Creme de polenta com legumes


Creme de polenta com legumes é um prato que sacia o estômago e alenta o corpo com o seu calor e sabor.

Creme de Polenta com Legumes

A sêmola de milho, mais correntemente conhecida por polenta, é um ingrediente bastante versátil para a nossa cozinha. Utilizado quer para doces como salgados ou pelas várias formas como pode ser cozinhado, como em papas, frito ou assado. Cá em Portugal, é mais comum consumi-lo nas papas de milho ou xarém de ameijoas e no delicioso milho frito da Madeira. Contudo, pode ser um bom ingrediente para termos em casa para fazer diversos pratos rápidos e saborosos, sobretudo no inverno.

As receitas são imensas e variadas, por isso quis começar pelo básico e mais tradicional que são as papas de sêmola de milho salgadas. Na minha opinião, este creme de polenta com legumes acompanha bem com peixe e estufados, ou apenas com um bom molho de cogumelos ou legumes salteados.

O que tem de especial?

É uma receita rápida e muito acessível de fazer. O que é ideal para aqueles dias que não temos tempo ou paciência para refeições muito elaboradas. Em menos de 30 minutos, podemos ter uma refeição nutritiva, quente e reconfortante para o inverno. Bem como, não tem glúten e existe a opção sem lactose.

A adição das especiarias e os legumes na cozedura deste creme de polenta, enriquecem muito o sabor deste prato. Dão-lhe uma nova vida, embora continue um prato simples, fica com um toque mais oriental e quente. Além de estas especiarias ajudarem a digerir melhor a sêmola de milho pelo nosso organismo.

Aconselho a comer este creme de polenta com legumes de imediato e ainda bem quente para aproveitar em pleno o seu sabor e cremosidade. Pois ao arrefecer irá ficar com uma consistência sólida. Depois de frio, podem sempre aproveitar para cortar em pequenos cubos e levar a saltear ou assar.

Creme de Polenta com Legumes

Creme de Polenta com Legumes

Creme de Polenta com Legumes

Creme de Polenta com Legumes

Creme de Polenta com Legumes

Fácil / 30min. / 2 a 3 pessoas

[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose / Sem Açúcares Refinados]

Ingredientes (de preferência biológicos):

  • 1/2 chávena de sêmola de milho (polenta);
  • 2 a 3 chávenas de caldo de legumes;
  • 1 alho francês pequeno (parte verde);
  • 1/2 chávena de abóbora;
  • 1 a 2 colheres de sopa de ghee ou azeite;
  • 3 colheres de sopa de queijo ralado (de cabra, parmesão, da ilha, feta);
  • 1/2 colher de café de sementes de mostarda;
  • 1/2 colher de café de sementes de cominhos (opcional);
  • 1 pitada de sal e pimenta preta;

Fazer um caldo de legumes caseiro ou aquece-lo já pronto numa panela à parte.

Cortar o alho francês cortado em rodelas finas e a abóbora em pequenos cubos para que coza rapidamente com a polenta.

Levar ao lume uma panela com o ghee ou azeite e o alho francês. Assim que o alho começar a refogar, temperar com sal, pimenta, as sementes de mostarda e os cominhos. Mexer sempre para não deixar queimar.

Adicionar a abóbora e deixar refogar mais alguns minutos, sem deixar queimar os ingredientes. Reduzir o lume, juntar depois a sêmola de milho, deixando tostar um pouco com os legumes e adicionar as duas chávenas do caldo de legumes quente. Mexer para envolver bem os ingredientes e à medida que o caldo é absorvido pela sêmola, mexer sempre para não deixar queimar no fundo.

O creme de polenta com legumes irá demorar cerca de 15 a 20 minutos a cozer. Contudo poderá  ser necessário adicionar um pouco mais de caldo de legumes para evitar que queime ou fique pouco cremoso. Depois, basta retirar do lume e misturar o queijo ralado.

Servir de imediato como acompanhamento ou prato principal.

A minha sugestão: Polvilhar o topo do creme de polenta com legumes com salsa picada e acompanhar com um ovo escalfado.  Ou então com legumes assados e peixe cozido ou assado.

Notas:
1.Se não quiserem utilizar o queijo ralado podem omiti-lo, assim como as especiarias.
2. Podem também fazer a polenta em água quente como indicado nas instruções do pacote e só no final adicionar os legumes cozinhados à parte.

Creme de Polenta com Legumes

O creme de polenta com legumes pode ser consumido durante a dieta Low FODMAP, desde que limitado a 200g por refeição.

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook. 

Um bom resto de semana, cheio de energia saudável!

Nutri.Healthy.Alex

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.