Rabanadas saudáveis com compota de citrinos


É uma versão mais saudável das tradicionais rabanadas a que adicionei uma compota de citrinos para me despedir em grande deste inverno.

rabanadas-com-compota-de-citrinos

Apesar de ser uma receita tradicional do Natal e que eu adoro fazer nessa época. Acho que as rabanadas são também uma boa solução para aproveitar e dar uma nova vida aos restos de pão que temos em casa já alguns dias. Neste caso prefiro fazer uma versão mais saudável para que possa usufruir sem remorsos e com mais frequência. Acaba por ser uma receita muito versátil e económica que podemos fazer como sobremesa ou mesmo para um pequeno almoço ou um brunch.

Porque é mais saudável?

Ao contrário da receita tradicional, estas rabanadas saudáveis com compota de citrinos não são fritas e imersas numa grande quantidade de óleo. Também não são colocadas no forno como ultimamente se tem visto fazer. Já experimentei, mas acho que no forno acabam por ficar muito secas e pouco crocantes. O método que eu utilizo é quase tipo tostar, ou seja, fritar sem as submergir em óleo. É parecido com o que se faz com as french toast (receita francesa muito utilizada pelos americanos). Foi a solução que acabou por ter melhores resultados, pois evito obter uma rabanada demasiado oleosa, mas continuo a manter a humidade e  cozedura que gosto ter numa rabanada.

A segunda grande diferença é o pão utilizado. Hoje em dia, temos uma enorme variedade de pães disponíveis que resultam bem numa boa rabanada,  sem que estejam carregados de açucares e aditivos. Basicamente o essencial é que tenha um miolo esponjo para absorver bem a mistura de ovos e que seja rijo para não se desfazer durante a execução da receita. Por isso não há desculpa para não optar por um pão mais saudável, como o integral e de fermentação natural. Neste caso escolhi um pão de espelta integral, que apesar de ter glúten, tem um grão bastante saboroso e nutritivo. É uma boa opção para a dieta pobre em FODMAPs.

Quanto à compota, achei interessante acompanhar estas rabanadas com um doce de citrinos cheios de vitamina C para ajudar a curar a minha constipação. É uma compota mais liquida e com pouco açúcar. Por isso, decidi adicionar as sementes de chia para obter um pouco mais de consistência. No seu sabor destaca-se a acidez característica dos citrinos e como apenas utilizei geleia de arroz, este sabor ainda é mais intenso. Mas para quem não é muito adepto, tem sempre a alternativa de utilizar outro tipo de compota ou simplesmente acompanhar as rabanadas com fruta e xarope de ácer. Fica delicioso!

Rabanadas saudáveis com compota de citrinos

Rabanadas saudáveis com compota de citrinos

Fácil/ 25 minutos/ 2 pessoas

[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Sem Açucares Refinados; Baixo em Frutose]

Ingredientes: (de preferência biológicos)

  • 3 a 4 fatias com 1,5cm a 2cm de espessura de pão de espelta integral (de preferência já com 2 ou 3 dias de idade);
  • 2 ovos;
  • 120 ml de leite de vegetal (usei amêndoa) ou leite sem lactose;
  • 1/2 colher de sobremesa de canela em pó;
  • 1/2 colher de chá de baunilha em pó;
  • raspa de 1/2 limão ou laranja;
  • compota de citrinos (receita abaixo);
  • 1 clementina;
  • azeite ou óleo de coco q.b.

Numa tigela misturar bem os ovos previamente batidos, o leite, a canela, a baunilha e a raspa.

Distribuir as fatias de pão numa travessa e regar bem com a mistura dos ovos e leite. Deixar durante 5 minutos de molho para que as fatias absorvam bem a mistura.

Entretanto, levar uma frigideira anti-aderente a lume médio. Para garantir que as fatias não agarram à frigideira, colocar uma colher de sopa de azeite ou óleo de coco, enquanto esta aquece e espalhar bem com a ajuda de papel de cozinha.

Com a frigideira bem quente, dependendo do seu tamanho, colocar uma ou mais fatias de pão a fritar. Deixar cozer bem durante 3 a 4 minutos até a fatia começar a ficar bem dourada e fácil de virar ao contrario com a ajuda de uma espátula. Deixar cozer mais 2 a 3 minutos no outro lado. Retirar a rabanada para um prato e reservar.

Repetir o passo anterior até fritar todas as fatias de pão.

Consumir as rabanadas mornas ou já frias regadas com a compota de citrinos e a clementina cortada em pequenos pedaços.

Ou, se preferirem as rabanadas simples, podem omitir a compota e polvilhar apenas com um pouco de açúcar e canela em pó. Também podem fazer em maior quantidade para irem consumido até ao máximo de três dias.

Nota 1: Para quem está a seguir a dieta Low FODMAP é aconselhável que o pão de Espelta seja feito através de fermentação natural e sem aditivos. E mesmo que não estejam a seguir esta dieta, aconselho a preferirem pão feito através da fermentação natural e farinha integral. Não tem aditivos e o seu sabor é mais intenso e incomparavelmente melhor.
Nota 2: Apesar de poderem fazer a compota em simultâneo com as rabanadas. Aconselho fazerem  a compota no dia anterior a consumi-la. Desta forma vão optimizar o vosso tempo e deixar a compota ganhar melhor consistência e sabor.

compota-de-citrinos

Compota de citrinos

Fácil/ 15 a 20minutos

[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Sem Açucares Refinados; Baixo em Frutose]

Ingredientes: (de preferência biológicos)

  • raspa e sumo de 1 laranja grande;
  • 1 clementina;
  • raspa de 1/2 limão;
  • 3 colheres de sopa de geleia de milho ou outro adoçante;
  • 1 pau de canela
  • 1 colher de sopa de sementes de chia (opcional);

Levar um tacho a lume brando com a raspa* e sumo da laranja, a canela, a geleia de milho e a raspa* de limão. Deixar a reduzir durante 5 a 10 minutos.

Adicionar depois a clementina descascada e cortada em pequenos pedaços. E as sementes de chia, deixando ao lume brando durante mais 5 a 10 minutos a ganhar maior consistência.

Antes de retirarem do lume, provem a compota e verifiquem a sua acidez. Podem sempre adicionar mais uma ou duas colheres do adoçante para a rectificarem ao vosso gosto.

Deixar arrefecer e reservar no frigorífico até ao máximo de 1 semana.

Nota 1: * Para a raspa da laranja e limão, evitem a parte branca da casca, pois esta irá dar um sabor mais amargo à compota.

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui nos comentários ou na página do Facebook. 

Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!

Boa semana. Boa comida. Boa energia.

Nutri.Healthy.Alex

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *