Bolo húmido de Cacau, Amêndoa e Coco


É um bolo denso e bastante húmido. E como o próprio nome indica, o  bolo húmido de cacau, amêndoa e coco sobressai pela combinação intensa e agradável do cacau, a amêndoa e o toque crocante do coco.

bolo húmido de cacau, amêndoa e coco

Pois é, a Páscoa está ai a chegar. É tempo de comer as amêndoas e os nossos tradicionais folares em família. Já para não falar da caça aos ovos de chocolate.

E se já estão a sofrer com os quilinhos a mais que poderão ganhar ou porque não querem arriscar ter algum desconforto digestivo. Tenho uma boa sugestão! Equilíbrio e escolhas inteligentes na alimentação desses dias. Estás a pensar que estou a falar em que não poderes comer? Não é nada disso, apenas digo que podes escolher fazer boas opções como as que já referi no artigo festejar sem comprometer a tua saúde digestiva.

Eu própria não dispenso as minhas amêndoas e o chocolate. Só que faço umas pequenas alterações nas receitas para que fiquem mais saudáveis e consiga minimizar os maus efeitos que fazem ao meu organismo quando abuso de doces. Aproveito também para experimentar novas receitas de folares mais saudáveis como a que fiz do Pão de espelta com chocolate e avelãs. Mas este ano quis experimentar  fazer um bolo húmido de amêndoa de chocolate. Depois de pesquisa e  misturar de várias receitas, aqui fica a minha sugestão para este dia de Páscoa.

O que tem de especial?

Este bolo húmido de cacau, amêndoa e coco, além de delicioso e denso na mistura dos sabores do cacau, amêndoa e coco. Quis que fosse uma receita mais natural e com gorduras saudáveis como o azeite e as farinhas de frutos secos. E sem ter a necessidade de acrescentar grandes quantidades de açúcar devido já à presença do sabor doce do coco e da amêndoa. Acaba por ser uma receita alternativa sem glúten ou lactose.

bolo húmido de cacau, amêndoa e coco

bolo húmido de cacau, amêndoa e coco

Bolo húmido de Cacau, Amêndoa e Coco

Fácil / 55min. / 8 a 10 fatias

[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose / Sem Açúcares Refinados]

Ingredientes (de preferência biológicos):

  • 500ml de leite amêndoa;
  • 6 colheres de sopa de azeite ou óleo de coco;
  • 2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa ;
  • 7 a 8 colheres de sopa de açúcar de coco ou geleia de arroz;
  • 4 ovos;
  • 120g de farinha de coco;
  • 50g de farinha de amêndoa;
  • 5 colheres de sopa de cacau em pó;
  • 1 colher de café de canela em pó;
  • 1/2 colher de café de essencia de baunilha (opcional);
  • 1 pitada de sal (opcional);

Num liquidificador ou processador de alimentos, colocar o leite, o azeite, a manteiga de amêndoa, o açúcar e os ovos. Misturar bem durante quase 1 minuto. Pode-se também misturar os ingredientes manualmente.

Adicionar cuidadosamente as farinhas, a canela, a baunilha e o sal. Misturar até estarem complemente envolvidos. É normal a massa ficar mais liquida que o normal.

Aconselho a utilizar uma forma redonda com diâmetro 24 cm, forrada previamente com papel vegetal ou optar por uma forma de fundo amovível. Colocar a massa na forma e levar a cozer no forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 30 a 40 minutos ou ir testando com um palito até que o meio do bolo saia seco. O tempo de cozedura vai depender também da forma escolhida e a sua espessura do bolo.

Retirar do forno e deixar arrefecer completamente antes de desenformar este bolo húmido de cacau, amêndoa e coco.

A minha sugestão: Polvilhar o topo do bolo húmido de cacau, amêndoa e coco com cacau e canela em pó. Acompanhar com gelado ou iogurte natural com compota de frutos vermelhos e raspas de chocolate. Ou para os mais gulosos, fazer uma cobertura de chocolate derretido com pedaços de amêndoa.

Notas:
1.O bolo pode crescer, mas  depois de cozido e frio vai baixar e ficar compacto  e húmido.
2.A quantidade do açúcar ou  geleia de arroz pode ser adicionada a gosto ou substituída por outro adoçante.
3.Se não quiserem utilizar o leite de amêndoa podem substituir por outro tipo de leite vegetal a gosto ou leite sem lactose.

bolo húmido de cacau, amêndoa e coco

Este bolo húmido de cacau, amêndoa e coco pode ser consumido durante a dieta Low FODMAP, desde que o seu consumo seja limitada a 1 fatia por refeição e não sejam adicionados toppings ricos em fodmaps.

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook. 

Um bom resto de semana, cheio de muita energia saudável!

E uma Feliz Páscoa!

Nutri.Healthy.Alex

Artigos interessantes a ver

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *