Alimentos que irritam o intestino, mas não são ricos em fodmaps 2


Nem todos os alimentos que irritam o intestino são ricos em fodmaps, por isso em alguns casos a dieta fodmap pode não ser suficiente para eliminar os sintomas do síndrome do intestino irritável e outros problemas digestivos.

alimentos que irritam o intestino

Inchaço, desconforto intestinal e cólicas são todos sintomas que acompanham quem sofre do síndrome do intestino irritável, inflamação do cólon ou simplesmente está com o intestino mais sensível e desregulado. Normalmente associamos a sua causa a intolerâncias alimentares, ao stress e ansiedade ou aos fodmaps. Mas a verdade é que pode dever-se a outros alimentos que irritam o intestino, mas não são ricos em fodmaps.

Embora estes alimentos não costumem estar associados a intolerâncias alimentares, para certas pessoas podem ser a causa dos seus sintomas ou contribuir para o seu agravamento, uma vez que são difíceis de digerir e desgastam o nosso sistema digestivo, sem nos apercebermos disso.

Estou a falar de alimentos que normalmente fazem parte da nossa alimentação actual e que os nossos médicos já têm vindo a chamar a atenção para o seu consumo em moderação. Por isso quando se questionam porquê continuo com os meus sintomas, embora eu tenho eliminado todos os alimentos ricos em fodmaps da minha alimentação?
Devem primeiro pensar se a causa dos vossos sintomas digestivos não está a ser também agravada por crises de ansiedade e stress ou então por ter uma dieta pouco equilibrada e com excesso destes alimentos que irritam o intestino.

Por norma, estes factores estão associados entre si. Por exemplo, se temos um sistema digestivo mais sensível, sofremos mais com o stress e ansiedade. Por outro lado, se estamos com stress temos mais desejo e tendência em procurar conforto em comida processada e cheia de açucares. Mas em excesso, este tipo de comida não é nada grande amiga do nosso sistema digestivo, uma vez que é pesada de digerir e vai obrigá-lo a trabalhar muito mais, quando este já está debilitado e a sofrer pelo stress que sentimos.alimentos que irritam o intestino

Por este motivo, queria falar sobre alguns destes alimentos que, segundo os estudos mais recentes, podem ser a causa dos problemas digestivos cada vez mais comuns nas pessoas, actualmente.

Café e refrigerantes

Beber café faz parte da nossa cultura portuguesa, mas não deixa de ser preciso consumi-lo com alguma moderação, principalmente para quem tem um sistema digestivo mais sensível. Pois uma das propriedades do café é o seu poder laxativo que pode irritar e desregular o nosso intestino. Bem como, causar desidratação e a perda de nutrientes importantes para o nosso organismo.

Especiarias picantes

A adição das especiarias picantes na comida pode ajudar na sua digestão e eliminação dos resíduos, desde de que sejam usadas com muita moderação e atenção. Dependendo da pessoa e do seu sistema digestivo, o uso constante e excessivo de chili e outras especiarias picantes pode irritar o seu intestino, sendo em muitas das situações a razão dos problemas de obstipação e flatulência.

Comida rica em gorduras saturadas e processadas

Fritos e comida de “fast food” como hambúrgueres, salsichas e charcutaria são todos alimentos muito difíceis de digerir e de eliminar os seus resíduos. Este tipo de gorduras além se acumular no nosso tecido adiposo (obesidade), tem também tendência para se agarrar nas paredes intestinais, dificultando a evacuação das fezes e gases.

Aditivos e conservantes químicos

Estes estão cada vez mais presentes na nossa alimentação, principalmente na comida processada e de longa validade, de forma a manter a sua frescura e dar sabor. Mas a sua acumulação e constante presença no nosso sistema digestivo, não tem um efeito assim tão positivo, visto que podem contribuir para a origem de intolerâncias e desordens no nosso organismo.
Principalmente para pessoas com um sistema digestivo mais sensível ou com mais dificuldade em eliminar resíduos e toxinas do seu corpo, estes químicos devem ser tidos em conta, visto que podem estar a agravar os sintomas do síndrome do intestino irritável.

Aliás, face a este problema já começa a ser posta em prática uma dieta para eliminar só estes aditivos e conservantes que se chama dieta de RPAH ou Failsafe.alimentos que irritam o intestino

Álcool

Os estudos mais recentes ainda não são conclusivos acerca de alguma relação directa entre o consumo de álcool e os sintomas digestivos, principalmente no caso do síndrome do intestino irritável. Contudo tem vindo a verificar-se uma percentagem considerável de pessoas que notam o agravamento dos seus sintomas com o álcool. Este acaba por ser agressivo para o intestino, podendo afectar os seus movimentos peristálticos e a permeabilidade e absorção das paredes intestinais.

O aconselhado será evitar o seu consumo nos casos em que o sistema digestivo está já sensível e debilitado. Nas situações normais, este deve ser consumido em moderação, em que o recomendado pelos especialistas da Monash é até dois copos diariamente e no máximo de quatro em eventos ocasionais. Há que ter em conta também que algumas destas bebidas alcoólicas podem ainda conter quantidades consideráveis de fodmaps, como o vinho doce e rum, devendo ser evitadas.

Excesso de açúcar

Além dos conhecidos problemas associados com o consumo excessivo do açúcar, como diabetes, obesidade, envelhecimento precoce e doenças cardíacas. O açúcar quando consumido em excesso é também muito mau para a nossa flora intestinal. Isto porque é o melhor alimento para o crescimento excessivo das bactérias más no intestino e consequentemente o agravamento de sintomas como o inchaço, flatulência e cólicas.

Por outro lado, o aumento da presença destas bactérias más, implica que haja uma redução da existência de outras bactérias responsáveis pela produção de hormonas importantes para o nosso organismo e sistema imunitário. Por isso, o açúcar deve ser consumido em moderação para não se estar a alimentar o crescimento de bactérias más no intestino e consequentemente agravar o desconforto intestinal. Aliás, deve-se antes incluir na nossa dieta o consumo de alimentos ricos em prébioticos para ajudar na manutenção das boas bactérias do intestino.

Para saberes mais como reduzir o consumo do açúcar, lê estas dicas!

Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook. 

Uma boa semana serena e relaxante!

Nutri.Healthy.Alex


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 thoughts on “Alimentos que irritam o intestino, mas não são ricos em fodmaps