Esta mistura de leite dourado (golden milk) com especiarias natalícias, é uma opção deliciosa e saudável para beber este Inverno! Além de ajudar a fortalecer o teu corpo e sistema digestivo.
Este ano, a minha sugestão para uma prenda de natal cheia de amor e coisas boas, é esta receita da mistura de leite dourado (golden milk) com especiarias natalícias. É uma prenda fácil de fazer que fará a delicia de quem queremos agradecer e os ajudará a fortalecer a sua saúde.
O leite dourado (golden milk) é uma receita com origem no Ayurveda moderno e que se popularizou pelas propriedades curativas da curcuma, a especiaria que dá a cor dourada ao leite. Apesar da sua receita tradicional apenas adicionar a curcuma ao leite de vaca, são várias as receitas alternativas que já podemos encontrar, utilizando outros tipos de leites e especiarias adicionadas.
Exemplo disso, é a minha receita de papas de sarraceno com golden milk adaptada para quem sofre de intolerâncias alimentares. Mas neste caso, achei que seria uma boa ideia ter em casa e até mesmo oferecer esta mistura de leite dourado (golden milk), pronta a utilizar. Basta adicionar ao leite quente que mais gostamos! Sem ter a preocupação de saber quais especiarias adicionar e suas quantidades.
Além de que tem um bónus extra que são as outras especiarias adicionadas com sabor quente e doce a natal e que estão carregadas de boas propriedades para a nossa saúde. A minha sugestão é colocarem em pequenos frasquinhos para oferecer e porque não, juntar uma linda caneca com um frase inspiradora para 2018?
O que tem de especial?
O leite dourado (golden milk) é uma bebida bastante saborosa para acompanhar o pequeno almoço ou mesmo numa pausa. É ideal para reconfortar o estômago antes de ir dormir e relaxar-nos para uma boa noite de sono.
Esta receita acaba por ser uma solução prática para sempre à mão principalmente no Inverno, uma vez que aquece, reconforta e acima de tudo reforça o nosso sistema imunitário. Acaba por uma solução caseira cheia de boas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anti-bacterianas e digestivas.
A curcuma auxilia na diminuição da inflamação da pele, das células cancerígenas, das articulações e do alzheimer. Ajuda também na digestão das proteínas e desintoxicação do fígado. Já as restantes especiarias, escolhi as que são mais utilizadas no Ayurveda para casos de inflamação da garganta, constipações e nariz entupido. Situações muito comuns nesta altura em que o alcaçuz, cardamomo, gengibre e pimenta podem ajudar a combater a dor, a inflamação e o excesso de muco presente nas nossas vias respiratórias. Além de serem também excelentes digestivos que ajudam na absorção dos nutrientes, cicatrização da mucosa e eliminação de gases e toxinas.
Isto é muito bom também para os casos de síndrome do intestino irritável, contudo aconselho sempre a consumir em pequenas quantidades e a manter sempre a relação especiarias : açúcar. Uma vez que o açúcar utilizado nesta receita não só serve como adoçante, mas também é um protector gástrico, no caso de sistemas digestivos mais sensíveis às especiarias.
Mistura de Leite Dourado (Golden milk) natalício
Fácil/ 5 minutos/ 1 frasco pequeno (125ml)
[Low Fomap; Sem Glúten; Sem Lactose; Baixo em Frutose]
Ingredientes: (de preferência biológicos)
- 1/2 a 1 colher de chá de pimenta preta moída;
- 1 colher de chá de canela moída;
- 2 colheres de chá de cardamomo moído;
- 2 colheres de chá de gengibre em pó;
- 4 colheres de chá de alcaçuz em pó;
- 4 colheres de chá de açafrão das índias ou curcuma;
- 16 colheres de chá de açúcar de coco ou açúcar mascavado;
Moer as especiarias, caso estas sejam adquiridas em grão ou inteiras.
Num frasco, adicionar as especiarias pela ordem e quantidades indicadas acima. Misturar bem e fechar o frasco.
Deve-se guardar num local seco e fresco. Consumir até ao máximo de 3 a 4 meses, embora é aconselhado o mais breve possível para aproveitar as boas propriedades das especiarias que se vão perdendo com o tempo.
Para fazer o leite dourado ou golden milk, basta adicionar 1/2 a 1 colher de chá da mistura a uma chávena de leite fervido e quente. Misturar bem e desfrutar.
Notas:
1. Podem ajustar a quantidade de adoçante ao vosso gosto, contudo relembro que esta quantidade de açúcar é aconselhada utilizar para proteger contra a intensidade das especiarias em estômagos mais sensíveis.
2. Não é aconselhado consumir mais de 2 colheres de chá por dia desta mistura.
3. Para fazer em maior quantidade para oferecer, basta aumentar as quantidades no número de frascos a fazer.
Espero que gostem e fico a aguardar os vossos comentários e sugestões aqui no blogue ou na página do Facebook.
Uma boa semana, cheia de ideias para um Natal saudável!
Nutri.Healthy.Alex