Dip de beringela assada, para muitos um delicioso paté de beringela fumada, para outros uma opção saudável para variar aos tradicionais acompanhamentos e entradas.
Este dip de beringela assada é uma excelente forma de aproveitar este legume tão abundante nesta época do ano. E desfrutar da sua frescura como uma entrada fria de fim de Verão ou como acompanhamento de pratos principais. Aliás, apesar das deliciosas receitas mediterrânicas que temos com a poderosa beringela, a receita deste dip foi inspirada na tradicional pasta de beringela fumada do Médio Oriente, a “Baba Ghanoush”. Acho que este tipo de cozinha consegue intensificar os seus sabores e mostrar como um simples vegetal pode transformar-se num delicioso molho ou acompanhamento que podemos incluir na nossa alimentação diária.
O que tem de especial?
A beringela é vegetal rico em água, fibras e antioxidantes que ajudam a prevenir doenças do sistema cardíaco e a fortalecer o sistema nervoso. Além de ser uma boa fonte de ácido fólico e ser baixa em calorias, o que a faz um alimento muito apreciado por quem necessita perder peso.
O tahini é uma manteiga de sementes de sésamo torrado e triturado, muito utilizada no Oriente para enriquecer o sabor dos molhos. O seu sabor intenso acaba por ser neste caso a chave para contrabalançar o sabor amargo da beringela. E é uma forma saudável de adicionar sabor e gorduras boas ao prato, bem como uma boa fonte de cálcio, proteína, vitamina B e cobre.
Dip de Beringela assada
Fácil / 5min+1h / 4 pessoas
[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose / Sem Açúcares Refinados]
Ingredientes (de preferência biológicos):
- 2 beringelas médias;
- 3 a 4 colheres de sopa de tahini (pasta de sésamo);
- 2 colheres de sopa de sumo de limão;
- 2 colheres de sopa de salsa picada ou coentros;
- 1 dente de alho (opcional);
- 1/4 de cabeça de funcho (opcional);
- azeite;
- sal e pimenta q.b.;
- romã (opcional);
- água q.b. (opcional);
Para assar a beringela, primeiro, picar com uma faca a beringela várias vezes para evitar que a sua casca exploda dentro do forno. E colocá-las num tabuleiro para assar no forno quente durante cerca de 50 minutos e até ficarem com a pele completamente desinchada e moles. Deve-se virar as beringelas várias vezes para poder assar na totalidade. No caso de utilizar-se o funcho, cortar em pequenas fatias e levar também ao forno a assar até ficar bem cozido.
O método mais tradicional de cozedura, é também grelhar as beringelas nos bicos de fogão a gás. Para isso, colocar cada beringela directamente em cima da chama do bico e grelar durante 10 a 15 minutos até a pele estar totalmente queimada. Há quem prefira este método por ficar com um sabor mais fumado, contudo é um método mais trabalhoso e delicado.
Deixar arrefecer as beringelas e retirar cuidadosamente o seu interior com uma colher, evitando a pele. Deixar escorrer o recheio pelo menos 15 minutos num escorredor, temperando com sal e pimenta.
Num processador de alimentos misturar a beringela, o tahini, o sumo de limão, o alho picado, a salsa e o funcho. Triturar bem e rectificar o tempero, caso seja necessário. Ou adicionar um pouco de água se a pasta ficar pouco suave.
Servir fresco polvilhado com sementes de romã e um fio de azeite. Pode-se acompanhar este dip de beringela assada com pão tostado, palitos de cenoura, pepino ou endivias. Ou mesmo utilizar como molho e acompanhamento de saladas de legumes, carne ou peixe.
Pode-se guardar num recipiente hermético no frigorífico até ao máximo de 3 dias.
Notas:
1.A utilização do alho é opcional e pode ser eliminado ou substituído por alho francês salteado em azeite, para quem não aprecia o alho.
Este dip de beringela assada pode ser consumido durante a dieta Low FODMAP, desde que o alho não seja utilizado ou seja substituído por alho francês salteado. Deve-se também limitar o consumo deste dip a 5 colheres de sopa por refeição.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook.
Uma boa semana cheia de energia saudável!
Nutri.Healthy.Alex