Como melhorar a má digestão dos alimentos: dicas do que comer ou evitar


Como melhorar a má digestão dos alimentos, nem sempre é uma tarefa fácil. Contudo existem factores que nem sempre são tidos em conta e que podem fazer toda a diferença. Fiquem a saber quais são!

Como melhorar a má digestão dos alimentos

Uma má digestão, normalmente é considerada como sendo uma digestão lenta e difícil dos alimentos. Que pode ser acompanhada por sintomas como a indisposição ou enfartamento, dor de estômago e algum inchaço. Podendo isto acontecer por diversas causas, desde de uma má alimentação ou em excesso, problemas digestivos, stress e ansiedade ou simplesmente temos um sistema digestivo lento por natureza.

Independentemente da sua causa, existem procedimentos digestivos simples e importantes que devemos ter em conta cada vez que comemos. Falo por exemplo das regras base da nutrição que já referi anteriormente, como respeitar o horário das refeições, comermos sentados, sem pressa e distracções e mastigarmos bem os alimentos.

Parece básico, mas nos dias de hoje é difícil fazer tudo isto. Comemos depressa demais, muitas vezes agarrados ao telemóvel ou acabamos por não ter tempo para tomar o pequeno almoço e almoçar a horas. Depois ao final do dia acabamos por estar esfomeados e exageramos na quantidade ingerida. Não é verdade?

Só que não nos podemos esquecer que a digestão começa com os nossos sentidos sensoriais, o olhar a comida, cheirá-la e saborear. É isso que vai despertar a nossa fome e activar as enzimas digestivas. Se pelo contrário, comemos depressa demais e preocupados com algum assunto que nos angustia, a comida acaba por ser difícil de digerir porque não a mastigamos bem ou não damos tempo ao organismo para segregar as enzimas correctas. Claro que pode haver outros problemas digestivos que impedem a correcta activação das enzimas ou da digestão e que devem ser diagnosticadas por um médico. Contudo mesmo aqui, seguir estes princípios ajuda a regularizar melhor esta situação.

Por isso, lembrem-se o vosso corpo precisa de alimentar-se, mas também merece a vossa atenção e amor. Aproveitem o acto de comer para demonstrar-lhe isso. Percam mais alguns minutos comendo mais calmamente, mastigando bem a comida e saboreando o que o vosso corpo pede. Vão ver que isso ajuda a digerir melhor os alimentos ingeridos.

Como melhorar a má digestão dos alimentos

Os alimentos a evitar ou reduzir para melhorar a digestão

Todos nós já reparamos que temos mais dificuldade em digerir alguns alimentos do que outros. E não estou só a falar nos alimentos processados e doces que são ricos em gorduras, conservantes e emulsionantes difíceis de digerir. A verdade é que dependendo da nossa capacidade digestiva podemos mesmo sentir dificuldade em digerir alguns alimentos saudáveis como as leguminosas e algumas frutas e vegetais. Por exemplo,

  • Sumos e batidos, apesar de pensarmos que são fáceis de digerir por serem triturados, não podemos esquecer que são frios e líquidos. Começar a nossa refeição assim, pode fazer com que os sucos gástricos sejam diluídos e atrasam ainda mais a nossa digestão.
  • Saladas cruas, embora sejam bastante nutritivas, são pesadas e difíceis de digerir por muitas pessoas com um estômago mais sensível. Neste caso, é melhor optar por vegetais salteados ou cozinhados.
  • Frutos secos e sementes, são gordurosos e pesados para a digestão. Podem sempre experimentar tostar, triturar e adicionar algumas especiarias para que fiquem mais fáceis de digerir. Contudo é sempre recomendado consumir em doses muito pequenas.

Cabe a cada um de nós fazer esse exercício e ver os alimentos que precisa ter mais cuidado para não abusar ou mesmo evitar por algum tempo. Para quem sofre de alguma intolerância alimentar ou já ouviu falar da dieta fodmaps, sabe como é importante ouvir o nosso sistema digestivo e observar o efeito que cada alimento tem sobre o nosso corpo.

Depois é muito importante ter em conta a quantidade ingerida, principalmente quando se tem uma digestão mais lenta. Não precisamos de ser extremistas e estarmos constantemente a restringir-nos, mas é possível ficar saciado sem ter que ficar sempre com o estômago demasiado cheio. Aliás o recomendado é apenas comer até 80% da capacidade do nosso estômago, para que este tenha espaço para fazer um movimento digestivo correcto. Como também beber um pouco de água ou chá durante a refeição, ajuda no movimento dos alimentos e sua digestão.

Outro erro é saltar refeições ou fazer do jantar a nossa refeição principal, aonde comemos a mais. Compreende-se que seja a altura do dia em que temos mais tempo para relaxar e aproveitar a nossa comida, mas não nos podemos esquecer que poucas horas depois iremos nos deitar. Ou seja, provavelmente não teremos tempo de fazer uma digestão completa e vamos acordar a meio da noite ou de manhã mal dispostos, sentindo o nosso estômago pesado ou cansados. Prefiram antes começar o dia ou guardem para o almoço, as refeições mais pesadas ou em maior quantidade e optem por ter um jantar mais leve ou então jantar cedo de forma a ter tempo para fazer uma digestão completa.

Como melhorar a má digestão dos alimentos

 

Os alimentos mais recomendados

Para além das recomendações que falei acima, existem também os alimentos que ajudam a ter uma melhor digestão. Por exemplo, se sentem que têm uma digestão muito demorada ou fraca, podem experimentar:

  • adicionar ervas e especiarias digestivas que ajudam a criar sabor e a segregar as enzimas, ou seja aumentam o nosso fogo digestivo (cominhos, gengibre fresco, manjericão, coentros, funcho);
  • comer alimentos como o ananás e a papaia que são excelentes frutos com enzimas digestivas da proteína;
  • começar a refeição com os alimentos de sabor amargo e salgado (gengibre, folhas verdes e limão), normalmente são bons aperitivos que despertam a fome e a digestão;
  • ghee, este é opcional, mas na medicina ayurvédica é muito recomendado para promover o fogo digestivo (sucos gástricos).

Quanto ao stress e ansiedade, estes podem interferir com a nossa digestão inibindo a fome ou, pelo contrário, despertar uma fome compulsiva e emotiva que causa uma má alimentação e debilita a digestão. As terapias complementares e o exercício físico podem ajudar bastante a controlar e minimizar estes desequilíbrios. Introduzir alimentos calmantes e fáceis de digerir também será muito bom.

Espero que estas dicas possam ajudar-vos a melhorar a vossa digestão, principalmente agora na época natalícia em que é normal haver alguns excessos na nossa alimentação.

Já agora, têm mais alguma dica ou alimento que queiram adicionar a esta lista?

Partilhem os vossos comentários e sugestões aqui ou na página do Facebook. 

A todos uma boa semana e porque não já a praticar algumas destas dicas?

Nutri.Healthy.Alex

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *