Estas papas de trigo sarraceno com golden milk são bastante nutritivas e fáceis de digerir, sendo ideais para quem tem um sistema digestivo mais sensível.
Estamos em Janeiro, o frio continua rigoroso e nada melhor que começar o dia com umas papas quentinhas, saborosas e cheias de energia. E ainda por cima, são rápidas e fáceis fazer. A ideia foi variar um pouco das tradicionais papas de aveia, mas continuar a ter umas papas nutritivas sem glúten e lactose. O trigo sarraceno foi o candidato ideal e a adição do golden milk vem dar um reforço anti-inflamatório que o nosso sistema imunitário tanto precisa nesta altura.
Nesta receita, optei por triturar as sementes do trigo sarraceno para ficar uma papa super cremosa e porque é mais rápido de fazer. Mas podem sempre fazer como as papas de aveia, cozer completamente as sementes inteiras para ficar uma papa mais crocante.
O que tem de especial?
Estas papas de trigo sarraceno com golden milk são uma óptima opção para toda a família, uma vez que são ricas em proteínas, fibras e gorduras essenciais. E acabam por ser muito versáteis podendo-se adicionar outros ingredientes a gosto, como frutos silvestres ou outra fruta da época, compotas, chocolate ou cacau, sementes e frutos secos. Bem como, a refeição ideal para quem não tem muito tempo e quer preparar já as refeições para o dia seguinte ou resto da semana.
O trigo sarraceno não contém glúten e é rico em proteínas, fibra, magnésio e flavonoides que fortelecem e tonifica as paredes dos vasos capilares. É bastante nutritivo e energizante sendo bom a ajudar a combater a tensão arterial e aterosclerose.
O golden milk é uma receita tradicional da cozinha Ayurvédica, conhecida pela adição do açafrão da índia ou curcuma e outras especiarias que ajudam a nutrir e reforçar o nosso organismo. A curcuma é conhecida pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anti-bacterianas e digestivas. Auxilia na diminuição da inflamação da pele, na digestão das proteínas e regulam o metabolismo combatendo as células cancerígenas, a artrite e o alzheimer.
Papas de Trigo sarraceno com Golden milk
Fácil/ 10 minutos/ 2 pessoas
[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Baixo em Frutose]
Ingredientes: (de preferência biológicos)
- 1/2 chávena de sementes trigo sarraceno;
- 4 colheres de sopa de sementes de linhaça moída;
- 1 chávena de golden milk (receita abaixo);
- 1/2 chávena de água;
- 1/2 banana pequena;
- 2 colheres de sobremesa de geleia de arroz ou mel de curcuma e gengibre;
- kiwi a gosto;
- granola a gosto;
- pólen das abelhas q.b.;
Demolhar as sementes de trigo sarraceno pelo menos 8 horas ou durante toda a noite.
Escorrer a água do trigo sarraceno e lavar bem até que a água saia límpida e a sua goma desapareça.
Colocar o trigo sarraceno num processador e triturar até obter uma pasta. Caso seja necessário, adicionar um pouco de água ou leite vegetal para facilitar o processo.
Num tacho aquecer o golden milk e a água. Adicionar o trigo sarraceno e a linhaça, mexendo sempre para não deixar queimar. Deixar cozer durante alguns minutos até ganhar a consistência de papa desejada.
Esmagar bem a banana e adicionar às papas de trigo sarraceno juntamente com a geleia de arroz ou mel.
Servir a papa quente em taças decoradas no topo com a sugestão do kiwi, a granola e uma pitada de pólen.
Estas papas de trigo sarraceno com golden milk ficam também muito boas servidas frias como sobremesa. Pode-se guardar no frigorífico e consumir até 2 dias depois.
Golden milk
Fácil/ 5 minutos/ 1 chávena
[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Baixo em Frutose]
Ingredientes: (de preferência biológicos)
- 1 chávena de leite de coco ou outro leite vegetal a gosto;
- 1/2 colher de café de açafrão das índias ou curcuma;
- 1/4 colher de café de noz moscada;
- 1/2 colher de café de gengibre em pó;
- 1 colher de café de canela em pó;
- 1 semente de cardamomo moída;
- 1 pitada de sal e pimenta;
Num tacho, aquecer o leite e as especiarias. Deixar em lume brando, mexendo ocasionalmente até as especiarias começarem a cheirar. Servir quente.
Pode-se guardar no frigorífico e consumir até 2 dias depois.
Notas:
1. Podem ajustar a quantidade de adoçante ao vosso gosto ou alterar para outro tipo como o açúcar de coco.
2. Se preferirem saborear o trigo sarraceno inteiro, basta omitir a sua triturar e deixá-lo cozer durante mais 10 a 15 minutos, adicionando mais uma chávena de leite ou água.
3.Este leite dourado é feito com leite vegetal por ser uma receita sem lactose e vegan, mas podem utilizar o leite a vosso gosto.
Estas papas de trigo sarraceno com golden milk são também uma boa opção para consumir durante a dieta Low FODMAP, uma vez que todos os seus ingredientes base são baixos em Fodmaps, excepto o mel.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui nos comentários ou na página do Facebook.
Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!
Boa semana. Boa comida. Boa energia.
Nutri.Healthy.Alex