Soufflé de abóbora assada


Este saudável soufflé de abóbora assada pode ser uma entrada requintada e salgada ou apenas um reconfortante mimo de sabores que se vão dissolvendo na nossa boca.

interior do soufflé de abóbora assada salgado

Um clássico parecido com um bolo fofo e que deve ser comido ainda quente para não perder a graça da sua textura suave e cremosa. Mas que faz um brilharete quando queremos impressionar alguém!… A sua receita é bastante versátil, podendo ser salgado ou doce, numa entrada requintada até num prato ou sobremesa única.

O soufflé é uma receita bastante apreciada, mas considerada difícil de fazer por muitos de nós porque infelizmente nem sempre fica bem insuflado e fofo na altura de comer. Confesso que não sou nenhuma perita em soufflés e algumas vezes a coisa não corre como esperado!… mas paciência continuo a tentar, principalmente quando adoro o seu sabor.

Existem vários truques e segredos para o soufflé perfeito, contudo este acaba sempre por abater há medida que vai arrefecendo. Por isso, o melhor é servi-lo imediatamente quando sai do forno e saboreá-lo ainda quente. Outras dicas são:

  • Usar as gemas para unir tudo antes de envolver delicadamente as claras em castelo. As claras devem ser batidas até ficarem espessas, mas não deixar secar. Juntar um terço das claras na base para tornar a mistura menos grossa. E só depois com uma colher grande e muito cuidado, envolver as restantes claras até obter uma massa homogénea e sem grumos.
  • Para que a massa não cole aos rame­quins, pincelar com manteiga a temperatura ambiente, isto ajuda o soufflé a crescer. Polvilhar depois com pão ralado ou farinha para os soufflés salgados ou com açúcar fino ou cacau em pó no caso dos soufflés doces. Esta camada ajuda o soufflé a não agarrar-se e a crescer uniformemente. Guardar as formas no frigorífico antes de colocar a massa do soufflé também ajuda a crescerem.
  • Encher as formas somente até três quartos. Passar o polegar pela borda de cada soufflé, ligeiramente dentro da massa. Isto faz com que cresça uniforme e fique com aquela aparência típica de chapéu.
  • Pré-aquecido sempre o forno antes uma temperatura elevada e sem ventoinha. E nunca abrir o forno durante a cozedura.

O que tem de especial?

Nesta receita de soufflé de abóbora assada acho que a combinação dos sabores prevalece ao aspecto leve e fofo, aliás até prefiro mais sentir o sabor da mistura do queijo e a abóbora a derreter na minha boca que uma massa apenas fofa e esponjosa. Mas se preferirem uma massa mais leve e estável, usar o queijo bem ralado e fino ajudará nesse caso, embora perca algum do sabor e aspecto mais fundido.

É uma receita mais leve que o tradicional, mas bastante nutritiva pela presença da abóbora, o queijo e os ovos. Sendo uma boa opção sem lactose e gluten para saciar e nutrir com sabor.

Os ovos, além de elemento essencial de qualquer soufflé, são ricos em proteína e outros nutrientes que fazem desta receita uma refeição completa. Contudo para pessoas em que pode ser mais difícil de digeri-los, sugiro sempre adicionar algumas especiarias ou ervas que ajudam na digestão, como neste caso, as ervas de provença (orégãos, alecrim, rosmaninho, salsa, etc) e uma pequena pitada de pimenta ou malagueta. Estas adicionam sabor e combinam muito bem com a abóbora e o queijo cabra. Outros dois excelentes alimentos que combinam muito bem ente si e cheios de benefícios como já falei noutras receitas. Sugiro também escolher um queijo que consigam digerir bem. O queijo de cabra geralmente é mais suave e leve de digerir. Mas eu sou suspeita, porque adoro sempre um soufflé com um bom queijo. Contudo podem sempre reduzir a sua quantidade.

abóbora

 abóbora assada

soufflé de abóbora assada cru

soufflé de abóbora assada feito

Soufflé de Abóbora Assada

Fácil/ 35 minutos/ 4 a 5 ramequins

[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Baixo em Frutose]

Ingredientes: (de preferência biológicos)

  • 150g de abóbora assada;
  • 2 ovos;
  • 200ml de leite sem lactose ou leite de amêndoa;
  • 2 a 3 colheres de sopa de azeite ou ghee;
  • 2 colheres de sopa de farinha de amido de milho (maizena);
  • 50g de queijo de cabra;
  • 5 colheres de sopa de alho francês (parte verde);
  • 1/4 colher de café de malagueta seca (opcional);
  • 1 colher de chá de ervas de provença;
  • 2 a 3 colheres de sopa de farinha de amêndoa;
  • sal q.b.

Untar as formas (ramequins) com um pouco de ghee e polvilhar com 1 ou 2 colheres de farinha de amêndoa.

Lavar e cortar o alho francês em rodelas finas cortadas. Numa panela refogar o alho francês com 2 colheres de sopa de azeite ou ghee. Quando o alho estiver mole, adicionar o amido, misturado bem. Adicionar depois o leite lentamente e mexendo sempre para evitar que se formem grumos. Reduzir o lume ao mínimo e levar o molho a engrossar, mexendo sempre. No final, se desejarem juntar a malagueta ao molho e reservar.

Triturar a abóbora assada em puré. Misturar numa taça a abóbora, as gemas de ovo, o queijo de cabra ralado ou desfeito em pedaços muito pequenos, o sal e as ervas. Juntar o creme de leite já morno.

Por ultimo, bater as claras em castelo até ficarem firmes. Adicionar ao creme de abóbora, envolvendo com muito cuidado e aos poucos para que a massa não perca o ar.

Encher as formas até 2/3 com a massa e levar ao forno pré aquecido a 190ºC durante 20 minutos ou até o soufflé de abóbora ficar dourado e crescer bem. Para evitar que o soufflé baixe durante a cozedura, abrir o forno só no final para verificar se o soufflé está pronto.

Servir de imediato enquanto estão fofos e quentes como entrada ou acompanhamento da refeição principal.

A minha sugestão: Servir este soufflé de abóbora assada com um pouco de iogurte grego misturadas com folhas de manjericão ou salsa.

Notas:
1. A massa base do soufflé, sem as claras, pode ser preparada com um dia de antecedência e guardada no frigorífico. Mas na altura de adicionar as claras batidas, a massa deve estar à temperatura ambiente.
2. Algumas das dicas para evitar que o soufflé baixe, são colocar os ramequins no frigorífico antes de colocar a massa ou colocar água quente no tabuleiro que vai ao forno de forma a cozer os soufflés em banho maria.
2. Podem substituir o queijo de cabra por outro queijo ao vosso gosto ou reduzir a sua quantidade.
3. A adição da malagueta é opcional e deve ser usada numa quantidade muito reduzida, uma vez que pode ficar muito picante. Podem substituir por uma pitada de pimenta preta.

degustação do soufflé de abóbora assada

Esta soufflé de abóbora assada pode ser consumido durante a dieta Low FODMAP, desde que seja limitado a uma dose por refeição e sem a adição de outros alimentos fodmaps que causam desconforto.

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook.

E caso tenham mais alguma dica para fazer um soufflé perfeito, por favor partilhem comigo?

Visitem, deixem o vosso comentário ou façam gosto se acharam apetitosa esta receita!

E não se esqueçam de partilhar comigo no instagram a vossa foto (#nutrihealthyalex) quando fizerem esta receita reconfortante de soufflé de abóbora. 

Uma boa semana com muitas receitas deliciosas e amigas do teu intestino!

Até a próxima semana,

Nutri.Healthy.Alex

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *