Tortilha de Batata e Alho francês


Tortilha de batata e alho francês, uma receita básica, mas que pode tornar-se numa refeição muito nutritiva e reconfortante.

tortilha de batata e alho francês

Batata, alho francês e ovo transformaram o meu jantar sem inspiração numa refeição saborosa e reconfortante. Neste caso fiz uma tortilha de batata e alho francês reinventada, aonde misturei a receita de rosti de batata com omelete. Para a receita de tortilha tradicional é preciso ter a batata já cozida previamente, mas o que eu queria ter era uma omelete de batata rápida de fazer. Por isso, fiz uma pequena batota, descasquei a batata para ralar e saltear como num rosti e depois foi só adicionar o ovo batido. Numa questão de poucos minutos tinha uma tortilha quentinha e diferente para saborear.

E que espero que possa servir de inspiração para aqueles dias em que chegamos a casa, cansados e sem saber o que cozinhar e comer.

O que tem de especial?

Para além de ser rápida e fácil de fazer, esta tortilha de batata e alho francês é uma boa opção para uma refeição nutritiva e saudável para toda a família. Mesmo para quem segue uma dieta baixa em fodmaps pode consumir esta tortilha, uma vez que é feita com alimentos com um reduzido conteúdo de fodmaps.

A batata é um alimento versátil no modo de cozinhar e combina bem com diferentes sabores. É conhecida por ser um alimento bastante nutritivo constituído por hidratos de carbono e nutrientes complexos como as fibras, vitaminas B e C e o potássio. Sendo recomendada comer para auxiliar na manutenção do bom funcionamento do intestino e aliviar a obstipação.

O alho francês pertence à família da cebola e alho, tendo algumas propriedades e sabor semelhantes, que o fazem ser um óptimo substituto destes. É rico em vitaminas A e C, potássio, cálcio e fósforo. E é conhecido pelas suas propriedades diuréticas que ajudam na retenção e eliminação de resíduos, assim como, na eliminação do ácido úrico no caso de gota.

Tortilha de batata e alho francêsTortilha de batata e alho francêsTortilha de batata e alho francês

Tortilha de Batata e Alho francês

Fácil / 20min. / 1 a 2 pessoas

[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose / Sem Açúcares Refinados]

Ingredientes (de preferência biológicos):

  • 2 batatas pequenas;
  • 2 colheres de sopa de farinha de milho;
  • 1/2 alho francês pequeno;
  • 1 a 2 colheres de sopa de manteiga ghee ou azeite;
  • 1 ovo;
  • salsa fresca q.b;
  • 1 pitada de pimenta preta e noz moscada;
  • 1/2 colher de chá de mistura de ervas de Provença (opcional);
  • Tomate cherry e rúcula (opcional);
  • sal;

Lavar e descascar as batatas. Colocar de molho em água fria por 5 minutos.

Escorrer as batatas e ralar num ralador, retirado o excesso de água. Colocar numa taça e adicionar a farinha de milho, a pimenta, a noz moscada e as ervas secas. Misturar bem e reservar.

Numa tigela, bater o ovo com uma pitada de sal e pimenta e adicionar a salsa picada. Cortar o alho francês em rodelas pequenas e finas.

Colocar ao lume uma frigideira pequena com ghee e o alho francês. Temperar com sal e deixar refogar até o alho francês começar a ficar cozido e translucido. Adicionar a batata ralada e misturar bem. Deixar saltear os vegetais durante alguns minutos, mexendo sempre para não deixar agarrar.

Quando a batata começar a ficar cozida e moldável, começar a espalhar a mistura pela frigideira pressionando com a ajuda das costas da colher para que a mistura comece a ganhar a forma de uma panqueca. Deixar cozinhar até começar a ficar com o fundo dourado e ligeiramente tostado.

Com a ajuda de uma espátula ou um prato raso virar a tortilha de batata para cozer do outro lado. E colocar por cima a mistura do ovo batido, espalhando bem para que cubra toda a tortilha. Partir dois ou três tomates cherry em pedaços e colocar também no topo.

Pode-se deixar cozer assim até que o fundo da tortilha de batata fique dourado e a seguir virar novamente com a ajuda de um prato para cozer completamente a parte do ovo. Ou então, levar ao forno a cozer o topo da tortilha, caso a frigideira seja de material resistente para ir ao forno.

Servir a tortilha de batata e alho francês ainda quente, acompanhada de rúcula e tomate cherry salteado ou outro tipo de salada a gosto.

1.Podem substituir o tomate que foi adicionado aquando o ovo por um pouco de presunto, chouriço ou queijo para variar e enriquecer o sabor da tortilha.
2.Quem preferir o processo tradicional de execução para esta tortilha de batata e alho francês podem utilizar restos de batata previamente cozida e adicionar em conjunto com o ovo batido.

Tortilha de batata e alho francês

Esta tortilha de batata e alho francês pode ser consumida durante a dieta Low FODMAP, desde que seja limitado o consumo de alho francês só à sua parte verde.

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui nos comentários ou na página do Facebook. 

Uma boa semana cheia de boas energias e harmonia!

Nutri.Healthy.Alex

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.