Com estes waffles salgados de batata doce quis criar uma opção saudável mas igualmente saborosa que podemos comer ao pequeno-almoço, num brunch e até mesmo levar na marmita para acompanhar uma refeição rápida.
Além de saudável, é uma receita bastante versátil e muito fácil de fazer que combina com diversos acompanhamentos quer doces ou salgados. E claro, é uma boa alternativa para quem procura comer uns waffles que sejam saborosos mas que não contenham glúten ou lactose.
A combinação de batata doce, as castanhas do maranhão, o trigo sarraceno e o azeite permitiu obter uns waffles salgados de batata doce muito fofos, húmidos e deliciosos.
O que tem de especial?
A adição das castanhas do maranhão permite aumentar o valor proteico destes waffles salgados de batata doce. Bem como, consumir gorduras saudáveis que ajudam a controlar os níveis de colesterol e nutrem o nosso cérebro. As castanhas do maranhão são ricas fósforo, potássio, magnésio, cálcio e selénio que ajudam a combater o envelhecimento precoce, fortalecem o sistema imunitário e contribuem para o equilíbrio da tiróide.
Já a batata doce é um óptimo aliado para o controlo de peso e saciedade, uma vez que é rica em fibras e tem um índice glicémico baixo. Contém também uma grande percentagem de potássio e vitamina A que protegem o sistema imunitário e ajudam a eliminar os radicais livres.
Waffles salgados de Batata doce
Fácil/ 25 minutos/ 6 waffles grandes
[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Sem Açucares Refinados; Baixo em Frutose]
Ingredientes (de preferência biológicos):
- 1 chávena de batata doce cozida ou assada;
- 2 ovos;
- 4 colheres de sopa de azeite;
- 1/2 chávena de castanhas do maranhão moídas;
- 1/2 chávena de farinha de trigo sarraceno;
- 1/2 chávena de farinha de arroz;
- 1 colher de chá de ervas de Provença;
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
- 1 colher de sopa de sementes de sésamo;
- sal q. b.
Num processador de alimentos colocar os pedaços da batata doce cozidos, os ovos, o azeite e as castanhas moidas. Triturar todo muito bem.
Adicionar o sal, as farinhas, o bicarbonato de sódio, as ervas e sementes. Envolver bem.
Aquecer bem a máquina de waffles e untar com pouco de azeite caso seja necessário. Colocar duas colheres de sopa da massa em cada forma e deixar cozer alguns minutos até os waffles ficarem dourados. Retirar e deixar arrefecer individualmente, lado a lado.
Repetir até esgotar a massa.
Podem-se comer assim simples ou acompanhados com uma cobertura a gosto, como abacate, queijo ou manteiga de amendoim.
1.Caso precisem ajustar a consistência da massa basta adicionar um pouco de água ou mais farinha.
2.Podem utilizar apenas um tipo de farinha ou outra a gosto, assim como, substituir as castanhas de maranhão por amêndoa. No meu caso costumo usar o resto da polpa dos leites vegetais que faço em casa.
3.Esta massa pode ser também utilizada para fazer queques salgados, basta colocar a massa nas formas e levar a cozer no forno a 180ºC durante 30 minutos.
Estes waffles salgados de batata doce podem ser consumir durante a dieta Low FODMAP, uma vez que todos os seus ingredientes base são baixos em Fodmaps, desde que seja limitado o seu consumo a dois waffles por refeição.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui nos comentários ou na página do Facebook.
Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!
Boa semana. Boa comida. Boa energia.
Nutri.Healthy.Alex