Limonada com Hortelã e Gengibre


Vamos brindar à chegada do verdadeiro calor? Esta limonada com hortelã e gengibre é uma das melhores bebidas para refrescar e hidratar o corpo quando o calor e a fadiga apertam…

Limonada com hortelã e gengibre

Limonada! Todos sabemos que é um óptimo refresco de verão, mas nem sempre aproveitamos da melhor forma os seus benefícios. Não estou a dizer que devem beber uma limonada sem açúcar! Descansem, não sou assim tão radical e qual é o prazer disso?

Mas uma boa limonada natural com limão e açúcar (q.b.) faz sempre parte das nossas recordações de verão! Porquê?

Porque é refrescante, dá energia e hidrata. Principalmente neste calor intenso do verão que faz-nos sentir cansados e sem energia… Claro que a água é um bom hidratante, mas a limonada pode ser uma das bebidas mais indicadas nesses picos de calor e falta de energia, uma vez que ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue ao mesmo tempo que sacia a nossa sede.

Por isso, já sabem aproveitar o calor e a praia, mas com uma boa limonada para hidratar e refrescar.

O que tem de especial?

Existem várias receitas de limonada, mas queria dar algumas dicas que acho importantes para fazer uma boa limonada que mata a sede, hidrata o nosso corpo e é amiga do nosso sistema digestivo.

1. Limão, claro não pode faltar pelo seu sabor doce e ácido que ajuda a alcalinizar e desintoxicar o nosso organismo.  Além de ser rico em fibra, minerais e vitamina C que hidratam e regulam o nosso sistema digestivo.

2. Um pouco de hortelã para adicionar sabor e óleos essenciais que refrescam e ajudam na digestão, pois acalmam o nosso intestino que pode estar mais sensível e inchado devido ao calor.

3. Gengibre, é opcional, mas acho que apenas um cheirinho do seu sabor liga bem nesta limonada. Sendo um poderoso anti-inflamatório que ajuda na digestão.

4. O controverso açúcar é essencial, mas em doses moderadas, para neutralizar o sabor ácido do limão e dar a energia imediata que precisamos quando nos sentimos mais exaustos pelo calor ou com quebra de tensão.

5. Por último, uma pitada de sal faz maravilhas para ajudar a regular os nossos níveis de electrólitos no organismo e desta forma manter-nos hidratados, evitando as tonturas e fadiga muscular. Aliás, se repararmos nas bebidas para desportistas ou nos sais de hidratação para os casos de diarreia e desnutrição, o sódio e o açúcar fazem parte da sua composição para ajudar a equilibrar os nossos níveis de energia e hidratação do corpo.

E voilá, aqui fica a receita da limonada com hortelã e gengibre:

Limonada com hortelã e gengibreLimonada com hortelã e gengibreLimonada com hortelã e gengibre

Limonada com Hortelã e Gengibre

Fácil / 5min. / 2 pessoas

[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose ]

Ingredientes (de preferência biológicos):

  • 1 limão;
  • 2 a 3 colheres de sopa de açúcar mascavado ou açúcar de coco;
  • 500ml de água;
  • 1 pedaço de gengibre fresco;
  • 4 a 5 folhas de hortelã fresca;
  • 1/4 colher de café de sal (opcional);
  • cubos de gelo (opcional);

Espremer o sumo do limão com a ajuda do espremedor.

Ralar o gengibre e espremer com a ajuda de uma colher ou pano até obter 1 colher de sobremesa de sumo de gengibre.

Num liquidificar, adicionar o sumo de limão, a água, o açúcar, a hortelã, o sumo de gengibre e o sal. Misturar até triturar bem a hortelã. Provar e caso ainda esteja muito ácido adicionar um pouco mais de açúcar.

Levar ao frigorífico a refrescar pelo menos 1 a 2 horas para intensificar melhor o sabor fresco da hortelã. Servir bem fresco, se necessário adicionar alguns cubos de gelo.

Pode-se guardar no frigorífico e consumir até ao dia seguinte.

Sugestão: Na altura de servir, adicionar alguns frutos silvestres congelados em vez de gelo, como mirtilos, framboesas e morangos.

Notas:
1. Se não gostarem do sabor a gengibre, podem reduzir a quantidade ou adicionar apenas alguns pedaços no final antes de guardar para dar um ligeiro sabor à limonada.
2. A adição de sal é opcional, mas acaba por realçar um pouco os sabores, contudo utilizar apenas uma pitada para não ficar demasiado salgado e estragar o sabor da limonada.

limonada com hortelã e gengibre

Esta limonada com hortelã e gengibre pode ser consumido durante a dieta Low FODMAP, desde que seja limitado a uma dose por refeição.

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui nos comentários ou na página do Facebook. 

Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!

E não se esqueçam de partilhar no instagram a vossa foto quando experimentarem esta limonada bem fresquinha! #nutrihealthyalex

Boas férias!

Voltarei em Setembro com novas receitas e novidades….

Nutri.Healthy.Alex

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *