Creme de Arroz doce e Chai, é uma óptima forma de começar o dia, numa refeição doce e leve de digerir que reconforta o estômago e deixa-nos cheios de energia para enfrentar os desafios.
No Inverno, iniciar o dia com um pequeno almoço quentinho e reconfortante é a melhor forma de preparar o nosso corpo para o frio e outros desafios ao longo do dia. Começar o dia com um arroz doce pode até parecer demasiado guloso e exagerado. Mas esta receita não é bem um arroz doce tradicional e sim umas papas de arroz deliciosas para adoçar a boca e nutrir o corpo.
Este creme de arroz doce e chai é mais uma das boas opções que faço para comer ao pequeno almoço ou lanche, nesta altura do frio. Mas se preferirem sabores mais tradicionais podem sempre fazer a minha recita de papas de aveia instantâneas ou as papas de trigo sarraceno com golden milk.
As papas quentes permitem-nos fugir um pouco ao habitual pequeno almoço de pão com queijo e café. Eu sei que muitos de nós adoram a torrada com café ou não temos muito tempo e paciência para variar de pequeno almoço. Mas a verdade é que quando estamos doentes ou com o sistema digestivo mais sensível, a torrada e o café não é o mais indicado. O que precisamos é de nutrir-nos e ajudar o nosso organismo a reabilitar-se.
O que tem de especial?
Este creme de arroz doce e chai é uma refeição simples, nutritiva e fácil de digerir pelo nosso organismo. O que é bom para períodos de convalescença ou quando o nosso fogo digestivo está mais em baixo.
Segundo a medicina ayurvédica, o arroz é um cereal nutritivo e saciante. Por outro lado a adição do Chai, um chá de especiarias muito consumido na Índia e que faz parte dos seus costumes, como nós temos com o café, para nos dar energia. O Chai permite ajudar o nosso fogo digestivo a digerir melhor o creme de arroz e, devido a conter especiarias quentes, ajuda também a aquecer o nosso corpo. Assim, ao juntá-lo ao creme de arroz, tornam-se numa refeição quente e nutritiva, mas leve de digerir. Com a vantagem de conter apenas açúcar natural e em quantidade pouco significativa, uma vez que o próprio arroz e as especiarias têm um sabor doce.
A receita de Chai que indico abaixo é uma receita muito simples que apenas leva gengibre e cardamomo, para que seja bem absorvida e tolerada pelo nosso sistema digestivo. Podem adicionar outras especiarias ao vosso gosto, contudo não aconselho muitas especiarias nos casos de sofrerem de problemas digestivos ou estarem debilitados.
Por último, quis que este creme de arroz doce e chai fosse uma receita rápida e fácil de fazer para podermos usufruir-la num pequeno almoço de semana. Uma vez que em poucos minutos podemos fazer o Chai e aproveitar os restos de arroz cozido de outra refeição para fazermos este creme de arroz doce e chai, tal como faríamos umas papas normais de aveia.
Creme de Arroz doce e Chai
Fácil / 15min. / 2 a 3 pessoas
[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose / Sem Açúcares Refinados]
Ingredientes (de preferência biológicos):
- 1 chávena de arroz integral cozido;
- 1 chávena de chá Chai (ver receita abaixo) ou 1 saqueta de chá Chai de compra;
- 1/2 a 1 chávena de leite sem lactose ou leite de amêndoa;
- 2 a 3 colheres de sopa de açúcar de coco ou geleia de arroz ou mel;
- 1/2 colher de café de baunilha (opcional);
- 1 pitada de sal (opcional);
Sugestão de toppings:
- 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa;
- 1 pitada de canela em pó;
- compota de abóbora com noz;
- puré ou pedaços de fruta assada com especiarias (maça, pêra);
- raspa de laranja ou limão;
- sementes ou frutos secos.
Preparar o chá Chai de acordo com a receita abaixo ou colocar a saqueta de chá Chai de compra em água quente como indicado nas instruções do pacote.
Num liquidificador colocar o arroz cozido e cerca de 200ml de chá Chai. Triturar ligeiramente para ficar com a consistência de um creme espesso. Pode-se também triturar com uma varinha mágica.
Este passo pode ser omitido por quem quiser uma papa de arroz mais consistente e com o grão de arroz inteiro. Ou então, pode-se reservar metade do arroz inteiro para adicionar depois ao creme triturado e ter assim um creme mais espesso, como eu fiz.
Levar a lume brando o creme de arroz com chai para engrossar ligeiramente e ficar mais cremoso. Adicionar meia chávena do leite e o açúcar a gosto. Mexer sempre para evitar o creme queimar no fundo. Dependendo da cremosidade e consistência desejada, deixar o creme em lume brando alguns minutos a reduzir, mas mexendo sempre. Pode-se adicionar um pouco mais de leite para ter um creme de arroz doce e chai ainda mais cremoso.
Retirar do lume e servir de imediato em taças com os toppings a gosto ou simplesmente polvilhar com canela em pó.
A minha sugestão: Polvilhar o topo do creme de arroz doce e chai com canela em pó e raspa de laranja. Ou então acompanhar com compota ou pedaços de fruta cozida.
Notas:
1.A quantidade do açúcar ou geleia de arroz pode ser adicionada a gosto ou substituída por outro adoçante.
2.Se não quiserem utilizar arroz integral podem substituir por outro tipo de arroz a gosto.
Chá Chai
Fácil / 20min. / 2 a 3 pessoas
Ingredientes (de preferência biológicos):
- 500ml de água;
- gengibre fresco (2 cm);
- 3 sementes de cardamomo;
- 1 a 2 saquetas de chá preto;
- leite sem lactose ou leite vegetal.
Levar ao lume a água a ferver. Adicionar o gengibre fresco cortado em pedaços ou ralado, as cascas das sementes de cardamomo e o seu interior moído.
Deixar a ferver durante 10 a 15 minutos em lume brando. Adicionar o chá preto e deixar mais 5 minutos. Retirar do lume e escoar as especiarias.
Servir de imediato, adicionando em iguais quantidades, o leite.
Ou deixar arrefecer para reservar no frigorífico e ir bebendo no máximo de 2 a 3 dias. Basta aquecer e adicionar o leite.
Este creme de arroz doce e chai pode ser consumido durante a dieta Low FODMAP, desde que no seu consumo não sejam adicionados toppings ricos em fodmaps.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook.
Um bom resto de semana, cheio de muita energia saudável!
Nutri.Healthy.Alex