Crepes de manjericão com legumes e millet


Crepes de manjericão? Porque não! Um crepe de verão que tal como a sua cor, tem um sabor intenso que combina bem com recheios salgados. E que pode ser feito sem lactose ou glúten.

crepes de manjericão

Os crepes são deliciosos como sobremesa e doces, mas também podem ser saboreados na sua versão salgada quer como entrada ou acompanhamento. Exemplo disso, são os crepes de trigo mourisco da Bretanha acompanhados com queijo e fiambre ou ovo. Estes crepes de manjericão baseiam-se nessa ideia de um crepe salgado que posso utilizar em vez de um wrap ou tortilha para rechear.

Neste caso, acompanhei com legumes salteados com millet e queijo feta para uma refeição fresca de verão. Mas também podem seguir os acompanhamentos tradicionais com recheios quentes de queijo, frango, omeletes ou legumes. O sabor aromático do manjericão combina também muito bem com molhos com sementes ou frutas cítricas.

O que tem de especial?

Estes crepes de manjericão são feitos com trigo sarraceno que lhes dá esta consistência e sabor a noz. É uma farinha sem glúten rica em proteínas e fibra de fácil digestão. Além de outros nutrientes como o magnésio e flavonoides que fortelecem e tonificam as paredes dos vasos capilares. 

Já o manjericão é uma erva bastante aromática com acção anti bacteriana e que ajuda na desintoxicação do corpo. Sendo uma boa fonte de magnésio, vitamina A e C, potássio, ferro, cálcio e betacaroteno. E é um excelente aliado para facilitar a digestão e eliminar o inchaço.

Por último queria falar sobre o millet (milho miúdo) que é rico em fibra e boa proteína. Sendo um cereal alcalino bastante recomendado para pessoas em convalescença ou crianças, devido à sua riqueza nutricional e ser facilmente digerível.

crepes de manjericão

crepes de manjericão

Crepes de Manjericão com Legumes e Millet

Fácil / 45min. / 4 pães de 20cm

[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose / Sem Açúcares Refinados]

Ingredientes (de preferência biológicos):

Crepes de Manjericão:

  • 3 ovos;
  • 1 + 1/2 chávena de leite sem lactose ou leite de aveia;
  • 1 chávena de farinha de trigo sarraceno;
  • 1/2 chávena de farinha de espelta ou aveia;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 folha de acelga;
  • 8 a 10 folhas de manjericão;
  • 1 pitada de sal;

Salteado de millet com legumes:

  • 1 chávena de millet cozido;
  • 1/2 alho francês;
  • 1 cougette pequena;
  • 1 cenoura;
  • 4 a 5 tomates cherry;
  • 1 colher de chá de ervas de Provença (opcional);
  • 1/2 colher de café de açafrão das índias (opcional);
  • 1/2 colher de café de cominhos (opcional);
  • 2 colheres de chá de tahini (opcional);
  • salsa ou coentros;
  • 50g de queijo feta ou queijo de cabra;
  • Azeite ou ghee;
  • Sal e pimenta q.b.

Numa liquidificadora juntar os ovos, o leite e o azeite. Misturar bem. Adicionar as farinhas e o sal, misturar novamente. A massa deve ficar liquida, mas consistente. Caso seja necessário podem adicionar mais farinha ou leite para conseguir trabalhar a massa. Por fim, acrescentar a acelga e o manjericão, triturar bem até ficarem bem incorporados na massa.

Reservar e deixar descansar a massa pelo menos 30 minutos no frigorífico.

Aquecer a frigideira em lume médio. Quando esta estiver quente untar com um pouco de azeite ou manteiga e colocar uma pequena quantidade de massa que cubra o fundo da frigideira. Deixar cozer 1 a 2 minutos até ganhar uma crosta dourada e descolar do fundo da frigideira. Virar o crepe e deixar dourar mais um minuto.

Retirar o crepe da frigideira e reservar num prato tapado com um pano quente. Limpar a frigideira com um pouco de papel absorvente e azeite e colocar mais um pouco da massa de crepe de manjericão.
Repetir o processo até esgotar a massa.

Para o recheio, descascar e cortar previamente os legumes.  Aquecer uma frigideira em lume médio e adicionar o azeite, o alho francês em rodelas e sal. Saltear bem o alho francês e juntar o tomate cherry e a courgette em rodelas. Temperar com as especiarias e as ervas.

Quando os legumes estiverem praticamente cozinhados, adicionar a cenoura ralada e rectificar os temperos. Deixar cozinhar mais 2 a 3 minutos. Juntar no final os grãos de millet cozido, envolver bem e retirar do lume.

Por fim adicionar a salsa e o queijo em pedaços ao recheio de millet e legumes.

Servir os crepes de manjericão recheados com o millet e legumes morno ou frio. Podem acompanhar com uma salada e molho de tahini.

1.A farinha utilizada e o leite pode ser substituídos por outros a gosto.
2.O recheio dos crepes pode ser substituído por outros ingredientes a gosto. Como queijo, legumes salteados ou estufados, frango, ovos escalfados ou manteigas de sementes.crepes de manjericão

Os crepes de manjericão pode ser consumidos durante a dieta Low FODMAP, desde que seja limitado o seu consumo a duas unidades por refeição. E sejam utilizados ingredientes baixos em Fodmaps, como farinhas sem glúten e leite sem lactose.

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui nos comentários ou na página do Facebook. 

Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!

Boa semana. Boa comida. Boa energia.

Nutri.Healthy.Alex

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *