Uma mousse de cacau pouco tradicional, mas muito crocante e com um sabor intenso a chocolate! É uma sobremesa para comer sem remorsos, uma vez que não tem açucares refinados e é 100% vegetal, o que é ideal para quem tem intolerâncias alimentares.
Para quem já segue o blogue à algum tempo, já sabe que eu adoro chocolate. E claro não podia deixar acabar este últimos dias de calor sem fazer uma sobremesa fresca e com muito cacau. É uma receita muito fácil de fazer e com apenas três ingredientes base: o trigo sarraceno, o cacau e a banana.
Digo que é uma sobremesa, mas esta mousse de cacau com banana e trigo sarraceno pode ser muito versátil. Podem usar como recheio de bolos e outros doces. Ou fazer como eu, consumi-la ao pequeno almoço e lanches como creme de barrar nas tostas e cobrir com fruta. Ou adiciona-la aos batidos e papas de aveia como topping.
Experimentem! O ideal será consumi-la bem fresca!
O que tem de especial?
O cacau cru, como não é processado nem torrado, é rico em antioxidantes que são poderosos no combate e prevenção dos problemas cardiovasculares e do Alzheimer. Também é conhecido por ser um excelente estimulante da produção das famosas endorfinas que estimulam o nosso bom humor e a sensação de bem-estar.
A banana, além de dar a cremosidade e doçura à mousse. É muito benéfica para o sistema digestivo, facilitando o seu normal funcionamento através da sua fibra (pectina) que ajuda o organismo a eliminar toxinas. A banana é rica em nutrientes como a vitamina B6, zinco, ferro, ácido fólico e cálcio, bem como, o conhecido potássio que ajuda a prevenir as cãibras.
O trigo sarraceno ou mourisco é um pseudo cereal bastante nutritivo e energizante e que é bom a ajudar a combater a tensão arterial e aterosclerose. Utilizei-o nesta mousse de cacau para dar-lhe mais consistência e textura. Por outro lado, não contém glúten e é rico em proteínas e ferro. Tem também a particularidade de conter teores elevados de um flavenóide chamado de rutina que fortalece e tonifica as paredes dos vasos capilares.
As especiarias sugeridas têm a função de intensificar os sabores da mousse de cacau. Contudo são excelentes auxiliares para a digestão e regulação dos níveis de açúcar.
Mousse de Cacau com Banana e Trigo Sarraceno
Fácil/ 15 minutos/ 1 a 2 pessoas
[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Sem Açucares Refinados; Baixo em Frutose]
Ingredientes: (de preferência biológicos)
- 1/3 chávena de sementes de trigo sarraceno;
- 1 banana grande ou 2 pequenas bem maduras;
- 2 colheres de sopa de cacau cru em pó;
- 1 colher de sopa de sumo de limão (opcional);
- 1 pitada de flor de sal;
- 1 colher de café de canela (opcional);
- 1/2 colher de café de gengibre em pó (opcional);
- 1 pitada de pimenta preta (opcional);
- 1 pitada de noz moscada (opcional);
- 3 colheres de sopa de pepitas de cacau cru ou chocolate negro;
- Figos, framboesas e sementes de canhamo q.b. para decorar (opcional).
Na noite anterior, colocar as sementes de trigo sarraceno de molho em água filtrada durante toda a noite ou no mínimo demolhar durante 8 horas. Escorrer a água e lavar muito bem o trigo sarraceno até que a agua saia limpa e as sementes não apresentem goma.
Colocar o trigo sarraceno, a banana, o sumo de limão, o cacau, o sal e as especiarias num liquidificador ou robô de cozinha. Bater todos os ingredientes até obter um creme. Caso desejem, podem ajustar a sua consistência adicionando um pouco de água filtrada ou leite.
Também podem ajustar a doçura da mousse adicionando um pouco de geleia de arroz, mel ou outro adoçante ao vosso gosto.
Por ultimo, adicionar as pepitas de chocolate e triturar poucos segundos para que a mousse fique crocante com os pedaços de chocolate.
Guardar pelo menos 1 hora no frigorífico antes de servir. Pode-se conservar no frigorífico até o máximo de 2 a 3 dias.
Decorar com os vossos toppings favoritos. Sugiro acompanhar com fruta fresca e frutos secos tostados, mas podem servir com cacau e canela em pó, granola, sementes tostadas ou compotas.
Notas:
1. Apesar de usar o cacau cru devido aos benefícios que falo aqui, caso não tenham oportunidade, podem sempre substituir por outro tipo de chocolate ao vosso gosto.
2. A adição das especiarias e suas quantidades é opcional e podem ser substituídas por outras ao vosso gosto. Também podem optar por usar a receita da mistura de cacau e especiarias em vez das 2 colheres de cacau. É uma pré mistura que funciona muito bem neste caso.
Esta mousse de cacau com banana e trigo sarraceno é uma boa opção para consumir durante a dieta Low FODMAP desde que seja apenas consumida até um máximo de 4 a 5 colheres de sopa por refeição. Pode-se adicionar alguns topping sugeridos, desde de que sejam alimentos baixos em fodmaps.
Espero que gostem e fico a aguardar as vossas dúvidas e sugestões aqui nos comentários ou na página do Facebook.
Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!
Boa semana. Boa comida. Boa energia.
Nutri.Healthy.Alex