Sumo de beterraba, cenoura e pepino 2


Este sumo de beterraba, cenoura e pepino é um cocktail de energia e antioxidantes. É um sumo detox ideal para hidratar e nutrir a pele depois da sua intensa exposição solar neste verão. E prepará-la para o frio que se aproxima.

sumo de beterraba

Fácil e rápido de preparar, este sumo é um delicioso shot de vitaminas e minerais para quando nos sentimos com falta de energia. A retirada da fibra dos vegetais facilita a sua absorção pela nossa corrente sanguínea. Por outro lado, esta acção purificante e hidratante permite dar um descanso ao trabalho do nosso sistema digestivo e ajudá-lo a regenerar-se.

E não tenham receio. Apesar de ser um sumo de vegetais, a beterraba e a cenoura acabam por dar um sabor doce e agradável ao sumo. Que é complementado com o toque picante do gengibre e o ácido do limão. O seu resultado final é fresco, leve e intenso.

É uma boa opção para aqueles dias que precisamos de começar o dia com um shot vitamínico ou queremos ajudar a eliminar os excessos do dia anterior. Pode também ser consumido por quem está a seguir a dieta low FODMAP ou qualquer outra pessoa que queira reforçar o seu sistema imunitário e saborear um sumo sem açucares refinados e baixo em frutose.

E não deitem fora aos restos dos legumes (polpa) que sobram deste sumo! Aproveitem-os para adicionar às vossas sopas, pães, bolos e bolachas.

sumo de beterraba

O que tem de especial?

A beterraba é rica em proteínas, vitaminas A e  B, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Nutrientes que fazem dela um superalimento contra a anemia, a hipertensão e as doenças cardiovasculares.

Tal como a beterraba, a cenoura também é rica em vitaminas A, B e C, fósforo, cálcio, potássio, sódio, antioxidantes e fibras. O betacaroteno presente nestes dois legumes é um poderoso antioxidante que melhora e regenera a aparência da pele e previne o seu envelhecimento precoce. Além de nos garantir um bronzeado saudável protegido dos raios uv.
A cenoura também auxilia a regular o açúcar no sangue, fortalece a saúde respiratória e o cólon e, ajuda a reforçar o sistema imunológico e a visão.

O pepino é um excelente hidratante para a pele e ajuda a drenar as toxinas do nosso organismo. Destaca-se ainda por ter fitonutrientes com propriedades anti-cancerígenas.

O gengibre é um anti-inflamatório e estimulante natural que ajuda a reforçar o sistema imunitário e digestivo. Também é conhecido por ser um termogénico que ajuda a acelerar o metabolismo e fazer o corpo queimar mais calorias.

Quanto ao limão, é um óptimo alcalinizante que facilita a digestão e eliminação de toxinas.

sumo de beterraba

Sumo de Beterraba, Cenoura e Pepino

Fácil/ 5 minutos/ 1 copo

[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Sem Açúcares Refinados; Baixo em Frutose]

Ingredientes: (de preferência biológicos)

  • 1/2 beterraba normal ou 1 beterraba pequena;
  • 1 pepino médio;
  • 2 cenouras médias;
  • ¼ limão pequeno (opcional);
  • 1 pedaço de um cm de gengibre fresco ou ½ colher de chá de gengibre em pó;
  • água q.b.;

Descascar e cortar em pedaços a beterraba, o gengibre e o limão.

As cenouras e o pepino podem usar com a casca, mas eu prefiro retirar as sementes do pepino, uma vez que podem ser um pouco indigestas.

Para fazer este sumo de beterraba, cenoura e pepino podem utilizar uma máquina de sumos de extracção lenta ou uma centrifugadora. Ligar a máquina e colocar lá todos os pedaços dos legumes, excepto o gengibre e o limão.

Misturar bem o sumo obtido e rectificar o seu sabor, colocando o limão e o gengibre aos poucos e ao vosso gosto.

Podem diluir o sumo adicionando um pouco de água filtrada ou gelo.

O aconselhado será sempre consumi-lo acabado de fazer para aproveitar ao máximo o seu conteúdo vitamínico. Mas podem guardar no frigorífico e consumir até ao máximo de 12 horas.

Notas:
1. Para quem não gostar ou achar demasiado intenso, a adição do limão e gengibre pode ser opcional. Comecem por adicionar pequenas quantidades destes dois ingredientes ao sumo final até se habituarem ao seu sabor particular e diferente.
2. Se acharem o seu sabor pouco doce, podem sempre adicionar mais um pouco de cenoura ou um pedaço de maçã para adoçar um pouco mais o sumo.
3. Se não tiverem uma máquina de sumos, é possível fazer este sumo de beterraba numa liquidificadora com um pouco mais de água e passa-lo no final numa rede ou escoador para retirar os restos dos legumes.

 

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui ou na página do Facebook. Já sabem que posso sempre ajudar-vos com as vossas dúvidas.

Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!

Boa semana. Boa comida. Boa energia.

Nutri.Healthy.Alex

 


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 thoughts on “Sumo de beterraba, cenoura e pepino