Este bolo de crepes é uma deliciosa sobremesa para saborear sem culpas. É rico em antioxidantes e não tem glúten, nem lactose ou açúcares refinados. Um bolo simples de fazer, fresco e saudável que achei ser perfeito para celebrar o primeiro aniversário do Nutri Healthy Alex.
Pois é, já fez um ano desde que iniciei a minha aventura de criar este blogue. Um ano cheio de receitas e artigos com dicas para encontrar a alimentação que é mais indicada para o nosso organismo e bem estar. Porque acredito que é possível, ter uma alimentação saudável e que nutre o nosso corpo, sem privações para comer a comida que adoramos saborear. Basta encontrar o equilíbrio entre os alimentos que fazem bem ao nosso corpo e este precisa. E a forma como cozinhá-los e melhor saboreá-los.
E nada melhor que festejar esta data com um bolo de crepes. Quem pode resistir ?!
Um bolo húmido, fresco, com várias camadas finas de irresistíveis crepes. Só que em vez de utilizar um chantilly de natas, estes crepes são cobertos por um delicado e delicioso creme de coco com pedaços de morangos, mirtilos, framboesas e amoras. Um cocktail de frutos antioxidantes, só com açucares naturais!
Quis que fosse uma sobremesa mais leve para saborear sem remorsos. E se no início tinha algumas duvidas em encontrar bons crepes sem gluten e lactose. Posso dizer que esta massa é fácil de trabalhar e obtém óptimos crepes. Experimentem!
Bolo de Crepes com coco e frutos silvestres
Fácil/ 35 a 40 minutos/ 8 a 10 fatias
[Low Fodmap; Sem Gúten; Sem Lactose; Sem Açucares Refinados; Baixo em Frutose]
Ingredientes: (de preferência biológicos)
Massa para crepes:
- 115g de farinha de arroz integral;
- 35g de amido de milho (tipo maizena) ou farinha de tapioca (polvilho doce);
- 2 colheres de sopa de açucar de coco (opcional);
- 3 ovos;
- 300ml de leite de amêndoa ou leite de coco;
- 3 colheres de sopa de óleo de coco (opcional);
- 1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional);
- Sal q.b.
Creme de coco com frutos silvestres:
- 1 lata de leite de coco (400ml);
- 2 colheres de sopa de geleia de arroz ou xarope de acér (opcional);
- 1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional);
- 400g de morangos;
- 2 colheres de sopa de açúcar de coco
- Morangos, mirtilos, amoras e framboesas para decorar (opcional).
Peneirar as farinhas e adicionar o açúcar e uma pitada de sal fino a gosto. Bater os ovos com o leite, uma colher de óleo de coco e a baunilha. Juntar pouco a pouco à mistura de farinhas, mexendo sempre para que a massa não fique com grumos.
Deixar responsar a massa de crepes durante 15 a 30 minutos.
Aquecer uma frigideira pequena e anti aderente a lume moderado. Quando estiver quente, embeber um pouco de óleo de coco num guardanapo de papel e passar no fundo da frigideira.
De seguida, verter um pouco da massa na frigideira de modo que cobra o seu fundo mas fique um crepe de espessura fina. Com a ajuda de uma espátula ou garfo, começar a descolar as laterais para ver se o crepe está a ficar dourado e a separar-se da frigideira. Assim que isso acontecer, virar o crepe e deixar dourar mais um minuto.
Repetir todo o processo até esgotar a massa. Não esquecer de untar a frigideira com óleo ou manteiga antes de colocar cada crepe para evitar que esta agarre ao fundo.
Deixar os crepes arrefecer completamente.
Para o creme de coco, deixar antes o leite de coco refrigerar no frigorífico entre 8 a 12 horas para espessar.
Cortar os morangos em pedaços pequenos e adicionar o açúcar de coco. Deixar repousar durante 15 a 30 minutos. Esmagar com um garfo ou triturar um pouco com a varinha para que fique tipo um doce com pedaços.
Numa taça colocar o creme da lata, evitando colocar também a parte liquida que ficou no fundo da lata. Juntar a geleia ou o xarope de acér. Bater o creme com a batedeira até fique mais consistente e fofo. Adicionar o molho de morangos e misturar devagar com a ajuda de uma colher. Podem reservar 3 a 4 colheres do creme de coco batido sem o molho de morangos para decorar o topo do bolo de crepes.
Para a montagem, colocar no prato de servir um crepe e barrar ligeiramente com o creme de coco e morango. Repetir todo o processo até esgotar os crepes. Decorar o topo com o creme reservado e mirtilos, morangos, framboesas e amoras.
Colocar no frigorífico pelo menos duas horas antes de servir. Podem fazer um pouco a mais de creme de coco para servir junto com as fatias do bolo de crepes.
Notas:
1. Adicionei amido para que a massa ficasse mais fofa, mas podem substituir apenas por farinha de arroz.
2. A adição do açúcar de coco e a baunilha são opcionais mas acabam por dar um sabor mais doce ao bolo de crepes.
3. A adição do óleo de coco à massa ajuda a evitar que se agarre ao fundo da frigideira, mas é opcional, desde que esta seja bem untada. Podem também trocar por manteiga ou azeite.
4. Para bater o creme de coco, ajuda e é mais rápido que tanto a taça como os ingredientes estejam bem frios.
5. Podem fazer o molho só com morangos ou adicionar o vosso fruto silvestre favorito, como mirtilos, framboesas ou amoras. Podem também utilizar o creme que fiz para a receita da tarte de coco.
6.Servir o bolo de crepes bem frio é melhor para poder cortar em fatias uniformes.
Obrigada por acompanharem o Nutri Healthy Alex.
Espero que esteja a ajudar-vos não só a encontrarem a alimentação mais indicada para se sentirem bem convosco e a manter o equilíbrio do vosso corpo. Como também seja uma alimentação que ajude a prevenir doenças, a cuidar do vosso interior e a sentirem-se com mais energia.
Acredito que passo a passo todos nós podemos encontrar a forma como alcançar estes benefícios. Ou pelo menos, eliminar os alimentos que o nosso organismo não consegue suportar.
Boa semana. Boa comida. Boa energia.
Nutri.Healthy.Alex