Esta receita de tarte de batata doce saudável, é uma sobremesa leve e deliciosa apenas com ingredientes naturais, sem glúten, lactose ou adição de açucares refinados. É o doce ideal para fazer uma pausa à dieta e relaxar um pouco deste longo Janeiro de frio….
Já há algum tempo que queria publicar a receita de uma tarte. A escolha estava difícil, mas finalmente aconteceu! Achei que seria a altura ideal. Este mês parece não querer terminar e a nossa determinação para fazer um reset aos doces começa a dar os primeiros sinais de cansaço. Já sentimos saudades daquela deliciosa sobremesa…Ainda mais quando somos todos gulosos cá em casa.
Eu sei, são já existem diversas receitas de tarte de batata doce! Mas queria testar a receita de uma tarte gulosa e sem remorsos. Que fosse mais saudável e natural.
Para a massa da tarte, optei por fazer uma massa sem glúten e manteiga, mas também um pouco diferente. Fugi à alternativa com frutos secos e tâmaras e preferi adicionar sementes de girassol. O resultado é uma massa de sabor doce, tostado e crocante, que combina muito bem com o recheio simples e quente da batata doce.
O que tem de especial?
Não temos que obrigatoriamente de viver sem comer deliciosas sobremesas. Apenas temos que fazer escolhas inteligentes e moderar as quantidades ingeridas. Ao preferir comer esta tarte de batata doce em vez das tartes de pastelaria normal, podemos satisfazer o nosso desejo por açúcar e continuar a nutrir o nosso corpo. É uma alternativa saudável só com açucares naturais e hidratos de carbono de ingestão lenta que ajuda a controlar os nosso picos de açúcar no sangue. Os ingredientes desta tarte, além de naturais, são uma boa fonte de proteína, fibra, hidratos de carbono e gorduras saudáveis que ajudam a reforçar o nosso sistema imunitário, em vez de apenas adoçar a nossa boca.
Tarte de Batata doce saudável
Fácil / 45min. / 8 a 10 fatias
[Low Fodmap / Sem Glúten / Sem Lactose / Baixo em Frutose / Sem Açúcares Refinados]
Ingredientes (de preferência biológicos):
Massa:
- 1 + 1/2 chávena de farinha de arroz (200g);
- 4 colheres de sopa de óleo de coco;
- 1 colher de sopa de açúcar de coco ou outro adoçante;
- 1/2 chávena de sementes de girassol (80g);
- 2 colheres de sopa de sementes de chia ou linhaça triturada ;
- 1 colher de café de canela em pó;
- água q.b.
Recheio da tarte:
- 1 chávena de puré de batata doce cozida ou assada (200g);
- 2 ovos médios;
- 3 a 4 colheres de sopa de açúcar de coco ou geleia de arroz;
- 1/4 chávena de farinha de amêndoa ou manteiga de amêndoa;
- 1 colher de chá de canela em pó;
- 1/2 colher de café de baunilha (opcional);
- 1/2 colher de café de noz moscada;
- 1 pitada de sal (opcional);
Previamente, colocar as 2 colheres de sopa de sementes de chia numa tigela com 5 a 6 colheres de sopa de água. Misturar e reservar cerca de 10 minutos para formar uma espécie de gel.
Num processador de alimentos, colocar as sementes de girassol e triturá-las até obter um granulado tipo pão ralado. Adicionar a mistura das sementes de chia, o açúcar de coco e o óleo de coco derretido, misturar bem no processador. Por último, juntar a farinha de arroz e a canela. Com o processador a funcionar, vai-se adicionando uma colher de sopa de água de cada vez até obter uma massa mais coesa e moldável. Em média, poderá ser necessário adicionar 8 a 10 colheres, dependendo da absorção da farinha.
A massa deve ficar com um aspecto tipo massa arreada que é moldada na forma da tarte com a ajuda dos dedos ou de uma colher. Para isso, deve-se untar previamente a forma da tarte ou optar por uma forma de fundo amovível. Depois de colocada a massa na forma, esta deve ser moldada e pressionada para que a crosta da tarte fique com uma espessura de cerca de 0,5 cm.
Colocar a massa a cozer no forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 15 minutos ou até que a massa fique cozida ligeiramente. Para evitar que a massa empole, picar um pouco a superficie com um garfo ou tapar com leguminosas a sua base.
Entretanto, misturar a batata doce com uma pitada de sal, a geleia de arroz, as especiarias, os ovos e a amêndoa, envolvendo bem.
Retirar a massa do forno e colocar o recheio de batata doce. Levar novamente ao formo durante cerca de 20 minutos ou até que ao recheio fique cozido e comece a dourar ligeiramente.
Retirar do forno e deixar arrefecer completamente antes de desenformar a tarte.
Guardar num local fresco e seco. Aconselho a consumir esta tarte de batata doce até ao máximo de 2 a 3 dias, se conseguirem resistir!
A minha sugestão: Acompanhar com creme de coco, gelado ou iogurte natural. E polvilhar o topo da tarte de batata doce com cacau e canela em pó.
Notas:
1.A quantidade do açúcar ou geleia de arroz pode ser adicionada a gosto ou substituída por outro adoçante a gosto.
2.Se não quiserem utilizar a farinha de arroz podem substituí-la por aveia ou outra farinha a gosto.
3.Podem omitir o passo de pré-cozer a massa e só cozer em conjunto com o recheio, mas neste caso a massa da tarte será um pouco menos crocante.
Esta tarte de batata doce pode ser consumida durante a dieta Low FODMAP, desde que seja limitado o seu consumo a 1 fatia por refeição.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook.
Um bom resto de semana, cheio de muita energia saudável!
Nutri.Healthy.Alex