Crackers de aveia e fibra?! Sim, fibra vegetal que sobra da polpa dos sumos e que pode ser aproveitada para fazer estas crocantes bolachas salgadas. Ninguém vai desconfiar que estas saborosas crackers de aveia e beterraba podem ser assim tão saudáveis e fáceis de fazer.
Na minha receita do sumo de beterraba, cenoura e pepino falei que poderiam aproveitar a sua polpa que ficou retida na máquina dos sumos para utilizarem noutras receitas. Pois é, independentemente do tipo de sumo que fizerem, a minha sugestão é adicionar a polpa que sobrou nestas deliciosas crackers salgadas.
Experimentem! Vão ver que não se vão arrepender. Além da adição extra desta fibra natural, o seu sabor irá ficar também mais intenso e rico.
O que tem de especial?
A fibra vegetal resultante da polpa dos sumos vai ser benéfica para o nosso trânsito intestinal e alimenta a boa flora intestinal (prébiotico).
A aveia, como já referi aqui, é excelente para ajudar a regular os nossos níveis de açúcar e a saciedade.
As sementes de linhaça, girassol e sésamo vêm completar o sabor e a textura destas bolachas. São ricas em ómega 3 (gordura saudável), proteínas e vitaminas do complexo B. A ingestão regular destas sementes ajuda a combater a fadiga, a depressão, a irritabilidade e a falta de energia.
As sementes de sésamo têm a particularidade de ser ricas em aminoácidos metionina e triptofano, pouco presentes nos vegetais, e que protegem a saúde dos fígado e rins. Já as sementes de linhaça são importantes para a regulação e equilibro hormonal devido a conter fitoestrogénos.
Crackers de aveia e fibra
Fácil/ 35 minutos/ 12 crackers
[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Sem Açucares Refinados; Baixo em Frutose]
Ingredientes: (de preferência biológicos)
- 1 chávena de flocos de aveia integral;
- 1/2 chávena da polpa resultante do sumo de beterraba, cenoura e pepino;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 1 colher de sobremesa de tahini (manteiga de sésamo);
- 3 colheres de sopa de sementes de girassol;
- 1 colher de sopa de sementes de sésamo;
- 3 colheres de sopa de sementes de linhaça;
- 8 colheres de sopa de água filtrada;
- ½ colher de café de sal marinho ou flor de sal;
- ½ colher de café de paprika (opcional);
- ½ colher de café de tomilho seco (opcional);
Numa chávena, adicionar as sementes de linhaça e 6 colheres de sopa. Deixar de molho pelo menos 15 minutos ou até se formar uma espécie de molho gelatinoso.
Colocar os flocos de aveia num robot e reduzir a farinha. Podem eliminar este passo, comprando já a farinha de aveia integral.
Numa taça, colocar a farinha de aveia, as sementes de girassol, o sal, a paprika, o tomilho e misturar bem. Adicionar a polpa do sumo, o azeite, o tahini, o molho das sementes de linhaça e a restante água. Misturar bem até obter uma massa consistente e moldável, caso seja necessário, adicionar mais umas colheres de água.
Colocar a massa sobre papel vegetal e espalhar um pouco a massa. Utilizar sobre a massa outra folha de papel vegetal e com a ajuda do rolo da massa, espalhar a massa até obter a espessura de cerca de 0,5cm.
Retirar a folha de papel superior e decorar com as sementes de sésamo e uma pitada de flor de sal moído. Pressionar um pouco as sementes com a ajuda das costas de uma colher.
Podem fazer uns pequenos cortes longitudinais na massa para dividir as crackers de aveia e fibra e ser mais fácil separá-las quando cozidas.
Levar a cozer no forno pré aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou a massa estar bem cozida.
Deixar arrefecer totalmente antes de desenformar e separar ou cortar em bolachas.
Conservar num recipiente hermeticamente fechado e consumi-las até ao máximo de 4 a 5 dias.
Podem também acompanhar estas crackers com queijo, patés e manteigas vegetais ou doces naturais.
Notas:
1. Como já referi, podem experimentar substituir a polpa de beterraba por outro sumo que preferirem.
2. A adição de tahini pode ser omitida. Quanto às especiarias e ervas aromáticas, podem experimentar adicionar outras ao vosso gosto e que acharem interessantes para enriquecer o sabor.h
3. Podem também moldar a massa com a ajuda apenas das costas de uma colher, espalhando a massa pelo fundo de um tabuleiro forrado até à espessura desejada. Neste caso, a massa terá de estar um pouco mais mole. É um método mais demorado, mas permite ter uma massa ajustada ao formato do tabuleiro, neste caso, será um de 20x25cm.
Chamo à atenção que as pessoas pouco habituadas a ingerir muita fibra, devem limitar o seu consumo no início a duas a três crackers de aveia e fibra por dia. Já as pessoas que estão a seguir uma dieta low fodmap e são mais sensíveis à fibra, devem ingerir apenas uma a duas crackers por dia.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui em baixo ou na página do Facebook. Já sabem que posso sempre ajudar-vos!
Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!
Boa semana. Boa comida. Boa energia.
Nutri.Healthy.Alex