Inspirada na receita tradicional, estes pasteis de bacalhau e batata doce, embora sejam diferentes no sabor, são igualmente deliciosos e muito saudáveis. É também uma massa bastante versátil podendo ser confeccionada como panquecas, waffles ou pasteis de bacalhau e batata doce no forno.
Quando vi receitas de pasteis de bacalhau mas com batata doce fiquei curiosa e quis experimentar. A combinação do bacalhau e a batata doce surpreendeu-me, claro que não têm o sabor da receita tradicional dos pasteis de bacalhau, pois são mais compactos, mas adorei-os. E até acho que para uma confecção mais saudável sem serem fritos em óleo, o sabor da massa dos pasteis com batata doce resulta melhor. Talvez por isso que ficam também muito bem como panquecas de bacalhau ou waffles. O que é óptimo para quando queremos diversificar ou não temos muito tempo para estar a fazer pasteis.
O que tem de especial?
Além do sabor delicioso e ser uma massa muito versátil e rápida de fazer. Adaptei esta receita para que fosse possível consumir durante a dieta baixa em fodmaps. Embora a batata doce contenha fodmaps, estes pasteis podem ser consumidos desde que a sua quantidade seja limitada à tolerada para a batata doce (70g por refeição). Também podem sempre mudar a receita para substituir alguma da quantidade de batata doce por um pouco da batata normal.
Tem também o nosso tradicional bacalhau que é considerado um peixe magro, rico em proteínas, iodo, fosforo, potássio, ferro e ácidos gordos ómega 3. Eu como gosto de uns pasteis bem recheados de bacalhau, coloco sempre um pouco mais de bacalhau em relação à quantidade de batata, como fiz nesta receita. Mas podem ajustar ao vosso gosto.
E claro tem muita salsa ou coentros. Para além de realçarem o sabor dos pasteis, são ervas muito boas para estimular a digestão e ajudar nos problemas de barriga inchada e flatulência.
Waffles ou Pasteis de Bacalhau e Batata doce
Fácil/ 30 a 45 minutos/ 12 pasteis de bacalhau
[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Sem Açucares Refinados; Baixo em Frutose]
Ingredientes (de preferência biológicos):
- 2 batatas doces pequenas(400g);
- 500g de bacalhau demolhado e desfiado;
- 2 ovos;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 1 alho francês pequeno;
- 1 ramo de coentros ou salsa frescos;
- 1 colher de chá de ervas de Provença;
- sal q. b.
Descascar as batatas doces e cortar em pedaços. Num tacho colocar os pedaços da batata doce e levar a cozer com água ou a vapor. Deixar arrefecer um pouco e esmagar em puré.
Levar a lume brando uma frigideira com o azeite e o alho francês cortado em rodelas finas. Deixar alourar um pouco e adicionar o bacalhau desfiado. Temperar com as ervas de provença e sal, se necessário. Deixar saltear o bacalhau até estar cozido.
Numa taça, juntar o puré da batata doce, o bacalhau salteado, os ovos batidos e os coentros ou salsa picados e a gosto. Misturar bem para obter uma massa consistente.
Para fazer os pasteis, moldar a massa de cada pastel com a ajuda de duas colheres e colocar num tabuleiro forrado a papel vegetal. Levar os pasteis de bacalhau ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 15 a 20 minutos ou até ficarem ligeiramente dourados.
No caso das panquecas, basta aquecer uma frigideira com um pouco de azeite e espalhar uma a duas colheres de massa para cada panqueca. Deixar o fundo ficar dourado antes de virar a panqueca e cozer o outro lado. Repetir até esgotar a massa.
Para os waffles, aquecer bem a máquina de waffles e untar com pouco de azeite caso seja necessário. Colocar duas colheres de sopa da massa em cada forma e deixar cozer alguns minutos até os waffles ficarem dourados. Retirar e deixar arrefecer individualmente, lado a lado. Repetir até esgotar a massa.
Podem-se comer assim simples ou acompanhados com uma salada fresca ou um arroz de legumes.
1.Podem utilizar apenas batata doce ou optar por dividir em quantidades iguais de batata doce e batata normal. Quanto à quantidade de bacalhau utilizada esta pode ser ajustada ao gosto de cada um.
2.Estes pasteis podem ser feitos em quantidades maiores e congelados ainda crus como é feito nas receitas tradicionais. No caso das panquecas e waffles será melhor congelar só depois de cozinhados e depois aquecer na máquina ou tostadeira.
Estes waffles ou pasteis de bacalhau e batata doce podem ser consumir durante a dieta Low FODMAP, uma vez que são baixos em Fodmaps, desde que seja limitado o seu consumo a dois waffles por refeição.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui nos comentários ou na página do Facebook.
Visitem, comentem e façam gosto se acharam interessante esta receita!
Boa semana. Boa comida. Boa energia.
Nutri.Healthy.Alex