Estas bolinhas proteicas de coco e moringa são um snack nutritivo e saciante para enganar a fome e a gula!
Se fazem leite vegetal em casa, esta receita de bolinhas proteicas é uma excelente forma de aproveitar os restos do leite de coco, aveia e amêndoa que sobram. Neste caso, adiciono mais alguns ingredientes para fazer umas bolinhas deliciosas e cheias de proteina que levo como snack para comer antes ou depois do ginásio. Acrescentei também banana desidratada para dar um ligeiro crocante à massa e torná-la mais doce.
Costumo também comê-las para enganar a gula quando preciso de algum doce para petiscar ou ainda é cedo para jantar. Sabe tão bem comer estas bolinhas fresquinhas e cheias de energia saudável!
O que tem de especial?
Estas bolinhas proteicas de coco e moringa são muito fáceis e rápidas de fazer. Num instante podemos ter um snack natural e vegetal, cheio de nutrientes e fibra que são fáceis de digerir e nos mantêm saciados por algum tempo devido ao seu elevado teor de proteína.
Destaco ainda a moringa que utilizei para dar esta cor engraçada às bolinhas e que contrasta bem com o branco do coco. Mas também porque é uma planta medicinal rica em vitaminas A e C, cálcio, potássio, ferro e proteína. E que possui uma grande quantidade de antioxidantes que ajudam a estabilizar os níveis do açúcar e a inflamação.
Bolinhas proteicas de coco e moringa
Fácil/ 30 minutos/ 20 bolinhas
[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Sem Açucares Refinados; Baixo em Frutose]
Ingredientes: (de preferência biológicos)
- 8 colheres de sopa de coco ralado;
- 5 colheres de sopa de flocos de aveia;
- 2 colheres de sopa de miolo de amêndoa ou avelã;
- 5 colheres de sopa de sementes de cânhamo;
- 1 a 2 colheres de sopa de geleia de arroz ou outro adoçante a gosto;
- 2 colheres de sopa de óleo de coco;
- 1 colher de chá de moringa (opcional);
- 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa ou avelã (opcional);
- 2 a 3 colheres de sopa de banana desidratada (opcional).
Sugestões para a cobertura:
- sementes de sésamo;
- miolo de amêndoa torrada;
- coco ralado.
Colocar o coco, os flocos de aveia, o miolo de amêndoa, as sementes de cânhamo e a moringa num processador de alimentos e picar até obter uma farinha fina.
Juntar a geleia de arroz, o óleo de coco e a manteiga de amêndoa. Misturar bem até obter uma pasta moldável.
Por fim, adicionar à mistura, as rodelas da banana desidratada e picar ligeiramente para que fiquem ainda pequenos pedaços na massa. Colocar a massa no frigorífico pelo menos 30 minutos para solidificar um pouco.
Com a ajuda de uma colher de sobremesa e das mãos formar pequenas bolinhas. Decorar cada bolinha com sementes de sésamo, amêndoa torrada ou coco ralado. Basta colocar a cobertura num prato e rolar as bolinhas proteicas sobre ela.
Guardar as bolinhas proteicas no frigorífico e consumir até ao máximo de 4 a 5 dias, se conseguirem resistir até lá!
Notas:
1. Podem ajustar a quantidade de adoçante ao vosso gosto ou alterar para outro tipo como o açúcar de coco ou xarope de açer.
2. Podem optar por adicionar outro tipo de fruta desidratada em vez da banana.
3. Esta receita é apta para quem segue a dieta Low Fodmap. Só devem limitar o consumo destas as bolinhas proteicas a 2 unidades por refeição e evitar adicionar outra fruta ou adoçantes ricos em frutose.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui abaixo nos comentários ou na página do Facebook.
Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!
Boa semana. Boa comida. Boa energia.
Nutri.Healthy.Alex