Sopa de miso com quinoa e tofu


Nutritiva e desintoxicante, esta sopa de miso com quinoa e tofu é a refeição ideal para começar bem o dia cheio de energia ou acabá-lo no reconforto de um bom caldo que nutre e aquece a alma.

sopa de miso com quinoa e tofu

No inicio achei estranho consumir este caldo, mas depois de o provar, adorei o seu sabor e o reconforto que este deu ao meu estômago. No Japão  é normalmente utilizada como entrada para ajudar na digestão da refeição. E em casos de convalescença ou cansaço é recomendada mesmo ao pequeno almoço e jantar, uma vez que é considerada uma sopa regeneradora e cheia de energia para o nosso sistema digestivo.

Existem vários tipos de miso que podem ser adicionados à sopa, neste caso, utilizei o de cevada adicionada, por ser mais suave no sabor e na quantidade de sal. Uma colher de sopa de miso por pessoa basta para terem uma boa sopa, sem demasiado sal. Por norma, este caldo é bastante simples sendo apenas miso, um ou dois legumes e um pouco de tofu se desejarem. Mas nesta receita queria uma sopa mais consistente que fosse também uma boa opção para começar o dia com um pequeno almoço sem açúcar e rico em proteína. A adição da quinoa é uma óptima fonte de proteína e a cenoura é um legume doce que ajuda a saciar aquele desejo de doce logo pela manhã. Para o tofu, decidi condimentar e salteá-lo antes de o adicionar para dar mais sabor e riqueza à sopa.

Esta sopa de miso com quinoa e tofu, não só uma boa opção para quem quer começar o dia com energia sem recorrer ao açúcar ou café. Mas também para quem está a seguir a dieta low FODMAP ou que sofra de sensibilidade digestiva.

O que tem de especial?

Na tradição japonesa, o miso é sinónimo de saúde e longevidade. Por ser fermentado pelo menos um ano, tem uma grande quantidade de boas bactérias (probióticos) e enzimas que contribuem para a digestão da comida e eliminação dos resíduos e toxinas.

O miso é uma pasta de soja fermentada, rica em probióticos(enzimas)  e nutrientes como proteínas, vitamina B, zinco, magnésio e cobre. Contudo para não perder as boas propriedades destas enzimas nunca devem ferver o miso. Adicionem apenas no final da sopa. Utilizar o miso em vez do sal tradicional, permite alcançar uma série de benefícios, para além do sabor realçado que esta pasta fermentada tem.

As algas wakame são das algas com mais cálcio. Têm um sabor suave e são ricas em nutrientes que ajudam a ter uma pele mais bonita e a fortalecer o cabelo.

sopa de miso com quinoa e tofu

Sopa de Miso com Quinoa e Tofu

Fácil/ 30 minutos/ 2 a 3 pessoas

[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Baixo em Frutose]

Ingredientes: (de preferência biológicos)

  • 1 alho francês pequeno (parte branca);
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 2 colheres de sopa de algas wakame;
  • 70g de quinoa;
  • sal e pimenta q.b.;
  • 2 a 3 colheres de sopa de pasta de miso de cevada;
  • 1 cenoura pequena;
  • 1l de água quente (dependendo da consistência que desejam);
  • 150g de croutons de tofu (receita abaixo);
  • 2 colheres de chá de sementes de sésamo ou gomásio;
  • salsa ou outra erva aromática a gosto.

Cortar as algas wakame em tiras muito finas e colocar de molho em água pelo menos 10 minutos.

Lavar bem a quinoa e colocá-la num tacho ao lume com o dobro de água. Deixar cozer 10 a 15 minutos até que esteja cozida. Retirar do lume e escorrer bem.

Descascar e ralar a cenoura e cortar o alho francês em rodelas finas.

Num tacho para fazer a sopa, colocar o azeite, o alho francês e uma pitada de sal. Deixar alourar um pouco e adicionar a água quente. Juntar a cenoura e as algas. Deixar cozer durante 5 a 10 minutos até que os legumes estejam cozidos.

Adicionar a quinoa e esperar cozer mais 2 a 3 minutos antes de apagar o lume.

Por ultimo, retirar uma concha do caldo quente para uma tigela e juntar a pasta de miso. Mexer bem para desfazer a pasta completamente. Adicionar novamente o caldo à sopa, envolver bem e deixar descansar 5 minutos. Provar e rectificar os temperos, caso necessite adicionar mais um pouco de miso ou sal.

Servir a sopa quente com as sementes de sésamo e a salsa picada no topo e os croutons  de tofu quentes  sobre cada prato de sopa.

Notas:
1. Podem fazer a sopa de miso no dia anterior e no dia seguinte aquecer um pouco sem deixar ferver. O tofu aconselho é fazer sempre na hora para ser mais crocante.
2. Podem adicionar outro tipo de legumes como nabo, couve bok choy ou abóbora.

Croutons de Tofu

Fácil/ 15 minutos/ 1 chávena

[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Baixo em Frutose]

Ingredientes: (de preferência biológicos)

  • 150g de tofu firme;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1/2 colher de chá de açafrão das índias ou curcuma;
  • pimenta e gengibre em pó q.b.;
  • 1 colher de sopa de tamari ou molho de soja.

Enxugar e drenar bem a água do tofu. Cortar o tofu em pequenos cubos com menos de 1cm. Temperar com as especiarias e o tamari ou molho de soja. Deixar a absorver os temperos durante pelo menos 30 minutos.

Aquecer uma frigideira com o azeite. Adicionar os pedaços de tofu e saltear os pedaços durante 5 a 10 minutos para que fiquem ligeiramente tostados e um pouco crocantes.

sopa de miso com quinoa e tofu

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui nos comentários ou na página do Facebook. 

Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!

Boa semana. Boa comida. Boa energia.

Nutri.Healthy.Alex

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *