Leituras de fim de semana: receitas e dicas para uma comida natural 1


O livro sobre comida natural e alguns truques para ter batidos verdes sempre à mão.

receitas e dicas para uma comida natural

Natural  é o livro que sugiro para as leituras de fim de semana deste mês de Junho.

Este livro da Joana Alves ajuda a desmitificar alguns mitos sobre a nutrição vegetariana e a servir de guia para uma alimentação mais saudável e natural.  Conhecida pelo seu blogue aonde relata a sua paixão pela cozinha vegetariana, Joana Alves apresenta um livro de comida natural cheio de receitas apetitosas e com fotografias fantásticas.

Mesmo para quem não pretende ser vegetariano, este livro continua a ser uma ajuda para adoptar uma alimentação mais rica e diversificada, com menos alimentos processados e a introdução de alimentos vegetais mais benéficos para o nosso organismo e que podem fazer-nos sentir muito melhor.

Além das receitas deliciosas que demonstram como é simples cozinhar e fazer receitas base para substituir alguns dos alimentos mais processados como os iogurtes, pães, snacks e doces. O livro Natural apresenta também dicas e truques de como cozinhar ou substituir alimentos que nos causam algumas intolerâncias ou podem ser mais difíceis de digerir. Receitas como os leites vegetais para intolerantes à lactose ou como fazer legumes fermentados cheios de próbioticos naturais que ajudam a proteger o nosso sistema imunitário.

Acaba por ser um livro de comida natural com receitas que abrangem diversos tipos de alimentação vegetariana, incluindo a germinação das sementes. Um processo interessante principalmente para quem fica mais sensível ao consumir leguminosas. Pois a germinação das sementes permite eliminar os inibidores de enzimas que dificultam a digestão destes alimentos e a absorção dos seus nutrientes. O que é uma boa opção para quem siga uma dieta pobre em Fodmap, uma vez que dependendo da sua intolerância, pode ser uma forma de conseguir ingerir leguminosas sem sofrer o consequente inchaço e flatulência.

receitas e dicas para uma comida natural


Outros artigos interessantes…

Continuando o tema da alimentação saudável e natural, queria ainda partilhar este artigo em que ensina três dicas para terem sempre batidos verdes disponíveis a consumir, mesmo naqueles dias em que acordamos de manhã sem tempo para sequer tomar o pequeno almoço. Por isso já não há desculpas, são rápidos de fazer, fáceis de digerir, super frescos para o verão e cheios de vitaminas, fibras e energia.

# Dica 1: Faça antecipadamente os batidos já para toda a semana e congele. Assim basta retirar na noite anterior e guardar no frigorífico para beber logo de manhã ao pequeno almoço ou retirar de manhã do congelador para ir consumido ao longo da manhã ainda super fresquinho. Claro que vai haver alguma perda de nutrientes relativamente a ingerir-lo acabo de fazer, mas mesmo assim continua a ser uma boa opção.

# Dica 2: Corte e prepare os ingredientes para vários batidos, divida em embalagens para cada dia e congele. De manhã basta retirar do congelador e colocar na liquidificadora adicionando algum liquido. Fica delicioso e fresco para o verão, podendo-se adicionar ainda alguns toppings como granola e fruta para comer à colher como fosse um gelado.

# Dica 3: Limpe a liquidificadora em menos de 1 minuto. Pode ser bastante desmotivador estar sempre a desmontar e a perder tempo a lavar o jarro da liquidificadora. Mas agora pode ser super rápido com este truque. Depois de fazerem o batido, só têm que logo de seguida encher o jarro com um pouco de água e liquidificar alguns segundos. Deitem a água fora, passem novamente por água limpa só para retirar algum resto de agua suja que ficou e já está pronto para utilizar.

Espero que gostem das minhas sugestões de leitura e que vos ajude a adoptar algumas soluções de comida natural com menos alimentos processados. Mesmo que sejam pequenos passos de cada vez, poderão ser bastante benéficos para a vossa saúde.

E continuem a acompanhar as minhas dicas e receitas para substituir os alimentos que nos podem causar algumas intolerâncias ou possam ser mais difíceis de digerir. Que tal falar-vos mais sobre o processo de germinação das sementes? 

Não hesitem em enviar as vossas dúvidas e sugestões!

Boa continuação do vosso fim de semana!

 

 


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

One thought on “Leituras de fim de semana: receitas e dicas para uma comida natural