 alho francês pequeno;
  • 2 colheres de sopa de salsa picada;
  • 350ml de creme de aveia (de compra ou receita abaixo);
  • 1 colher de café de canela em pó (opcional);
  • 150g de queijo ralado (parmesão, da ilha, de cabra ou mozarella);
  • 1 colher de sopa de levadura de cerveja (opcional);
  • 1 colher de sopa de farinha de amido ou ararruta;
  • 1/2 colher de café de noz moscada;
  • 4 nozes picadas (opcional);
  • sal e pimenta preta q.b.
  • azeite ou ghee q.b.

Descascar e cortar a batata doce em rodelas finas. Temperar com azeite, sal, pimenta e canela e dispor num tabuleiro sem sobrepor as rodelas de batata doce.  Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos. Em vez de pré-assar a batata doce, podem cozer a batata inteira em água quente ou a vapor  durante 15 minutos e depois cortar em rodelas.

Cortar a couve em tiras finas (juliana). E cozer em água quente com uma pitada de sal durante 10 minutos. Escorrer bem a água.

Num tacho ou frigideira, colocar azeite, o alho francês cortado em rodelas finas e o sal. Levar a lume brando e saltear o alho francês durante 4 a 5 minutos. Juntar a couve, a salsa picada e deixar cozer mais uns minutos, sem deixar queimar. Rectificar o tempero e retirar do lume.

Levar um tacho ao lume com 1 colher de sopa de ghee ou manteiga. Adicionar a farinha de amido e mexer bem para envolver. Juntar aos poucos o creme de aveia e misturar bem. Adicionar o sal, pimenta e noz moscada, mexendo sempre para não deixar queimar.  Deixar a lume brando durante alguns minutos até o creme de aveia ganhe a consistência desejada.
Retirar do lume e juntar a levadura de cerveja e ervas aromáticas a gosto.

Numa travessa, colocar um pouco do molho de aveia, seguida de uma camada de rodelas de batata doce, a couve salteada polvilhada com um pouco do molho e um pouco de queijo ralado. Colocar uma nova  camada de rodelas de batata doce e cobrir com o resto do molho de aveia de forma a ficar tudo uniforme. Polvilhar com o resto do queijo ralado  e as nozes picadas e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos para gratinar.

Podem servir este gratinado de batata doce e couve como prato principal ou como acompanhamento de um peru ou frango assado. Pode-se guardar no frigorífico e consumir até 2 a 3 dias.

1.A quantidade  e consistência do molho de aveia vai depender do gosto de cada pessoa, pode ter-se um gratinado mais cremoso e com mais molho ou preferi-lo mais seco.
2.A adição da levadura de cerveja ao gratinado  é opcional. Contudo a sua adição  faz um bom contraste com o sabor doce da batata doce.gratinado de batata doce e couve

Creme de aveia caseiro:

  • 2 colheres de sopa de manteiga, azeite ou ghee;
  • 1 colher de sopa de farinha de amido ou ararruta;
  • 500ml de leite de aveia

Colocar um tacho a lume brando com o ghee ou manteiga. Adicionar a farinha de amido e mexer bem para envolver. Juntar aos poucos o leite de aveia e misturar bem.  Deixar a lume brando durante alguns minutos até o leite de aveia ganhe alguma consistência de creme. Mexer sempre para não deixar queimar.

Pode-se guardar no frigorífico até ao máximo de 3 dias.

Este gratinado de batata doce e couve pode ser consumido durante a dieta Low FODMAP, desde que seja limitado o seu consumo a 1 dose por dia (200g).

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook. 

Um bom Carnaval, cheio de muita folia, mas saudável!

Nutri.Healthy.Alex

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *