Que tal umas trufas de chocolate negro e avelã para surpreender alguém especial neste dia dos namorados?
Be my valentine? Je t’aime mon amour! …Amore mio….
Sim é um clássico receber chocolates nesta data! Mas quem não gosta de pelo menos comer um pequeno chocolatinho neste dia? Principalmente se forem feitos pela pessoa que gostamos e que teve o cuidado de dedicar o seu tempo a preparar-nos uma prenda saudável só para nós!
Ainda por cima estas trufas de chocolate negro e avelã, são cremosas, baixas em açucares e com um sabor rico e natural.
O que tem de especial?
Além de serem umas trufas saudáveis, baixas em açucares e muito nutritivas. Estas trufas de chocolate negro e avelã são também afrodisíacas! ou pelo menos deixa-nos mais bem humorados…
Não só pelas propriedades do cacau, que entre elas, tem a capacidade de aumentar a nossa hormona da boa disposição e do amor. (Podem saber mais e como fazer os vossos próprios chocolates neste artigo que escrevi.)
Mas também pela adição das especiarias como a canela, o gengibre e a pimenta caiena. Pois não só contêm propriedades anti-bacterianas e digestivas, como ajudam a aumentar a nossa circulação sanguínea e hormonal. O mesmo acontece com a Maca, este superalimento é um estimulante natural e afrodisíaco que ajuda principalmente as mulheres em menopausa a regular os seus níveis hormonais.
Trufas de chocolate negro e avelã
Fácil/ 30 minutos/ 20 a 25 trufas
[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Sem Açucares Refinados; Baixo em Frutose]
Ingredientes: (de preferência biológicos)
- 60g de manteiga de cacau ou 100g de chocolate negro (>70%cacau);
- 30g de cacau cru em pó;
- 80g de miolo de avelã;
- 1/2 chávena de leite de coco (150ml);
- 1 a 2 colheres de sopa de geleia de arroz ou mel;
- 1/2 colher de chá de canela (opcional);
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha (opcional);
- 1/2 colher de chá de gengibre (opcional);
- 1 colher de sobremesa de Maca (opcional);
- 1 pitada de sal;
Sugestões para a cobertura:
- 100g de chocolate negro (>70%cacau) + 1 colher de sopa de óleo de coco;
- miolo de avelã torrada;
- pitada de sal;
- coco ralado,
- cacau cru em pó.
Pré aquecer o forno a 180ºC. Colocar as avelãs num tabuleiro e levar ao forno cerca de 10 a 15 minutos até as avelãs começarem a torrar ligeiramente e ser mais fácil sair a sua pele. Retirar do forno e deixar arrefecer um pouco. Com a ajuda de um pano ou as mãos rolar as avelãs para retirar a sua pele.
Colocar as avelãs num processador e picar até obter uma farinha fina e húmida pela extracção dos seus óleos.
Quanto ao chocolate podem optar por comprar uma tabele de chocolate negro e derreter. Ou então fazer o vosso chocolate cru com a mistura da manteiga de cacau e cacau cru em pó. Em ambos os casos, basta colocar estes ingredientes numa tigela e levar a banho maria a derreter lentamente.
Quando o chocolate estiver praticamente derretido, adicionar o sal, as especiarias, a maca e a geleia de arroz ou mel.
Retirar do lume e misturando bem. Adicionar depois o leite de coco, preferindo apenas a parte sólida do leite na lata.
Por fim, adicionar à mistura, a avelã. Deixar arrefecer a mistura de chocolate antes de colocá-la no frigorífico pelo menos 2 a 3 horas para solidificar ou então deixar estar durante a noite.
Depois do creme ganhar uma consistência mais sólida e trabalhável, com a ajuda de uma colher e das mãos, formar pequenas bolas de trufas. Levar as trufas novamente ao frigorífico durante 30 minutos.
Decorar cada trufa com cacau cru, avelã torrada ou coco ralado. Basta colocar a cobertura num prato e rolar a trufa sobre ela.
Ou então podem fazer uma ganache de chocolate. Neste caso basta derreter chocolate negro com óleo de coco e se quiserem dar um ligeiro sabor de picante, adicionar uma pequena pitada de gengibre ou pimenta caiena em pó. Depois é só mergulhar as trufas na ganache e deixar o chocolate solidificar polvilhado com avelã torrada.
Guardar no frigorífico e consumir até ao máximo de 1 a 2 semanas se conseguirem resistir até lá.
Notas:
1. Podem ajustar a quantidade de adoçante ao vosso gosto ou alterar para outro tipo como o açúcar de coco ou xarope de açer.
2. Este creme de trufa é também uma óptima ganache para utilizarem como fondue de frutas. Podem optar por adicionar as avelãs ou não e depois basta colocar colocar no fondue para continuar quente. Acompanha bem com frutos vermelhos, banana, kiwi, pêra e maçã.
3. Esta receita é apta para quem segue a dieta Low Fodmap . Só devem limitar o consumo destas trufas a 4 unidades por refeição.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui nos comentários ou na página do Facebook.
Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!
Feliz dia de São Valentim!
Nutri.Healthy.Alex