Um brownie de castanhas e chocolate, simples, intenso e húmido. Para saborear sem remorsos ou desconforto…
A tradição mantém-se e depois dos biscoitos “ouriços” de castanha que fiz no ano passado, este ano o meu magusto foi celebrado com um intenso brownie de castanha e chocolate… esta dupla maravilha que me reconfortou neste domingo de tanta chuva, acompanhado de um chá quente e a minha mantinha.
Os brownies devem ser húmidos e intensos, por isso é que são bolos baixos e compactos. Por norma, são de chocolate porque são os mais saborosos. E a sua receita é simples de fazer, só que neste caso queria um brownie intenso, húmido, mas também quente e reconfortante. E a adição do puré de castanha dá-lhe essa combinação de sabores, além de ficar mais saudável.
O que tem de especial?
Este brownie de castanhas e chocolate é uma opção saudável para quem sofre de intolerâncias e não só, uma vez que não contém gluten, lactose ou açucares refinados. Ao qual ainda adicionamos os hidratos carbono complexos e fibra da castanha que ajudam a nutrir e proteger o nosso corpo contra o frio. E as gorduras boas, vitaminas e antioxidantes do óleo de coco e o chocolate que nutrem o nosso cérebro e nos dão essa sensação de bem estar e conforto mental. Pois a gordura e os hidratos de carbono são essenciais para o equilíbrio do nosso corpo e mente. Só temos que aprender a usá-las sabiamente para que consigamos digeri-las bem, sem causar desordens no organismo, dando-nos prazer ao mesmo que nos nutrem.
Brownie de Castanhas e Chocolate
Fácil / 30min. / 12 a 15 fatias
[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose / Sem Açúcares Refinados]
Ingredientes (de preferência biológicos):
- 1 tablete de chocolate negro 70% (100g);
- 5 colheres de sopa de óleo de coco;
- 6 a 8 colheres de sopa de açúcar de coco ou açúcar mascavado;
- 4 ovos;
- 4 colheres de sopa de farinha de amido (maizena) ou araruta;
- 1 colher de chá de canela em pó;
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
- 25 castanhas cozidas;
- 1/2 colher de chá de erva doce (opcional);
- 1/2 colher de vagem de baunilha;
- 4 colheres de sopa de geleia de arroz;
- 10 colheres de sopa de água;
- 1 pitada de sal (opcional);
Retirar a casca e pele das castanhas e triturar grosseiramente na picadora ou com a ajuda de um garfo.
Numa panela, misturar a geleia de arroz e a baunilha com a água. Levar a lume brando para dissolver a geleia e deixar ferver ligeiramente. Adicionar o miolo da castanha e a erva doce, mexendo constantemente até engrossar ligeiramente. Caso fique muito sólido, adicionar um pouco mais de água. Retirar do lume e reservar.
Entretanto derreter em banho maria o chocolate em pedaços com o óleo de coco e o açúcar de coco. Adicionar no fim a canela.
Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal. Juntar as gemas ao puré de castanhas, depois o chocolate derretido, a farinha e o bicarbonato de sódio, mexer bem. Por fim envolver com cuidado as claras batidas para que a massa do brownie não perca o ar das claras.
Colocar a massa do brownie de castanhas e chocolate num tabuleiro rectangular forrado com papel vegetal. E levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 a 25 minutos ou até que a massa fique cozida, mas húmida.
Retirar do forno e deixar arrefecer completamente antes de retirar do tabuleiro. É normal a espessura do brownie baixar um pouco ao arrefecer porque é uma massa húmida.
Servir cortado em pequenas fatias rectangulares ou guardar num recipiente hermético e num local fresco. No dia seguinte os sabores ainda vão ser mais intensos.
A minha sugestão: Polvilhar com cacau em pó e acompanhar com natas de coco ou iogurte natural.
Notas:
1.A quantidade da geleia de arroz pode ser adicionada a gosto ou substituída por outro adoçante.
2.Se não quiserem utilizar o chocolate negro, podem reduzir a sua quantidade ou substituir por 5 colheres de sopa cacau em pó + 3 colheres de óleo de coco. Mas com o cacau vai ficar um brownie menos compacto e intenso, por outro lado a massa é mais fofa.
3.No caso de preferirem outro tipo de chocolate, deve-se ter em atenção à quantidade de açucares e leite que fazem parte da sua constituição.
Este brownie de castanhas e chocolate pode ser consumido durante a dieta Low FODMAP, desde que seja limitado o seu consumo a 1 ou 2 fatias por dia. E a pessoa seja capaz de comer algumas castanhas sem sentir desconforto abdominal.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook.
Visitem, comentem e façam gosto se acharam apetitosa esta receita!
E não se esqueçam de partilhar comigo no instagram a vossa foto quando experimentarem esta receita com o #nutrihealthyalex
Uma boa semana com muitas castanhas quentinhas!
Nutri.Healthy.Alex