Salteado de grão germinado com legumes e mexilhão


Salteado de grão germinado com legumes

Salteado de grão germinado com legumes e mexilhão é uma refeição ideal para um almoço ou jantar cheio de proteínas e vitaminas vegetais. É uma receita fácil de fazer, mas que tem a particularidade de ser com grão de bico germinado! Utilizei-os nesta receita, porque queria demonstrar-vos uma alternativa ao grão de bico apenas cozido. E que em muitos casos acabam por ser melhor tolerados pelas pessoas que têm mais dificuldade em digerir leguminosas cozidas.

O processo de germinação das sementes tem o poder de dar vida a todo o potencial nutricional nelas contido.

Conhecem ou já ouviram falar de germinados? Apesar de consumidos à centenas de anos desta forma pelos humanos, estes têm ganho maior popularidade nos últimos anos devido à maior divulgação da comida crua e aos recentes estudos que comprovam os seus elevados benefícios nutricionais em situações de doença ou convalescença.

Então em que consiste a germinação?

Este processo inicia-se com a hidratação das sementes que permite neutralizar as enzimas que inibem a sua germinação precoce e evitam que sejam digeridas. Eliminando estas toxinas inibidoras pode-se obter uma melhor digestão das sementes, leguminosas e cereais, principalmente para as pessoas mais sensíveis  aos seus efeitos como a azia, flatulência ou mesmo permeabilidade do intestino. Uma boa prática a considerar quando se sofre destes sintomas ao ingerir estes alimentos.

Na fase seguinte procede-se à germinação das sementes. Mantendo estas hidratadas e à temperatura ambiente, podemos ver em poucos dias o crescimento dos seus rebentos. Ou seja, é nesta fase que a semente ganha vida e o seu valor nutricional multiplica-se exponencialmente.

Salteado de grão germinado com legumesSalteado de grão germinado com legumes

O que tem de especial?

Além de eliminar as toxinas inibidoras prejudiciais para o sistema digestivo humano. A germinação das sementes é a fase em que as plantas contêm a sua maior vitalidade e conteúdo nutricional. Sementes em que a sua percentagem de vitaminas era praticamente inexistente podem nesta altura atingir valores de 400 a 600% a mais de vitaminas A, C e E, bem como vitaminas do complexo B, ferro e enzimas vitais digestivas.

Devido ao seu elevado conteúdo nutricional de fácil digestão, os rebentos germinados são uma boa solução para as pessoas com dificuldades digestivas e de absorção de nutrientes, casos de subnutrição, doenças oncológicas e convalescença. São assim considerados alimentos biactivos, uma vez que activam a vida, estimulando a regeneração e o aumento das defesas do nosso sistema imunitário.

Para o grão de bico que já é riquíssimo em proteínas e vitaminas do complexo B, ao ser germinado, consegue-se multiplicar estes valores nutricionais. Embora os rebentos devam ser consumidos crus e o mais frescos possíveis para aproveitar todos os seus nutrientes e enzimas. No caso do feijão e do grão de bico, mesmo germinados, os seus grãos devem ser cozinhados para que sejam mais fáceis de digerir e absorver os seus nutrientes. Ao serem cozidos os germinados acabam por perdem a maioria das suas enzimas activas e algumas vitaminas. Mas mesmo assim, verifica-se que causam menos efeitos negativos para as pessoas que normalmente são mais sensíveis a digerir leguminosas. Sendo um bom método a considerar para quem segue a dieta Low FODMAP e quer testar a seu nível de intolerâncias às leguminosas e sementes.
Por último quero salvaguardar que os germinados são susceptíveis a contaminações por bactérias que podem levar a intoxicações alimentares. Por isso, quando consumidos crus deve-se ter o cuidado de preferir sementes biológicas e certificadas. Lavar muito bem as sementes e desinfectar os equipamentos de germinação. Caso verifiquem que os germinados estão a ficar com um cheiro intenso e anormal, devem evitar o seu consumo cru.

Salteado de grão germinado com legumesSalteado de grão germinado com legumes

Salteado de grão germinado com legumes e mexilhão

Fácil/ 35 a 40 minutos/ 2 pessoas

[sem glúten; sem lactose]

Ingredientes: (de preferência biológicos)

  • 1 cebola ou 1/2 alho francês;
  • 150g de grão  de bico germinado;
  • 150g de miolo de mexilhão congelado;
  • 1 cenoura;
  • 1 tomate;
  • 1/2 courgette;
  • 100g de espinafres;
  • 1/2 colher de chá de gengibre ralado ou em pó (opcional);
  • 1/2 colher de chá de açafrão das índias (opcional);
  • 3 colheres de sopa de azeite;
  • 4 colheres de sopa de água fria.
  • sal e pimenta a gosto;
  • salsa ou outra erva aromática a gosto (opcional);

 

Para germinar o grão de bico, basta demolhá-lo no dobro de volume de água* durante 12 a 24 horas.  Durante este período aconselha-se a trocar 2 a 3 vezes a água de molho para eliminar melhor a presença das toxinas inibidoras.

Lavar bem o grão hidratado e colocá-lo num frasco largo. Tapar o frasco com uma rede ou pano respirável e deixar os grãos germinar à temperatura ambiente longe da luz solar directa. Repetir este passo mais 2 a 3 dias, até o grão estar bem germinado. O ideal é ter um aspecto como nas imagens acima.

Caso esteja muito calor, podem colocar o frasco no frigorífico mas neste caso a germinação será mais lenta.

Para fazer o salteado de legumes, cortar a cenoura e a courgette em rodelas finas e cortadas em quartos.

Levar a lume brando uma frigideira grande ou wook com o azeite e a cebola picada ou alho francês. Deixar cozinhar até a cebola ficar translucida e temperar com o sal e as especiarias.

Adicionar a cenoura e o tomate bem picado em pequenos pedaços. Deixar cozer durante 3 a 4 minutos para libertar os sucos do tomate.

Juntar a courgete e o grão de bico germinado. Cozinhar em lume brando durante 15 a 20 minutos até a cenoura estar quase cozida. Caso a mistura de legumes comece a queimar, adicionar algumas colheres de água.

Finalmente, envolve-se o miolo de mexilhão e as folhas de espinafres ao salteado e leva-se a cozer por mais 5 a 10 minutos.

Rectificar o tempero do salteado de grão germinado com legumes e está pronto a servir.

A minha sugestão é servir quente acompanhado de arroz cozido e uma salada variada.

Notas:
1. No caso de estarem a seguir uma dieta low Fodmap, devem substituir a cebola pela parte verde mais tenra do alho francês. No caso do grão de bico, mesmo sendo germinado e  melhor digerido, o seu consumo deve ser moderado e no máximo de 70g por refeição.
2. *Durante a hidratação do grão de bico, aconselha-se a adicionar vinagre de sidra ou sumo de limão para libertar melhor as enzimas inibidoras, embora seja opcional.
3. No final de fazer o salteado de grão germinado com legumes, é muito provável que os legumes fiquem todos cozidos à excepção do grão que ainda dará a sensação de estar um pouco crocante e al dente. Acaba por dar uma textura diferente ao salteado e é nesta fase já completamente digerível.

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões sobre o que acham do processo da germinação de leguminosas.

Já alguma vez experimentaram estes germinados? Notam diferença na sua digestão? ou continuam a sofrer dos mesmos problemas de flatulência como nas leguminosas não germinadas? 

Boa semana!

Nutri.Healthy.Alex

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *