Granola tropical de banana, coco e chocolate


granola-tropical-com-banana-coco-e-chocolate

Adoro o sabor crocante de uma granola!

É esta característica que o diferencia dos outros cereais de pequeno almoço e que o transforma numa receita bastante versátil. Pois tanto pode ser o alimento principal da refeição como apenas ser um topping ou snack que vem dar aquele sabor especial e energizante ao prato. No meu caso, costumo utilizá-la como cobertura das minhas papas de aveia, iogurtes e smoothies em conjunto com fruta fresca.

O único problema é mesmo a grande quantidade de açúcar refinado que é utilizada numa granola para lhe dar esse efeito crocante. Por isso, optei por começar a fazer estes cereais deliciosos em casa. Além de ser uma receita fácil de fazer, tenho ainda a vantagem de poder substituir o açúcar por opções mais saudáveis e adicionar e combinar os meus ingredientes favoritos.

O que tem de especial?

Nesta granola tropical, optei pelo puré de banana e o coco como adoçantes naturais desta receita. E que combinam muito bem com a adição dos pedaços de chocolate negro, que vem dar um toque guloso à granola. Para além de ter uma textura muito crocante, esta receita está cheia de bons nutrientes para começar bem o dia. Como as gorduras saudáveis do óleo de coco e o cacau, assim como, das nozes e avelãs que também são ricas em proteína vegetal e vitaminas B e E, óptimas para auxiliar a combater o cansaço. A aveia contribui com o seu elevado teor de fibra que ajuda a prolongar a sensação de saciedade durante as refeições. E finalmente as especiarias, que favorecem a regulação dos níveis de açúcar e contêm propriedades anti-inflamatórias.

Esta receita de granola é também uma boa opção para consumir durante a dieta Low FODMAP desde que seja apenas consumida até um máximo de 40g por refeição.

granola-tropical-de-banana-coco-e-chocolate

granola-tropical-de-banana-coco-e-chocolate

granola-tropical-de-banana-coco-e-chocolate

Granola tropical de banana, coco e chocolate

Fácil/ 35 a 40 minutos/ 1 frasco de 1l

[ Low Fodmap; sem lactose; sem glúten]

Ingredientes: (de preferência biológicos)

  • 2 chávenas de flocos de aveia inteiros e integrais;
  • 1 chávena de millet (milho painço) tufado ;
  • 1/2 chávena de coco ralado;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite;
  • 1/3 chávena de xarope de acér ou geleia de arroz ou mel;
  • 1/2 chávena de nozes;
  • 1/2 chávena de avelãs;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 1/2 colher de chá de mistura de 4 especiarias ou gengibre em pó (opcional);
  • 1/2 chávena de chips de banana frita;
  • 50g de chocolate negro (70%cacau) com coco e sementes de cânhamo  (receita abaixo) ou 25g de pepitas de chocolate;

Pré-aquecer o forno a 140ºC – 160ºC.

Num recipiente misturar a aveia, o coco, o millet tufado e as especiarias.

Numa liquidificadora ou batedeira misturar a banana, o xarope de acér e óleo de coco ligeiramente derretido. Misturar bem e adicionar à mistura de aveia e coco.

Depois de bem envolvidos os ingredientes secos e líquidos, pode-se colocar a mistura e espalhá-a uniformemente sobre um tabuleiro de ir ao forno.

Levar ao forno durante 25 a 30 minutos ou até mistura de aveia e coco ficar dourada e seca. Não esquecer de ir mexendo a mistura, 2 a 3 vezes durante a sua cozedura, para que esta fique com uma tostagem uniforme e evitar queimar-se.

Em simultâneo, pode-se levar também ao forno noutro tabuleiro, as avelãs e as nozes para que tostem ligeiramente. Em média ficarão 10 a 15 minutos no forno até verificar que a pele das avelãs sai facilmente e estas estão a ficar douradas. Deixa-se arrefecer ligeiramente e com a ajuda de um pano esfrega-se as avelãs para retirar toda a sua pele, caso tenham.

Quando a mistura de granola estiver arrefecida, adiciona-se as nozes e avelãs tostadas e picadas grosseiramente, a banana frita e os pedaços  de chocolate.

Colocar a granola num frasco hermético. E está pronta a degustar, assim simples como um snack, ou acompanhada com iogurte ou leite. Também podem utilizá-la como cobertura de gelados, sobremesas e papas de aveia.

Deve-se conservar num local seco e fresco e consumir durante o máximo de 2 semanas.

Notas:
1. Podem ajustar a quantidade de açúcar ao vosso gosto e também alterar para outro tipo de adoçante como o açúcar de coco ou stevia natural.
2. Podem utilizar outro tipo de chocolate ao vosso gosto. Aqui ficam mais algumas sugestões de receitas de chocolates.

 

granola-tropical-de-banana-coco-e-chocolate

Chocolate negro com coco e sementes de cânhamo

Fácil/ 10 a 15 minutos/ 50g de chocolate

[ Low Fodmap; sem lactose; sem glúten]

Ingredientes:

  • 50g de pepitas de chocolate negro (70%cacau);
  • 1 colher de sopa de manteiga de cacau;
  • 2 colheres de sopa de coco ralado;
  • 1 colher de sopa de sementes de cânhamo descascadas;

Colocar um tacho com água em lume brando e desligar quando a água começar a ferver.

Assentar sobre o tacho um recipiente próprio para banho-maria, sem que este toque na água e colocar o chocolate e a manteiga de cacau. Quando começar a derreter deve-se ter o cuidado de mexer suavemente para que se dissolvam rápido e sem que atinjam temperaturas acima dos 50ºC.

Retirar o recipiente do banho-maria e continuar a mexer até dissolver todos os grumos existentes e arrefeça um pouco. Caso seja preciso, colocar sobre um recipiente com água fria.

Quando estes estiverem bem incorporados, adiciona-se o coco e mexe-se até obter um chocolate cremoso mas moldável. Se necessário, coloca-se novamente em banho-maria para ficar mais moldável.

Colocar o chocolate sobre papel vegetal e espalhar até obter a espessura pretendida.

Decorar com as sementes de cânhamo. E deixar solidificar totalmente antes de o desenformar e cortar.

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e dicas sobre esta receita.

Boa semana!

Nutri.Healthy.Alex

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *