Filetes de Peixe com molho de mostarda e batata-doce


Filetes de Peixe com molho de mostarda e batata-doce, uma receita simples e equilibrada, que é um perfeito exemplo de como é possível ter uma receita deliciosa, baixa em Fodmaps e fácil de digerir pelo nosso sistema digestivo.

Hoje trago-vos uma pequena amostra de uma das receitas que podem encontrar no Plano de 3 dias baixo em Fodmaps. Pois quando somos confrontados com a lista de alimentos Fodmaps a eliminar, podemos ficar assustados com a mudança de alimentação que temos de fazer. Mas na verdade, embora tenhamos de abdicar temporariamente de alimentos que gostamos de comer diariamente, isto não significa que a nossa alimentação neste período tenha de ser monótona, difícil de fazer e seguir ou sem grande sabor. Às vezes, basta apenas fazer algumas pequenas alterações nas receitas que já estamos habituados a comer. E porque não, aventurar-nos a conhecer outros ingredientes que até vamos ficar surpreendidos com o seu sabor?

Esta receita de filetes de peixe com molho de mostarda e batata-doce é bom exemplo disso. De como podemos ter uma dieta saudável e amiga do nosso sistema digestivo, sem ter que ser sempre peixe cozido com batata e grelos. Também gosto, mas comer isso todos os dias é difícil. Neste caso, basta adicionar um molho de especiarias e variar para uma batata doce assada com legumes que a nossa refeição ganha um novo alento, não é? E o trabalho e tempo de preparação acaba por ser o mesmo!

Outra da coisa que facilita a mudança para uma alimentação mais equilibrada para o nosso corpo, é definir receitas e menus semanais para ajudar a simplificar este processo. Se quiserem, podem ver mais sobre este assunto no ebook do Plano de 3 dias baixo em Fodmaps.

Mas agora vamos lá ver a receita!

Filetes de peixe com molho de mostarda e batata-doce

O que tem de especial?

O peixe é um boa fonte de proteína e, no caso do peixe gordo, uma das melhores fontes da gordura boa, o ómega 3, que é essencial para a nossa saúde e bem estar. Embora o seu consumo esteja a ser mais moderado devido ao risco da extinção de algumas espécies ou à sua contaminação pela poluição (mercúrio). Isto não quer dizer que não possamos comer peixe algumas vezes, de preferência de variedades mais saudáveis, proveniente de captura sustentável e sem ser de viveiro (como cavala, sardinha, carapau, bacalhau e pescada).

Qaunto à batata doce é um legume muito versátil de utilizar na nossa alimentação e cheio de energia de ingestão lenta. Bem como, proteína, cálcio, vitaminas C e E, mas sobretudo o betacaroteno que a torna um poderoso alimento anti-cancerígeno.

 

Filetes de Peixe com Molho de mostarda e Batata-doce

Fácil / 45min / 2 pessoas

[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose / Sem Açúcares Refinados]

Ingredientes (de preferência biológicos):

  • 2 filetes de peixe ou pescada congelados;
  • 1 batata doce grande;
  • 1 molho de grelos ou nabiças (500g);
  • 1 colher de sopa de gomásio de sementes (opcional);
  • 1 colher de chá de curcuma ou açafrão das índias;
  • 1+1/2 colher de chá de paprika;
  • 1 colher de sopa de mostarda Dijon;
  • 6 colheres de sopa de azeite;
  • 2 colheres de sopa de vinagre de sidra;
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão;
  • 1 colher de chá de canela;
  • Azeitonas pretas e sementes de girassol para decorar.

Preparar o molho misturando a mostarda, 4 colheres de azeite, o vinagre, o sumo de limão e sal a gosto.

Colocar os filetes previamente descongelados numa travessa. Temperar com o açafrão, ½ colher de paprika, pimenta e metade do molho de mostarda. E polvilhar os filetes com o gomásio de sementes. Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 a 30 minutos.

Descascar a batata-doce e cortar em pequenos cubos. Colocar numa travessa e temperar com sal e pimenta a gosto, 1 colher de paprika, a canela e 2 colheres de sopa de azeite.
Assar no forno em conjunto com o peixe durante cerca de 25 minutos até a batata estar completamente assada.

Entretanto, levar uma panela de água quente ao lume com os grelos para cozer-los na água ou a vapor. Escoar bem antes de servir.

Servir os grelos com o filete de peixe e a batata-doce assada, temperando o prato com o restante molho de mostarda e decorar com as azeitonas e sementes de girassol tostadas.

Filetes de peixe com molho de mostarda e batata-doce

Estes filetes de peixe com molho de mostarda e batata-doce podem ser consumidos durante a dieta Low FODMAP, aliás fazem parte do menu do Plano de 3 dias baixo Fodmaps que podem descarregar no seguinte link.

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook. 

Um bom fim de semana cheio de energia saudável!

Nutri.Healthy.Alex

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *