Scones de Abóbora com Aveia e Espelta


Aproveitando a variedade das boas abóboras que temos neste Outono, não podia deixar de experimentar estes deliciosos scones de abóbora com aveia e espelta. Húmidos, saborosos e com uma agradável fragrância a especiarias, estes scones fazem jus ao seu nome, continuando a ser o acompanhamento ideal para reconfortar aquele chá quentinho em tardes chuvosas.

Scones de abóbora

Quase uma espécie de “biscoito salgado”, o scone acaba por ser aquele miminho ideal para fazer um lanche diferente e reconfortante.
Claro que nestes scones de abóbora procurei aligeirar um pouco a receita tradicional, com adição de outro tipo de farinhas e ingredientes líquidos. Digamos que são uns scones mais saudáveis, mas igualmente saborosos. E a adição da abóbora e as especiarias faz essa diferença.

Experimentem!

O que tem de especial?

A adição da abóbora, além de dar sabor e a textura húmida, é um vegetal rico em antioxidantes que nos ajudam a combater o cansaço diário e reforçar o sistema imunitário.

A espelta acaba por ser uma farinha com menos glúten e melhor tolerada que o trigo. Ambas as farinhas de espelta e aveia são nutritivas e excelentes fontes de fibra.
Nesta receita utilizei também as bagas goji que a nível de sabor combinam muito bem com a abóbora. É um fruto rico em vitaminas B e C, antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias que ajudam também a reforçar o nosso sistema imunitário.

scones-de-aboborascones-de-aboborascones-de-abobora

Scones de abóbora com aveia e espelta

Fácil/ 35 minutos/ 6 scones

[Low Fomap; Sem Lactose; Sem Açucares Refinados; Baixo em Frutose]

Ingredientes: (de preferência biológicos)

• 60g de farinha de espelta;
• 50g de flocos de aveia grossos;
• 1 colher de chá de fermento em pó;
• ½ colher de chá de canela em pó;
• ½ colher de chá de noz moscada (opcional);
• ½ colher de chá de gengibre em pó;
• Sal q.b;
• 30g de bagas goji ou outro fruto seco (nozes, sultanas, etc);
• 125g de abóbora assada ou cozida;
• 30g de óleo de coco ou manteiga;
• 50g de flocos de aveia finos para a cobertura.

Num processador colocar os flocos de aveia e triturar até obter uma mistura tipo farinha.

Misturar num recipiente a farinha de espelta, a aveia triturada, o fermento, as especiarias e o sal. Reservar.

Colocar no processador a abóbora em pedaços e o óleo de coco derretido. Triturar até obter um puré. Caso queiram uns scones mais doces podem adicionar nesta fase uma colher de geleia de arroz ou outro adoçante a gosto.

Adicionar o puré e as bagas goji à mistura das farinhas. Misturar apenas o suficiente para envolver todos os ingredientes e obter uma massa moldável. Dependendo da humidade da abobora, poderá ser necessário adicionar um pouco mais de farinha para ajustar a massa.

Sobre um tabuleiro forrado, espalhar os flocos de aveia finos. Colocar a massa e estende-la um pouco até obter uma espessura de 2 a 3cm. Com a ajuda de um molde circular ou de biscoitos, cortar a massa em pequenos círculos.
Polvilhar bem com os flocos de aveia para que seja mais fácil moldar os scones.

Levar os scones de abóbora a cozer no forno pré aquecido a 180ºC durante cerca de 20 a 30 minutos.

Servir já frios ou apenas ligeiramente mormos. Podem consumir assim simples ou barrados com o vosso recheio de preferência.

Conservar os scones de abóbora num recipiente hermético até ao máximo de 3 dias.

Notas:
1.Para uma versão totalmente sem glúten podem substituir a farinha de espelta por mais flocos de aveia ou outra farinha sem glúten como a de arroz. Neste caso, para que a massa continue moldável e coesa poderá ser necessário adicionar um ovo ou uma colher de chá goma de xantana.
2.A forma e espessura dos scones pode ser adoptada ao vosso gosto.
3. O processo entre a mistura da massa e sua colocação no forno deve ser rápido para que o fermento não perca a sua activação. O forno deverá estar já à temperatura pretendida.

scones-de-aboboraSugiro acompanhar os scones de abóbora com um doce mais ácido (morangos, framboesa ou frutos vermelhos). E na sua versão salgada que tal trocar a tradicional manteiga por um bom queijo?
É também uma boa opção para consumir durante a dieta Low FODMAP desde que os recheios sejam também baixos em Fodmaps.

Espero que gostem e fico a aguardar as vossas dúvidas e sugestões aqui nos comentários ou na página do Facebook.

Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!

Boa semana. Boa comida. Boa energia.

Nutri.Healthy.Alex

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *