Feliz Páscoa! O meu folar deste ano é um pão de espelta com cacau e avelãs para uma Páscoa saudável, mas doce e com um cheirinho a chocolate.
Para esta Páscoa experimentei fazer um pão de espelta com cacau e avelãs que me recordasse as minhas memórias de infância do pão fresco acabadinho de sair do forno a lenha e barrado com chocolate de avelã. Só que neste caso, optei por fazer um recheio mais saudável! Sim é possível saborear um pãozinho de chocolate nutritivo e sem culpa! Digamos que é uma receita perfeita para um lanche ou ocasião especial em que será muito reconfortante petiscar este pãozinho de cacau e avelã.
O que tem de especial?
Os Folares são normalmente pães doces com adição de ovos e especiarias, mas neste caso optei pela redução do açúcar e a junção de açucares mais naturais como o açúcar de coco e as tâmaras. Que apesar de serem ricas em frutose, são uma óptima fonte de fibra que ajuda na obstipação e outros minerais como o potássio, ferro e antioxidantes.
A escolha da farinha de espelta permite ter um pão fácil de trabalhar mas com menor teor de glúten. Já o azeite é uma excelente gordura para utilizar no fabrico do pão, tal como as avelãs que são ricas em ómega 3, fibra, magnésio e vitamina E. Sendo também um snack bastante nutritivo que ajuda a combater o cansaço e o défice de tiamina (vitamina B1).
Pão de espelta com cacau e avelãs
Fácil/ 2h15 minutos/ 4 a 6 mini folares
[Low Fomap; Sem Lactose; Sem Açucares Refinados; Baixo em Frutose]
Ingredientes (de preferência biológicos):
Massa:
- 1/2 chávena (150ml) de leite vegetal ou sumo de laranja;
- 4 colheres de sopa de açúcar de coco;
- 15g de fermento padeiro fresco ou 1 colher de café de fermento padeiro seco;
- 2 a 3 chávenas (300g) de farinha de espelta;
- 1 ovo;
- 4 colheres de sopa de azeite;
- 1 colher de café de canela;
- 1 colher de café de gengibre em pó;
- 1 colher de sopa de raspa de casca de laranja;
- sal q.b.
Recheio de cacau e avelãs:
- 150g de avelãs;
- 3 colheres de sopa de cacau;
- 3 colheres de sopa de óleo de coco;
- 6 tâmaras
- água ou leite vegetal q.b.
Sugestões para a cobertura:
- Chocolate derretido;
- Tâmaras trituradas com mel de gengibre e curcuma;
- Avelãs ou amêndoas trituradas;
- Açúcar de coco e canela;
Demolhar as tâmaras em água quente ou morna. Reservar.
Aquecer em lume brando o leite com a canela, o gengibre e o açúcar. Numa tigela desfazer o fermento padeiro misturando com o leite morno. Deixar repousar 10 minutos até o fermento activar-se.
Numa taça, misturar 2 chávenas de farinha com o sal e a raspa de laranja. Adicionar o fermento dissolvido, o azeite e o ovo batido. Envolver bem, adicionando mais farinha até que a massa despegue completamente da taça e forme uma bola.
Tapar a massa e deixar descansar num sítio quente durante uma hora ou até duplicar de volume.
Entretanto preparar o recheio, levando as avelãs a tostar ligeiramente ao forno. Esfregá-las bem para retirar a maioria da sua pele e deixar arrefecer.
Num processador de alimentos, colocar as avelãs e triturar até começar a formar uma pasta. Adicionar uma pitada de sal, o cacau, o óleo de coco derretido e as tâmaras demolhadas. Triturar novamente e ir ajustado a consistência do creme com um pouco de água ou leite para que seja possível barrar facilmente o folar com este recheio. Reservar.
Depois de levedada a massa, amassar novamente e estender numa bancada previamente polvilhada com farinha. Formar um rectângulo com cerca de 2 cm de espessura. Barrar com o recheio.
Dobrar uma das pontas do rectângulo a meio e depois a outra, como pode ver no exemplo deste site. Cortar a massa em tiras de 5 a 6 cm. Para cada tira, cortar novamente a meio longitudinalmente deixando apenas uma das pontas juntas. Entrelaçar cada tira entre si. E enrolar em forma de coroa ou caracol, formando um pequeno folar. Repetir o processo para cada tira.
Colocar os folares num tabuleiro e deixar levedar 10 a 15 minutos. Antes de levar a cozer pode-se polvilhar com uma cobertura a gosto como geleia de tâmaras trituradas com mel, ou açúcar de coco e canela e avelãs ou amêndoas trituradas.
Cozer em forno previamente aquecido a 180ºC durante 20 minutos ou até os folares ficarem cozidos no seu interior.
Deixar arrefecer. E servir o pão de espelta com cacau e avelãs para saborear assim simples ou coberto com uma ganache de chocolate negro derretido.
1.Caso precisem ajustar a consistência da massa basta adicionar um pouco de água ou mais farinha.
2.Podem utilizar outro tipo de farinha a gosto, assim como, misturas de farinhas sem glúten. Contudo, neste caso, a massa será mais quebradiça e difícil de trabalhar e levedar.
3.Para quem adora avelãs sugiro polvilhar o recheio com 70g de avelãs tostadas e picadas grosseiramente. Vai ficar um recheio crocante e delicioso.
Este pão de espelta com cacau e avelã pode-se consumir durante a dieta Low FODMAP, uma vez que todos os seus ingredientes base são baixos em Fodmaps, excepto as tâmaras que devem ser substituídas por açúcar de coco. Contudo, recomendo apenas ser consumido até um pãozinho por refeição.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui nos comentários ou na página do Facebook.
Visitem, comentem e façam gosto se acharem interessante esta receita!
Boa semana. Boa comida. Boa energia.
Nutri.Healthy.Alex