Bolachas de Batata doce 2


Estas bolachas de batata doce são o doce perfeito e saudável para oferecer no dia de todos os santos ou até mesmo para quem gosta de celebrar o halloween.

bolachas de batata doce

Nesta altura, é tradição oferecer as deliciosas broas de batata doce com frutos secos. Para mim, são o anuncio que a época natalícia se aproxima e servem de conforto para aquecer a alma do frio intenso que começa a sentir-se. Embora ainda não seja esse o caso este ano, quis na mesma  celebrar esta época fazendo um doce diferente de batata doce. Fugi um pouco às tradicionais receitas de broas ou bolinhos de frutos secos e fiz estas bolachas de  batata doce para oferecer no dia do pão de deus.

Acabam por ser uma receita deliciosa para crianças e adultos, muito natural e sem glúten ou açucares refinados.

O que tem de especial?

Estas bolachas de batata doce são um snack muito versátil e nutritivo para utilizar na alimentação de miúdos e graúdos.  É um doce saudável só com açucares naturais e cheio de energia de ingestão lenta que ajuda a controlar os picos de fome. Ao conter batata doce, aveia, coco e amêndoa, estas bolachas, são uma fonte saudável de proteína, fibra, hidratos de carbono, gorduras saudáveis, cálcio e vitaminas que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e a nutrir o nosso corpo.bolachas de batata docebolachas de batata doce

Bolachas de Batata doce

Fácil / 30min. / 10 a 12 bolachas

[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose / Sem Açúcares Refinados]

Ingredientes (de preferência biológicos):

  • 1 chávena de puré de batata doce cozida;
  • 6 colheres de sopa de coco ralado;
  • 4 a 5 colheres de sopa de açúcar de coco ou geleia de arroz;
  • 1+1/2 chávena de flocos de aveia grossos;
  • 1/4 chávena de farinha de amêndoa;
  • 1/2 chávena de passas;
  • 1/2 colher de chá de canela;
  • 1/2 colher de café de baunilha (opcional);
  • 1 colher de sopa de raspa de laranja ou limão (opcional);
  • 1 pitada de sal (opcional);

Colocar numa tigela os flocos de aveia com a farinha de amêndoa, a canela, o coco e as passas.

Misturar a batata doce com a pitada de sal, a geleia de arroz, a baunilha e raspa de laranja num processador de alimentos. E adicionar esta mistura aos ingredientes secos, envolvendo bem para obter uma massa consistente e moldável. Caso esteja muito liquida, adicionar um pouco mais de coco ou aveia.

Com a ajuda de uma colher ou com as mãos, moldar pequenos pedaços de massa em forma de bolachas com uma espessura de 1 a 2 cm. Colocar as bolachas de batata doce num tabuleiro rectangular pequeno e forrado com papel vegetal. E levar ao formo pré-aquecido a 180ºC durante a 20 minutos ou até que a massa fique cozida e comece a dourar ligeiramente.

Retirar do forno e deixar arrefecer completamente antes de tirar as bolachas do tabuleiro.

Guardar num recipiente hermético e local fresco. Aconselha-se a consumir estas bolachas de batata doce até ao máximo de 1 semana.

A minha sugestão: Derreter um pouco de chocolate negro e salpicar ou cobrir o topo destas bolachas com o chocolate e canela em pó.

Notas:
1.A quantidade da geleia de arroz pode ser adicionada a gosto ou substituída por outro adoçante como xarope de ácer ou outro a gosto.
2.Se não quiserem utilizar o coco ralado podem substituí-lo por aveia ou outra farinha a gosto.

bolachas de batata doce

Estas bolachas de batata doce podem ser consumidas durante a dieta Low FODMAP, desde que seja limitado o seu consumo a 1 a 2 bolachas por dia.

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook. 

Um bom feriado, cheio de energia saudável!

Nutri.Healthy.Alex


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 thoughts on “Bolachas de Batata doce

  • Ana Lança

    Olá!
    Estou a adorar o seu site 🙂 Obrigada por partilhar toda esta informação que pode ajudar e beneficiar tantas pessoas <3
    Tenho uma dúvida: eu não tolero a aveia (mesmo a sem gluten), pode indicar-me um bom substituto? Será que o millet funciona?
    Obrigada 🙂

    • Alex Post author

      Olá Ana!
      Obrigada pelo seu comentário!
      Confesso que ainda não experimentei substituir a aveia nas bolachas de batata doce, porque adoro-as assim. Mas penso que o millet cozido ou outros flocos como os de quinoa ou arroz podem ser uma boa ideia para experimentar. Pode também adicionar só metade da quantidade com millet e compensar o resto com mais coco e amêndoa.
      Experimente e depois diga-me como ficou!
      Aconselho apenas a rectificar os sabores, talvez precise um pouco mais de adoçante ou alterar um pouco as quantidades. Adicione o millet ou outros flocos, mas pouco a pouco, para ir verificando a consistência e coesão da massa que precisa para moldar em bolachas…

      Beijinhos,
      Alex