Leituras de fim de semana: Probióticos


Probióticos a solução é o livro ideal para começar a saber mais sobre o que são os alimentos probióticos e como estes podem ajudar a prevenir doenças, a equilibrar o nosso sistema digestivo e melhorar o nosso bem estar.

probióticos a solução

O livro Probióticos a solução é a minha sugestão de leitura sobre nutrição para as vossas férias de verão.

Baseado nos seus 25 anos de pesquisa e experiências bem sucedidas em tratamentos, a Dra. Michelle Schoffro Cook apresenta-nos um prático resumo do que precisamos saber sobre os probióticos e como estes podem ajudar o nosso organismo a curar-se naturalmente. Como já referi em outros artigos anteriores, os probióticos são essenciais para a regularização da nossa flora intestinal e o reforço do nosso sistema imunitário. Não só evitam o crescimento exagerado das más bactérias como também ajudam a eliminar as toxinas e a digerir melhor os nutrientes essenciais para o nosso bem estar e saúde.

Muitos fármacos limitam-se a suprimir os sintomas sem nunca restaurar a saúde. No entanto, não é a saúde aquilo por que todos almejamos? Lembre-se que a saúde não é apenas ausência de sintomas; é a recuperação da vitalidade, da energia e da qualidade de vida. E os probióticos desempenham, sem dúvida, um papel, já que são componentes de base de um corpo saudável.                                                                  Dra. Michelle Schoffro Cook

Através de estudos e resultados comprovados, este livro acaba por ser um guia que nos ensina a saber quais são as melhores estirpes de probióticos para os problemas de saúde que sofremos. Infelizmente não existe uma estirpe de bactérias probióticas que ajude a eliminar todo o tipo de problemas de saúde. Como explica a Dra. Michelle, para garantir a eficácia do tratamento e manutenção do equilíbrio da flora intestinal, a toma de um suplemento probiótico deve ser ter em conta o tipo de problema a tratar e qual é a melhor estirpe a curá-lo. Por exemplo, o melhor probiótico para as alergias não é o melhor para  tratar a depressão.

Por fim, este livro ensina algumas técnicas de preservação e fermentação dos alimentos que permitem aumentar o seu valor nutricional e curativo. São receitas simples e fáceis de fazer em casa que permitem aumentar o nosso consumo de alimentos ricos em probióticos de uma forma natural e deliciosa. Receitas que podem ser incluídas em todas as refeições como os saborosos iogurtes, queijos e gelados, todos sem lactose e claro, os fermentados como a chucrute, o kefir e o chá verde fermentado.


Outros artigos interessantes…

Tão importante como equilibrar a nossa flora intestinal com a introdução das boas estirpes de probióticos, é saber manter-las e alimentá-las correctamente. Para isso, devemos diariamente consumir alimentos prébióticos, ou seja, a fibra e o amido resistente que são óptimos para alimentar e ajudar a regularizar a nossa flora intestinal. E este video do Dr. Michael Greger, explica isso mesmo. Como é importante consumir diariamente legumes, frutas e cereais integrais que nos garantam a sobrevivência das bactérias boas do nosso intestino. Deste modo, não só estamos a consumir a fibra que nos ajuda a manter a insulina em baixo e o nosso peso ideal. Como também ajuda a regularizar o nosso intestino para eliminar as toxinas, a reforçar os nossos níveis de energia e a proteger o sistema imunitário contra doenças graves.

Espero que gostem das minhas sugestões de leitura e que vos ajude a adoptar algumas soluções de alimentação natural para melhorar o vosso sistema digestivo e consequente tratar as doenças que possam a sofrer. Mesmo que sejam pequenos passos de cada vez, poderão ser bastante benéficos para a vossa saúde.

E continuem a acompanhar as minhas dicas e receitas para substituir os alimentos que nos podem causar algumas intolerâncias ou possam ser mais difíceis de digerir. Que tal falar-vos mais sobre a introdução de probióticos e pré-bióticos na vossa alimentação? 

Não hesitem em enviar as vossas dúvidas e sugestões!

Boa continuação do vosso fim de semana!

E boas férias!

Nutri.Healthy.Alex

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.