Práticas de yoga e massagem abdominal para melhorar a digestão


Azia, inchaço, obstipação e flatulência são alguns dos sintomas recorrentes depois de uma refeição pesada ou em excesso nas festividades. Fazer estas posturas de yoga e a massagem abdominal ajuda a aliviar estes sintomas e a melhorar a digestão e o tracto intestinal.

Continuando a explorar este tema dos benefícios dos alongamentos e posturas praticadas no Yoga para ajudar a eliminar a barriga inchada e melhorar o vosso sistema digestivo. Achei que seria a altura ideal para aprofundar este assunto, demonstrando a sua importância e como a sua prática é simples e fácil de fazer em vossa casa. Podem fazer em situações de urgência e crise ou praticá-los regularmente para reforçar a boa digestão e tonificar a barriga e os seus órgãos internos, estimulando a eliminação diária das toxinas.

Para saber mais sobre os benefícios de cada um destes alongamentos, vejam aqui o artigo.alongamentos para eliminar barriga inchada

Contudo, agora quis trazer-vos exemplos práticos com alguns vídeos das posturas de yoga que ajudam a digestão. Acho que poderá ser uma boa solução para fazer em casa nestes dias de Natal. Principalmente, quando precisamos de uma alívio imediato para reduzir o inchaço e a dor abdominal e, em que o exercício físico normal poderá ser ainda mais prejudicial e doloroso.

Por isso, o melhor será começar com estes alongamentos para ajudar a reduzir estes sintomas de uma forma natural, sem recurso a fármacos. Aconselho ainda, a iniciar a prática da massagem abdominal para melhorar a digestão. Esta massagem abdominal feita pela manhã em jejum, é uma grande ajuda a regularizar o trânsito intestinal.

Este primeiro video que escolhi da SarahBethYoga, é um bom exemplo que demonstra os alongamentos para eliminar a barriga inchada que já tinha referido noutro artigo. As posturas são simples e fáceis de fazer em casa, mesmo por quem não pratique yoga. A sequência acaba com a demonstração de uma auto massagem abdominal para melhorar a digestão e a obstipação. É uma massagem simples, suave e que qualquer um pode fazer regularmente em casa para ajudar a regular o seu intestino. Em caso de dor na zona abdominal, esta pode dever-se simplesmente à acumulação de gases nos intestinos, contudo não se deve forçar a massagem, é melhor manter uma pressão leve e tolerável, assim como nos alongamentos.

Este segundo e terceiro video pertencem à Yoga with Adriene. Escolhi esta professora americana, porque gosto do seu sentido de humor e simplicidade com que dá as aulas. O seu objectivo não é só conseguires fazeres os exercícios, mas estares conectado contigo próprio e relaxares. E este primeiro video é exemplo disso mesmo, alongamentos simples para ajudar a relaxar e eliminar o inchaço e flatulência. Uma sequência que podem fazer sempre ao acordar ou deitar ou quando se sintam pesados e cansados depois de um dia difícil.  Aconselho mesmo a colocarem as legendas em português para perceber tudo o que ela tem a transmitir.

O segundo video da Adriene já é uma sequência mais completa de alongamentos de yoga para quem precisa de um pouco mais de movimento e tem capacidade para fazer um pouco mais. É um óptimo video para fazer regularmente em casa e começar o dia da melhor forma. A longo prazo vão ver que as melhorias na assimilação dos alimentos e digestão intestinal,  assim como fortifica os órgãos abdominais. Vamos lá começar o ano novo da melhor forma!

Por último, quero falar mais sobre a massagem abdominal para melhorar a digestão. A massagem ou contracção abdominal praticada no yoga, é uma postura de sucção e contracção do abdómen chamada de “Uddiyana Bandha” que ajuda a regular o funcionamento do sistema digestivo e fortalecer e flexibilizar o diafragma e outros músculos do sistema respiratório. Praticada diariamente pela manhã em jejum, ajuda na boa digestão e assimilação dos alimentos e eliminação dos resíduos intestinais. Fortalece toda a região abdominal, o que ajuda a reforçar e equilibrar coluna e costas. E promove a vitalidade e energia através da respiração profunda do diafragma.

Este video Kátia Goudel é exemplifica bem esta massagem abdominal. Parece difícil à primeira vista, mas a intenção é começar pouco a pouco com a simples sucção do abdómen e expiração completa, ficando o máximo tempo possível sem ar e com o queixo junto ao esterno. Com a prática regular, pode-se ir aumentando progressivamente o tempo de duração sem ar. O ideal será repetir este movimento cinco vezes por dia.

Relembro mais uma vez que esta massagem abdominal para melhorar a digestão deve ser feita apenas de manhã em jejum para obter os seus benefícios e não comprometer algum processo digestivo em caso de estômago não estar vazio. E se sentirem dor abdominal, não se deve forçar a execução da massagem, assim como dos alongamentos para não agravar o desconforto.

Se virem outros vídeos na internet, poderão ver que esta postura “Uddiyana Bandha” pertence a uma sequência mais completa que acaba com o movimento interno do abdómen chamados Rajas. Mas acho que a prática desse movimento deve ser aprendida numa aula de yoga acompanhada de um professor para ser feita apropriadamente. É uma postura mais avançada, aonde é necessária uma prática regular de vários meses, combinada de outras técnicas de yoga e uma dieta apropriada para conseguir maximizar os seus benefícios.

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook. 

Uma boa semana, cheia de amor e fraternidade! 

Boas Festas!

Nutri.Healthy.Alex

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.