Pesto de brocolos com amendoas é a melhor forma de enganar os mais cépticos em comer brócolos. Uma combinação perfeita de sabores que permite aproveitar as sobras de brócolos cozidos. E transforma-los num molho de pesto nutritivo e rico em proteína e fibra.
Fácil de fazer! Este pesto de brocolos com amendoas é uma excelente forma de fazer, numa questão de poucos minutos, pratos cheios de sabor e acrescentar mais vegetais às nossas refeições. Apesar de sugerir aqui utilizar o pesto de brócolos com amêndoas como acompanhamento de legumes assados. Podem comer este pesto como o clássico molho de uma massa al dente ou com batata cozida. Também costumo usá-lo como molho base de uma pizza ou como entrada para barrar uma tosta.
Para quem está a seguir a dieta pobre em Fodmaps, este pesto de brocolos com amendoas pode ser ingerido até ao máximo de 4 colheres de sopa por refeição.
Experimentem! Vão ver que não se vão arrepender de adicionar este sabor mais intenso e rico aos vossos pratos.
O que tem de especial?
Os brócolos são ricos em vitamina C e antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento precoce da pele e a formação de radicais livres que podem desenvolver-se em cancro. Também são excelentes fontes de potássio, magnésio e cálcio que auxiliam a regular a pressão arterial e a prevenir problemas de ossos e do sistema nervoso. É um alimento com óptimas propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reforçar o sistema nervoso.
As amêndoas são óptimas fontes de vitamina E, magnésio e cálcio para a saúde da nossa musculatura e ossos. E tal como os brócolos, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e do sistema nervoso devido a conterem grandes quantidades de proteína e gorduras saudáveis. Tanto as amêndoas como os brócolos são ricos em fibra alimentar que é benéfico para regular o trânsito intestinal e alimentar as boas bactérias.
O manjericão é uma erva aromática muito nutritiva e com propriedades antibacterianas. Os seus óleos essenciais ajudam a combater infecções bacterianas como as da gripe e constipações, mau hálito ou problemas de pele. É conhecido por ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e melhorar a memória, fortalecendo a saúde do sistema nervoso. Bem como, pelas suas propriedades anti-inflamatórias contra a artrite e as inflamações intestinais, ajudando no alivio de gases e náuseas.
Pesto de brócolos com amêndoas
Fácil/ 25 minutos/ 2 pessoas
[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Sem Açucares Refinados; Baixo em Frutose]
Ingredientes: (de preferência biológicos)
Pesto de brócolos com amêndoas:
- 1 chávena de brócolos;
- 15 a 20 (1/4 chávena) amêndoas inteiras;
- 5 a 6 folhas de manjericão frescas;
- 3 colheres de sopa de azeite;
- 1 dente de alho pequeno picado (opcional);
- 2 colheres de sopa de sumo de limão;
- sal e pimenta q.b.
Espirais de batata e cenoura:
- 2 batatas médias;
- 3 cenouras médias;
- 6 a 8 colheres de sopa de Pesto de brócolos com amêndoas;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 1 colher de café de sal marinho ou flor de sal;
- ½ colher de café de paprika (opcional);
- 1 colher de café de tomilho seco ou ervas de provença (opcional).
Demolhar as amêndoas previamente no mínimo 8 horas ou apenas torrar ligeiramente no forno. Este procedimento é opcional, embora permita retirar facilmente a pele das amêndoas e torná-las mais digeríveis.
Levar os brócolos a cozer em água ou a vapor até ficarem tenros.
Colocar as amêndoas no processador e picar grosseiramente. Adicionar os brócolos, o manjericão e o alho picado. Picar bem para desfazer os brócolos. Adicionar o azeite, o limão, o sal e a pimenta ao poucos e a gosto, até começar a obter uma pasta. Rectificar os temperos.
Para fazer as espirais de legumes, começar por descascar os legumes e cortá-los em forma de espirais ou rodelas com a ajuda de um espiralizador. Caso não tenham este equipamento, podem optar por cortar as batatas e as cenouras apenas em rodelas bem finas.
Colocar os legumes num travessa e polvilhar com o azeite, o sal, as especiarias e as ervas aromáticas. Misturar bem e levar ao forno pré aquecido a 180ºC cerca de 20 a 30 minutos até ficarem bem assadas e douradas.
Retirar os legumes do forno e deixar arrefecer ligeiramente. Adicionar o pesto a gosto e misturar bem. Servir com 2 a 3 amêndoas laminadas e torradas.
Podem comer assim ou servir como acompanhamento de um peixe ou outra proteína ao vosso gosto. Apesar de preferir consumi-lo ainda fresco, este pode ser guardado no frigorífico até ao máximo de 3 dias.
Notas:
1. Podem substituir a amêndoa por outro fruto a gosto como a noz ou sementes de girrassol.
2.A adição do dente de alho é opcional e no caso de estar a fazer a Dieta Low Fodmap deve ser mesmo evitado.
3.Podem rectificar a quantidade de manjericão ao vosso gosto. Para quem não está habituado ao seu sabor pode começar por reduzir para metade e ir ajustando aos poucos.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui aqui nos comentários ou na página do Facebook.
Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!
Boa semana. Boa comida. Boa energia.
Nutri.Healthy.Alex