Outra receita de abóbora e queijo? Sim, adoro esta combinação de sabores e é um dos vegetais que mais utilizo nestes meses de inverno. Principalmente nas minhas sopas, para aproveitar as deliciosas abóboras que os meus pais trazem da horta. Mas mesmo se tiver que comprar, acaba por ser um alimento bastante acessível e económico. Pois acho que a abóbora é um legume muito versátil. Pode-se utilizar quer em receitas salgadas ou doces e até mesmo em receitas que a sua presença passa despercebida, mas que acrescenta um sabor húmido ao prato e um valor nutricional extra.
Cremosa e fácil de fazer, esta sopa é também uma boa opção para a dieta pobre em FODMAP.
Por outro lado, está cheia de nutrientes para aguentar este frio, como a adição do gengibre e o açafrão, que dão um sabor particular à abóbora, ao mesmo tempo que facilitam a digestão e a absorção dos nutrientes pelo organismo. Já aipo acaba por dar um pouco de frescura e singularidade. Enquanto que o azeite e o queijo vêm dar um toque final aveludado e salgado à sopa.
Quanto aos crocantes de queijo e sementes, é uma receita muito fácil e rápida de fazer. São ideais para fazer um brilharete para a família ou convidados e que faz logo uma apresentação diferente à sopa de abóbora e espinafres.
O que tem de especial?
A abóbora é um legume rico em antioxidantes que ajudam a combater o cansaço diário e a proteger o nosso sistema imunitário. Além de conter fibras que ajudam a regular o trato intestinal e um grande teor de zinco e mangésio que contribuem para a prevenção da osteoporose.
Os espinafres são uma boa fonte de vitaminas (A, B e K) e antioxidantes que contribuem para o combate contra o stress oxidativo, os problemas cardíacos, a inflamação do organismo e dos ossos.
Praticamente isento de lactose, o queijo curado para além do teor elevado em cálcio, destaca-se por ser rico em vitamima B e fermentos que são benéficos para o sistema nervoso e imunitário.
O gomásio (sal de sésamo) é conhecido como sendo um bom substituto do sal. Usualmente é utilizado na cozinha macrobiótica devido ao poder nutritivo da combinação do sésamo e o sal marinho que facilita a digestão, neutraliza a acidez, e estimula o metabolismo do corpo humano.
Sopa de abóbora e espinafres
Fácil/ 35 a 40 minutos/ 4 pessoas
[ Low Fodmap; sem glúten e lactose]
Ingredientes: (de preferência biológicos)
- 2 cenouras;
- 1/2 courgette pequena;
- 5 a 10 cm de um talo de aipo (opcional);
- 1 pedaço de gengibre fresco (1cm);
- 400g de abóbora;
- 1 a 1,5l de água quente ou caldo de legumes (dependendo da consistência que desejam);
- 2 mãos cheias de folhas de espinafres frescos ou 3 a 4 cubos de espinafres congelados;
- 1/2 colher de chá de açafrão das índias;
- sal e pimenta q.b.;
- 1 colher de sopa de gomásio de sementes;
- 4 crocantes de queijo e sementes (receita abaixo);
- azeite a gosto.
Num tacho para fazer a sopa, colocar 2 a 3 colheres de sopa de azeite, as cenouras cortadas em rodelas finas e o aipo picado.
Adicionar um pouco de sal, o gengibre e temperar a gosto com a pimenta e o açafrão. Deixar em lume brando, mexendo ocasionalmente até as especiarias começarem a cheirar.
Juntar a courgette e a abóbora cortadas em pedaços pequenos. E deixa-se os legumes cozer nos seus próprios sucos em lume brando durante cerca de 10 minutos, mexendo a mistura para evitar queimar-se.
Adicionar a água ou o caldo quente. Deixar cozer durante 15 a 20 minutos até os legumes estarem cozidos.
Reduzir depois os legumes em creme com a varinha mágica e acrescentem mais água, caso prefiram diluir mais a sopa.
Por ultimo, rectificar os temperos e juntar as folhas de espinafres. Esperar cozer mais 2 a 3 minutos antes de apagar o lume.
Servir bem quente com um fio de azeite no topo e um crocante de queijo, inteiro ou esmigalhado em pedaços, sobre cada prato de sopa. Salpiquem com um pouco mais do gomásio de sementes (opcional).
Crocantes de queijo gratinado com gomásio de sementes e ervas
Fácil/ 15 a 20 minutos/ 4 a 5 crocantes
Ingredientes:
- 80g de queijo mozarella ralado ou outro a gosto (emental, parmesão, queijo da ilha);
- 1 colher de sopa de gomásio de sementes;
- tomilho seco ou outra erva aromática a gosto (opcional).
Ligar o forno a 170ºC.
Forrar um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal e espalhar 2 a 3 colheres de sopa de queijo ralado em pequenos círculos como fossem bolachas.
Achatar bem os círculos de queijo e polvilhar com o gomásio de sementes e o tomilho.
Levar ao forno até começarem a ficar dourados.
Nota 1: No caso de utilizar queijo da ilha ralado devem ter o cuidado com o sal e o gomásio, uma vez que este queijo é muito mais salgado que os outros queijos gratinados.
Nota 2: A utilização do gomásio pode ser substituída por sementes de sésamo inteiras ou outro condimento a gosto, apesar de achar que estas sementes acrescentam aqui um sabor torrado muito agradável.
Espero que gostem!
Fico a aguardar pelos vossos comentários e sugestões para esta receita. Boa semana!