Para partilhar com a nossa mãe e filhos, uns waffles de chocolate e amêndoa, intensos, saudáveis e super aromáticos com a adição dos morangos assados.
Neste dia da Mãe, queria partilhar uma receita que fosse feita a quatro mãos ou mais. A ideia é um momento de família passado com a nossa mãe, tal como na nossa infância, ou então criar estas lembranças com os nossos filhos. Acho que este dia, é muito mais que oferecer presentes. É sim estar presente, celebrar e criar memórias com as pessoas que amamos.
Por isso, acho que os waffles é uma daquelas receitas para fazer em família, quer seja pequeno almoço, sobremesa ou lanche. E cá em casa, escusado será dizer que é mesmo uma das minhas recordações de infância com a minha mãe e os meus irmãos.
Nesta receita de waffles de chocolate e amêndoa, talvez a adição das pepitas de chocolate já seja exagerado, mas para uma amante de chocolate como a minha mãe, sei que não é! Contudo deixo ao vosso critério… Em alternativa sugiro também a minha receita de bolo de crepes ou este pão doce de banana e mirtilos.
O que tem de especial?
Estes waffles de chocolate e amêndoa, além de deliciosos, intensos e perfumados com o molho dos morangos. É uma receita sem necessidade de grandes quantidades de açúcar e com gorduras mais saudáveis como o coco e a farinha de amêndoa. Pode ainda ser feita apenas com as farinhas de aveia ou arroz, o que acaba por ser uma receita alternativa sem glúten ou lactose.
Waffles de Chocolate e Amêndoa com morangos assados
Fácil / 30min. / 12 a 16 waffles
[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose / Sem Açúcares Refinados]
Ingredientes (de preferência biológicos):
- 250ml de leite amêndoa;
- 2 colheres de sopa de azeite ou óleo de coco;
- 2 colheres de sopa de coco ralado (opcional);
- 7 a 8 colheres de sopa de açúcar de coco ou geleia de arroz;
- 2 ovos;
- 1 chávena de farinha de aveia ou arroz;
- 1/2 chávena de farinha de amêndoa;
- 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio;
- 2 colheres de sopa de cacau em pó;
- 2 colheres de café de canela em pó;
- 1 colher de sopa de vinagre de cidra;
- 1/2 chávena de pepitas de chocolate negro;
- 1 pitada de sal (opcional);
- 300g de morangos;
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico;
- açúcar de coco ou outro adoçante q.b;
- 1 colher de café de baunilha (opcional);
Lavar os morangos e cortar em metades. Coloca-los numa travessa e polvilhar com açúcar de coco, baunilha e o vinagre balsâmico. Levar a assar no forno a 160ªC, previamente aquecido, cerca de 20 minutos ou até os morangos estarem tenros. Deixar arrefecer. É normal os morangos libertarem bastante liquido ao assarem, podem sempre depois levar este molho a reduzir ao lume.
Entretanto, num liquidificador ou processador de alimentos, colocar o leite, o vinagre de cidra, o óleo de coco, o açúcar e os ovos. Misturar bem durante alguns segundos. Pode-se também misturar os ingredientes manualmente.
Adicionar cuidadosamente as farinhas, o coco, o cacau, a canela, o bicarbonato e o sal. Misturar até estarem completamente envolvidos. É normal a massa ficar mais liquida que o normal. Por ultimo, adicionar as pepitas de chocolate.
Para fazer os waffles de chocolate, aquecer bem a máquina de waffles e untar com pouco de azeite, caso seja necessário. Colocar duas colheres de sopa da massa em cada forma e deixar cozer alguns minutos até a massa dos waffles ficar cozinhada. Retirar e deixar arrefecer individualmente, lado a lado. Repetir até esgotar a massa.
Servir os waffles de chocolate e amêndoa mornos ou frios com os morangos assados.
A minha sugestão: Pode-se acompanhar os waffles de chocolate e amêndoa com gelado ou iogurte natural e pedaços de amêndoa.
Notas:
1. A quantidade do açúcar ou geleia de arroz pode ser adicionada a gosto ou substituída por outro adoçante.
2. Se não quiserem utilizar o leite de amêndoa podem substituir por outro tipo de leite vegetal a gosto ou leite sem lactose.
3. Os waffles podem ser conservados durante 2 a 3 dias, visto que o seu sabor a chocolate vai intensificado ao logo do tempo. Basta depois reaquece-los na máquina.
4. Para os morangos, a quantidade do açúcar vai depender da doçura dos morangos usados.
Estes waffles de chocolate e amêndoa podem ser consumir durante a dieta Low FODMAP, uma vez que são baixos em Fodmaps, desde que seja limitado o seu consumo a dois waffles por refeição.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui nos comentários ou na página do Facebook.
Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!
Feliz dia da mãe, filha e avó!
Nutri.Healthy.Alex