A quiche de abóbora com acelgas e queijo feta é uma deliciosa combinação da abóbora e o queijo, mas na versão salgada. É uma quiche reconfortante, cheia de nutrientes para combater o frio e com uma massa base sem glutén.
É a receita de quiche que mais faço neste momento cá em casa. Além de utilizar os legumes da época, a combinação com o queijo feta, deixa-a divinal. Toda a família ficou fã desta quiche de abóbora. Para a massa da base quis fazer uma versão sem glutén para que fosse uma receita apta para quem sofre desta intolerância ou está a seguir a dieta Low Fodmap. As sementes acabam por dar-lhe um sabor tostado e estaladiço.
Experimentem!
O que tem de especial?
A abóbora é rica em betacaroneto que ajuda a proteger-nos como o cancro, as doenças cardíacas e respiratórias. Já a acelga é uma fonte de fibra, magnésio e vitaminas A, C, E e K. Este vegetal tem sido considerado como benéfico o seu uso no tratamento de ulceras, tumores e leucemia.
O queijo Feta é uma excelente alternativa para quem seja mais sensível ao leite de vaca, uma vez que este queijo grego é feito a partir de leite de cabra e ovelha. É um queijo salmourado em água e soro de leite, o que lhe dá este sabor pungente e salgado. Tem a vantagem de conter um teor de gordura muito menor que os restantes queijos curados.
Quiche de Abóbora com Acelgas e queijo Feta
Fácil/ 40 minutos/ 4 a 5 pessoas
[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Sem Açucares Refinados; Baixo em Frutose]
Ingredientes: (de preferência biológicos):
Massa:
- 1 chávena (100g) de flocos de aveia ou farinha de aveia;
- 1/2 chávena de farinha de arroz;
- 1/3 chávena de sementes de girassol;
- 2 colheres de sopa de farinha de milho;
- 3 colheres de sopa de sementes de linhaça moída;
- 9 colheres de sopa de água;
- 5 colheres de sopa de manteiga fria ou ghee ou óleo de coco ou azeite;
- sal q.b.
Recheio:
- 1 chávena (150g) de abóbora;
- 5 a 6 folhas de acelgas;
- 1 alho francês pequeno (parte branca);
- 2 colheres de sopa de azeite ou ghee;
- 4 ovos médios;
- 12 colheres de sopa de leite vegetal (leite de aveia, amêndoa ou arroz);
- 1/4 colher de chá de paprika (opcional);
- 1/2 colher de chá de açafrão das índias ou curcuma (opcional);
- 1 colher de sopa de salsa picada (opcional);
- 80g de queijo Feta;
- 1 colher de sopa de sementes de sésamo;
- 1 pitada de sal e pimenta q.b.
Levar a lume brando uma frigideira. Quando estiver quente, colocar as sementes de girassol durante 2 a 3 minutos até estas estejam torradas ligeiramente. Retirar do lume e deixar arrefecer.
Misturar a linhaça moída com a água e reservar até ficar com uma consistência gelatinosa.
Colocar os flocos de aveia num processador de alimentos e moer até ficar farinha. Fazer o mesmo com as sementes de girassol.
Misturar todos os ingredientes da massa no processador ou à mão até estes ganharem aderência entre eles e consistência de uma massa arenosa. Levar ao frigorífico durante 30 minutos.
Cortar a abóbora em pequenos pedaços com uma espessura menor de 1 cm. Levar a lume brando uma frigideira com o azeite ou manteiga e o alho francês cortado em rodelas finas. Temperar com o sal e pimenta. Deixar durante 1 a 2 minutos a saltear, adicionando depois os pedaços da abóbora.
Deixar cozer ligeiramente a abóbora durante 5 a 8 minutos, mexendo os legumes para não queimarem. Caso seja necessário, adicionar um pouco de água. Adicionar no final as folhas de acelgas cortadas em pedaços. Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco.
Para estender a massa desta quiche de abóbora, pode-se optar por colocar a massa entre duas folhas de papel vegetal e com a ajuda de um rolo da massa, espalhar até ter uma espessura fina. Depois é só retirar uma das folhas e colocar a massa na tarteira.
Ou então estender ligeiramente a massa com o rolo da massa e colocar directamente na tarteira previamente polvilhada com farinha. Neste caso, é necessário espalhar a massa com as mãos para que preencha toda a forma e fique com uma espessura fina com menos de 1 cm.
Levar a massa ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 10 minutos.
Entretanto bater os ovos com o leite, as especiarias e a salsa.
Retirar a massa do forno e colocar sobre esta, a mistura da abóbora e acelgas, os ovos batidos e o queijo feta esfarelado em pedaços com a ajuda das mãos. Polvilhar com as sementes de sésamo e levar ao forno durante 25 a 30 minutos até o recheio estar cozido e dourado.
Servir a quiche de abóbora quente acompanhada de uma salada, mas pode-se também comer fria caso prefiram assim.
Notas:
1.Caso não tenham a linhaça moída podem substituir por um ovo para garantir a coesão da massa.
2.As acelgas podem ser substituídas por outro legume verde como as nabiças, a kale ou espinafres.
Esta quiche de abóbora com acelgas e queijo feta é uma boa opção para consumir durante a dieta Low FODMAP desde que os recheios sejam também baixos em Fodmaps. Ou seja, evitar utilizar a abóbora manteiga e limitar o consumo desta quiche a uma ou duas fatias por refeição.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui aqui nos comentários ou na página do Facebook.
Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!
Boa semana. Boa comida. Boa energia.
Nutri.Healthy.Alex