As castanhas querem-se quentes e boas, mas não só! E esta receita de castanhas com chocolate prova isso mesmo. Ao conseguir dar um sabor apetitoso e utilidade às castanhas cozidas ou assadas que sobraram e temos de guardar. A adição da cobertura de chocolate transforma-as num snack guloso que podemos ir petiscando o resto da semana.
Chocolate e castanhas! Apesar de ser suspeita, acho que é um casamento perfeito de sabores. Já tinha visto e feito esta combinação em bolos e bolachas, mas só quando decidi experimentar mergulha-las em chocolate para ver o seu sabor é que vi como estas ficavam deliciosas. Acaba por ser uma boa ideia para aproveitar aquelas castanhas que fazemos a mais e ficam por comer enquanto estão quentinhas.
E são fáceis de fazerem! Basta derreterem um pouco de chocolate e envolver as castanhas frias, uma a uma. Deixar secar e voilá! Temos uns deliciosos bombons para impressionar a família e os amigos. Para não falar que são muito nutritivos e mais saudáveis que os bombons de compra.
Para esta receita quis apresentar-vos uma versão mais doce e aromática em que aconselho utilizarem as castanhas cozidas. E outra versão de bombons mais salgados e crocantes que combina mais com a utilização das castanhas assadas.
Experimentem! E digam-me qual é a vossa preferida. Doces ou salgadas?
O que tem de especial?
As castanhas são ricas em amido, fibra e água, sendo um alimento bastante nutritivo e energético para suportar o frio deste inverno. Sendo um bom alimento para a nossa flora intestinal desde que ingerido em moderação. As castanhas são também ricas em potássio que ajuda a regular a tensão arterial e vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro, magnésio e folatos. Substâncias alcalinizantes que ajudam a neutralizar a acidez no sangue e a eliminar as toxinas.
O chocolate, mais propriamente o cacau cru, é um superalimento rico em antioxidantes, gorduras saudáveis e outros nutrientes importantes para a saúde do nosso coração e sistema nervoso. Além de ser uma estimulante natural que ajuda a melhorar o nosso bom humor. Por isso mesmo, nesta receita sugiro a utilização de chocolate com mais de 70% de cacau. Se tiverem tempo e disponibilidade, podem sempre optar por fazer o vosso próprio chocolate rico em cacau cru e sem açucares refinados, seguindo esta deliciosa receita.
Castanhas com chocolate
Fácil/ 15 minutos/ 12 a 16 castanhas com chocolate
[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Sem Açucares Refinados; Baixo em Frutose]
Ingredientes: (de preferência biológicos):
Para a versão doce e aromática:
- 12 a 16 castanhas
- casca de ½ limão (opcional);
- 1 colher de chá de sementes de erva doce (opcional);
- 1 colher de sopa de óleo de coco ou manteiga de cacau;
- 50g de chocolate com mais de 70% de cacau (pepitas ou tablete);
- Sal marinho ou flor de sal q.b.
Para a versão salgada e crocante:
- 12 a 16 castanhas ;
- 50g de chocolate com mais de 70% de cacau (pepitas ou tablete);
- 1 colher de sopa de óleo de coco ou manteiga de cacau;
- Sal marinho ou flor de sal q.b.
Para a versão doce e aromática, optar por cozer as castanhas em água com a casca de limão, erva-doce e sal. O ideal será fazer este passo no dia anterior ou aproveitar sobras de castanhas cozidas de outro dia.
No caso da versão salgada e crocante optar por assar as castanhas no forno com sal e ervas aromáticas a gosto. Descascar e deixar arrefecer bem. Podem também aproveitar as sobras de castanhas assadas do dia anterior.
Em ambas as versões o processo de fazer a cobertura de chocolate é semelhante. Partir o chocolate em pequenos pedaços e adicionar o óleo de coco. Derreter o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas, tendo o cuidado de não deixar queimar*. Pode-se adicionar uma pitada de sal e erva-doce moída ao chocolate derretido para intensificar mais o sabor dos bombons.
Com a ajuda de uma colher cobrir as castanhas com o chocolate derretido, de forma que fiquem todas cobertas com uma pequena camada de chocolate. Podem polvilhar com alguns pequenos grãos de flor de sal, coco ralado ou castanha assada bem picada.
Deixar secar completamente o chocolate antes de guardarem as castanhas com chocolate num recipiente. Consumir até ao máximo de 4 a 5 dias.
Notas:
1. Podem substituir a erva doce por outra especiaria ao vosso gosto como a baunilha ou a canela.
2.* Vejam aqui o método detalhado de derreter chocolate.
Para quem está a seguir a dieta pobre em Fodmaps ou sofre de flatulência quando come muitas castanhas. Aconselho a ingerir até ao máximo de 6 a 8 castanhas de chocolate por refeição.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui aqui nos comentários ou na página do Facebook.
Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!
Boa semana. Boa comida. Boa energia.
Nutri.Healthy.Alex