O Ramen de vegetais é uma sopa com noodles muito popular no Japão por ser uma refeição quente, rápida, muito saciante e nutritiva.
A vaga de frio continua e veio para ficar… Confesso que nesta época nada melhor me sabe que um caldinho quente para aquecer e aconchegar o meu estômago. Apesar de ser uma adepta de sushi e comida no wook, quando chega este frio prefiro as sopas orientais. Quem me acompanha no restaurante japonês não percebe porque fico tão contente por pedir ramen, afinal é um caldo de massa. Mas para mim é a forma ideal de aquecer e reconfortar o meu corpo, além de conter vários ingredientes que saciam a minha fome e me nutrem saudavelmente.
O que tem de especial?
Há quem compare este caldo asiático à nossa canja de galinha e de certa forma, existem algumas semelhanças, ambas são um caldo de carne com massa e ovo. E todos sabemos que tradicionalmente as nossas avós e mães aconselham comer a canja quando estamos doentes ou em convalescência porque ajuda a recuperar forças. O caldo de carne tem esse beneficio nutritivo, além de ajudar a combater as inflamações intestinais como referi na receita do caldo de frango com legumes e aonde pormenorizei como fazer para retirar todos esses benefícios.
A receita tradicional do ramen é por si só uma refeição completa com hidratos de carbono, proteína e várias vitaminas e minerais. Contudo pode tornar-se uma refeição pesada e mais difícil de digerir dependendo dos alimentos adicionados. Por isso, quis que este ramen de vegetais fosse uma sopa reconfortante e que sacia, mas fácil de digerir. Mantive a receita mais à base de vegetais e com a adição do caldo de legumes para aumentar a quantidade de vitaminas e minerais que nesta altura ajudam a reforçar o nosso sistema imunitário e a eliminar as toxinas e excessos das festividades. Por outro lado, quis que fossem legumes leves e cheios de energia para estimular o nosso corpo a ser mais activo contra o frio e a proteger-nos contra estes resfriados no Inverno.
Optei também por fazer uma versão sem glúten ao adicionar os noodles de arroz em vez dos tradicionais noodles de soba. O que torna este ramen de vegetais uma alternativa adequada para quem tem intolerâncias.
E sim, é uma sopa para comer com pauzinhos ou com a ajuda de um garfo. Mas é fácil e apenas um pouco diferente, para variar…
Sopa Ramen de vegetais
Fácil / 25min / 2 pessoas
[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose / Sem Açúcares Refinados]
Ingredientes (de preferência biológicos):
- 500ml de caldo de frango (ver aqui receita de caldo caseiro de frango);
- 500ml de caldo de legumes ou água;
- 1 colher de chá de gengibre fresco ralado;
- 1 alho francês pequeno (parte verde);
- 1 cenoura;
- 1 folha de alga kombu ou wakamé (opcional);
- 3 a 4 colheres de sopa de molho de soja ou tamari;
- 1 chávena de folhas de espinafres bebé;
- 2 ovos;
- 150g de noodles de arroz;
- 1/2 colher de sopa de salsa picada;
- 1 folha de alga nori;
- azeite e ervas aromáticas a gosto.
Num tacho com água quente colocar os ovos a cozer durante 7 a 9 minutos, conforme a consistência desejada. Retirar os ovos e colocá-los em água fria para parar a sua cozedura. Descascar os ovos só quando estiverem completamente frios para evitar que se desfaçam.
Entretanto colocar num tacho ao lume com uma colher de sopa de azeite, o alho francês cortado em rodelas finas, o gengibre ralado e a cenoura cortada em cubos ou tiras finas.
Adicionar um pouco de molho de soja e deixar em lume brando, mexendo ocasionalmente até os legumes começarem a ficar tenros. De seguida, juntar os caldos de frango e de legumes, as algas de kombu ou wakamé e o molho de soja. Deixar cozer cerca de 20 minutos até os legumes estarem cozidos. No final, rectificar os temperos.
Num tacho à parte, cozer os noodles de acordo com as instruções da sua embalagem.
Em cada tigela de sopa, colocar primeiro os noodles, uma mão cheia de folhas de espinafres, um ovo cortado ao meio e cobrir com o caldo e os legumes. No final, adicionar metade da folha de nori em cada tijela.
Servir bem quente com salsa picada no topo ou sementes de sésamo a gosto.
A minha sugestão: Pode servir-se assim como prato principal ou adicionar um pouco de bife de frango grelhado no topo.
Notas:
1.Para uma versão completamente vegan pode-se substituir o caldo de frango só por caldo de legumes e omitir o ovo cozido.
2. O tempo de cozedura dos ovos vai da consistência da gema que for desejada, bem cozida ou não.
3.Podem preparar um caldo de legumes caseiro, cozendo legumes e ervas aromáticas a gosto ( como alho francês, funcho, aipo, cenoura, tomilho, etc).
Este ramen de vegetais pode ser consumido durante a dieta Low FODMAP, embora se deva ter em atenção aos ingredientes do caldos de frango e legumes a consumir.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook.
Um bom resto de uma semana quentinha, cheio de energia saudável!
Nutri.Healthy.Alex