Panquecas de arroz salgadas e sem lactose


Panquecas de arroz salgadas? Porquê não, são ideais para uma refeição leve, saborosa e exótica neste inicio de verão!

panquecas de arroz salgadas

Quando experimentei as panquecas vietnamitas (Bánh xèo) do Ottolenghi fiquei surpresa com o seu sabor leve e ligeiramente adocicado, ao contrário das suas primas, as soccas (panquecas de grão bico), que são mais pesadas e secas.

Depois dos meus crepes de manjericão, ficaram as minhas panquecas salgadas de eleição para rechear com legumes ou queijo. Mas para estas panquecas de arroz salgadas dou-vos a minha sugestão de rechear com manteiga de girassol e salada, sendo mais refrescante para o Verão. Experimentem e depois digam-me se não são deliciosas!

O que tem de especial?

Acho que são uma boa alternativa para variar do pão tradicional ou os wraps, principalmente para quem procura uma alimentação sem glúten ou lactose. E são uma opção nutritiva, que sacia e é bem digerida pelo nosso intestino.

É uma receita rápida e fácil de fazer, que permite em poucos minutos ter uma refeição diferente e saudável, mesmo depois de um longo dia. Aqui fica a receita.

panquecas de arroz salgadas

panquecas de arroz salgadas

panquecas de arroz salgadas

Panquecas de arroz salgadas e sem lactose

Fácil / 35min. / 2 pessoas (4 a 5 panquecas)

[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose / Sem Açúcares Refinados]

Ingredientes (de preferência biológicos):

Panquecas de arroz:

  • 1 ovo;
  • 100ml de leite de coco;
  • 100g de farinha de arroz;
  • óleo de coco ou azeite q.b.;
  • 1/2 colher de café de curcuma ou açafrão das índias (opcional);
  • 1 pitada de sal e pimenta;

Sugestão de recheio:

  • alface;
  • rabanetes;
  • manteiga de girassol;
  • sementes (opcional);
  • mostarda (opcional);
  • vinagre de cidra (opcional);
  • salsa ou coentros;
  • queijo feta ou queijo de cabra;
  • Azeite;
  • Sal e pimenta q.b.

Bater o ovo com o leite de coco.

Numa taça misturar a farinha de arroz com o açafrão e o sal. Adicionar lentamente a mistura do ovo, misturando bem para não ficar com grumos. A massa deve ficar liquida, mas consistente. Caso seja necessário podem adicionar mais de leite para conseguir trabalhar a massa. Deixar repousar cerca de 15 minutos.

Aquecer uma frigideira de 20 a 24cm em lume médio. Quando esta estiver quente untar com um pouco de azeite ou óleo de coco e colocar uma pequena quantidade de massa que cubra todo o fundo da frigideira, espalhando bem. Deixar cozer 1 a 2 minutos até ganhar uma crosta dourada e descolar do fundo da frigideira. Virar a panqueca e deixar dourar mais um minuto.

Retirar a panqueca da frigideira e reservar num prato tapado com um pano quente. Limpar a frigideira com um pouco de papel absorvente e azeite e colocar mais um pouco da massa da panqueca.
Repetir o processo até esgotar a massa.

Para o recheio, lavar e cortar previamente os legumes.  Colocar uma panqueca em cada prato e barrar com a manteiga de girassol. Adicionar a alface, rabanetes, salsa e o queijo em pedaços e temperar com as especiarias e o molho de azeite, vinagre e mostarda.

Pode-se servir estas panquecas de arroz salgadas mornas ou frias e acompanhadas com um recheio a gosto.

1 .A espessura da panqueca não deve ficar muito espessa de modo a ser fácil de virar e dobrar sem partir.
2. O recheio das panquecas pode ser substituído por outro a gosto. Como queijo, legumes salteados ou estufados, frango, ovos escalfados ou outros molhos.panquecas de arroz salgadas

Estas panquecas de arroz salgadas pode ser consumidas durante a dieta Low FODMAP, desde que seja limitado no máximo duas panquecas por refeição e não sejam adicionados recheios ricos em fodmaps.

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui nos comentários ou na página do Facebook. 

Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!

E não se esqueçam de partilhar comigo a vossa foto quando experimentarem estas panquecas de arroz salgadas! #nutrihealthyalex

Um bom resto de semana,

Nutri.Healthy.Alex

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *